Discurso durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato da recente viagem de S. Exª. ao Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão (MA).

Autor
Elmano Férrer (PODE - Podemos/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DEFESA NACIONAL E FORÇAS ARMADAS:
  • Relato da recente viagem de S. Exª. ao Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão (MA).
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2018 - Página 116
Assunto
Outros > DEFESA NACIONAL E FORÇAS ARMADAS
Indexação
  • COMENTARIO, VISITA, ORADOR, LOCAL, CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCANTARA (CLA), ESTADO DO MARANHÃO (MA), CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AEREA E DE CONTROLE DO TRAFEGO AEREO (CINDACTA), BRASILIA (DF), REGISTRO, NECESSIDADE, REALIZAÇÃO, INVESTIMENTO, TECNOLOGIA, APERFEIÇOAMENTO, FORÇA AEREA.

    O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Srª Presidente, estimada Senadora Rose de Freitas, Srªs e Srs. Senadores, estivemos, na quinta-feira, dia 10 de maio, em viagem ao Centro de Lançamento de Alcântara, no nosso Estado do Maranhão, e, na última quinta-feira, eu estive em visita ao comando – Comandante, digo melhor – da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, experiente militar gaúcho que comanda com brilhantismo e competência nossa Foça Aérea Brasileira, ciente de sua responsabilidade e dos inúmeros desafios da Força.

    Em seguida, Srª Presidente, fui conhecer o primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I), aqui em Brasília, a convite da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais da Aeronáutica, na pessoa do eminente Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

    Srª Presidente, fiquei impressionado com a estrutura e com a excelência da equipe da Aeronáutica responsável pelo Centro de Lançamento de Alcântara e pelo Cindacta I. Aliás, todos os convidados tiveram a mesma impressão positiva da viagem institucional à Alcântara, que foi prestigiada não só por Parlamentares, mas também por membros do Poder Executivo, do Judiciário e do Ministério Público. Da nossa Casa, tivemos a companhia do estimado Senador Airton Sandoval.

    Srªs e Srs. Senadores, nessa viagem pude apreender a relevância de investimento em ciência e tecnologia não só para o aperfeiçoamento da nossa Força Aérea Brasileira, mas para o desenvolvimento do Brasil e sua inserção no rol dos países mais avançados e influentes do mundo.

    Nesse contexto, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, assume importância o domínio da tecnologia aeroespacial. Na nossa Aeronáutica também existe o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, sediado em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, cuja competência do seu corpo técnico é demonstrada por meio da coordenação e acompanhamento de vários projetos bem-sucedidos, que contribuíram para o crescimento da Aeronáutica e do País, com destaque para a implantação da indústria aeronáutica brasileira e o desenvolvimento da pesquisa aeroespacial.

    Srª Presidente, a título de exemplo, temos o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, nosso aclamado ITA, e o Centro de Lançamento de Alcântara; ambos são organizações integrantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, hoje comandado pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira.

    O ITA, Srª Presidente, sediado, como V. Exª sabe, em São José dos Campos, é um centro de referência no ensino de Engenharia no Brasil. Esse centro foi criado em 1950 por inspiração do Marechal cearense Casimiro Montenegro Filho. O ingresso no ITA é motivo de cobiça dos melhores alunos do Brasil. Nos seus 68 anos de história, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica já formou mais de 6 mil alunos na graduação e mais de 5 mil alunos na pós-graduação.

    Já o Centro de Lançamento de Alcântara, na cidade de mesmo nome no Estado do Maranhão, foi inaugurado em 1983, por ser considerado um lugar privilegiado em virtude da posição geográfica, das condições climáticas e dos aspectos de segurança. Veio em substituição ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, situado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

    O Brasil, Srª Presidente, passou a ter capacidade de colocar no espaço equipamentos altamente sofisticados de pesquisa, de coleta de dados, de telecomunicação, de sensoriamento remoto, dentre outras aplicações.

    Além disso, não posso deixar de mencionar a conquista advinda do lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que está sob controle e operação do Comando de Operações Espaciais da Aeronáutica, em Brasília.

    Neste mês de maio, Srª Presidente, completa-se um ano do bem-sucedido lançamento do satélite desenvolvido no Brasil, com aplicação civil e militar. A banda X, por exemplo, de uso exclusivo militar, objetiva assegurar a segurança das comunicações militares, ao passo que a banda civil, controlada pela empresa estatal Telebras, será responsável pela massificação da banda larga em nosso País.

    Quanto à visita, Srª Presidente, ao Cindacta I, aqui, em Brasília, fui testemunha da organização, do profissionalismo e da eficiência dos militares chefiados pelo Coronel Aviador Rubem Schneider. O Cindacta I, órgão vinculado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, é responsável pelo gerenciamento de tráfego aéreo, pela defesa aérea, pela produção de informações aeronáuticas, pela meteorologia aeronáutica e pelas buscas e salvamento na área de sua abrangência.

    Srª Presidente, a título de exemplo da sua importância para o País, o Cindacta I é responsável pelo controle dos voos que chegam, saem ou passam pelo céu de Brasília. Nossa segurança é garantida pela capacitada equipe de controladores de voo, atuando ininterruptamente, 24 horas por dia, em prol de todos os brasileiros.

    Aliás, fato que me chamou atenção, Srª Presidente, e me deixou orgulhoso como servidor público foi a quantidade de mulheres servindo no Cindacta I. Pude notar a predominância de mulheres no controle do tráfego aéreo nacional, principalmente aqui, no Distrito Federal, atuando de forma técnica, segura e precisa. Posso tranquilizar, neste instante, todos os passageiros de que nosso céu está mais seguro em virtude da competência das nossas mulheres, que a cada dia ocupam espaço de destaque na nossa sociedade.

    Srª Presidente, não é fácil controlar, defender e integrar uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados. Uma missão tão complexa requer uma equipe capacitada, eficiente, estruturada e, principalmente, que se dedique integralmente à Pátria, com muita disciplina, firmeza, seriedade e disposição. Tenho convicção, Srª Presidente, de que nossa Força Aérea Brasileira atende todos esses requisitos imprescindíveis à defesa do nosso País.

    Por fim, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não tenho dúvidas a respeito do importante papel desempenhado pela Força Aérea Brasileira na sua missão de controlar, defender e integrar o Território nacional. A história da instituição é marcada por inúmeros desafios, vitórias, conquistas e muito profissionalismo de seus membros.

    Em 2041, comemoraremos 100 anos de atuação da Força Aérea para o engrandecimento do Brasil. Somos gratos a esses bravos brasileiros que dão suas vidas, no ar, para a defesa do País.

    Era este, Srª Presidente, o nosso pronunciamento na noite de hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2018 - Página 116