Fala da Presidência durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Abertura da sessão solene destinada a comemorar o centenário da Academia Piauiense de Letras - APL.

Autor
Elmano Férrer (PODE - Podemos/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura da sessão solene destinada a comemorar o centenário da Academia Piauiense de Letras - APL.
Publicação
Publicação no DCN de 24/05/2018 - Página 8
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO SOLENE, CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, CENTENARIO, ACADEMIA DE LETRAS, ESTADO DO PIAUI (PI).

     O SR. PRESIDENTE (Elmano Férrer. Bloco/PODE-PI) - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

      Declaro, portanto, aberta a Sessão Solene do Congresso Nacional, destinada a comemorar o centenário da Academia Piauiense de Letras.

      Compõe a Mesa com esta Presidência, inicialmente, o Deputado Federal Paes Landim, requerente desta sessão juntamente comigo. (Palmas.)

      Convido também para compor a Mesa a nobre Senadora Regina Sousa. (Palmas.)

    Convido a Exma. Sra. Margarete Coelho, Vice-Governadora do Estado do Piauí. (Palmas.)

      Convido também o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piauí, Sr. Francisco Lucas Costa Veloso. (Palmas.)

      Convido o Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Dr. Carlos Augusto Pires Brandão. (Palmas.)

      Tenho a honra, agora, de convidar o Presidente da Academia Piauiense de Letras, nobre Sr. Nelson Nery Costa. (Palmas.)

      Convido também, com muita honra, o membro da Academia Piauiense de Letras e Senador da República, no período de 1987 a 2001, nosso querido e estimável Hugo Napoleão do Rego Neto. (Palmas.)

      Convido todos para, em posição de respeito, ouvirem o Hino Nacional. (Pausa.)

      Em seguida, ouviremos o Hino do Estado do Piauí pela linda voz da nossa querida e estimada Myriam Mourão.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)

      O SR. PRESIDENTE (Elmano Férrer. Bloco/PODE-PI) - Convido todos para continuarmos de pé e ouvirmos o Hino do Estado do Piauí, que será executado pela intérprete Myriam Mourão Eduardo Pereira Conde Medeiros.

(Procede-se à execução do Hino do Estado do Piauí.) (Palmas.)

      O SR. PRESIDENTE (Elmano Férrer. PODE-PI) - Queremos registrar a presença de algumas autoridades, dentre as quais destacamos a do Procurador do Estado do Piauí, Sr. Anderson Vieira da Costa; do Superintendente da Representação do Governo do Estado do Piauí aqui em Brasília, Sr. Roberto John Gonçalves da Silva; do Presidente da Academia Piauiense de Letras, Sr. Nelson Nery Costa; dos membros da Academia Piauiense de Letras, Sr. Afonso Ligório Pires de Carvalho, Sr. Jonathas de Barros Nunes e Sr. Pedro da Silva Ribeiro; do Senador Hugo Napoleão, que está integrando a Mesa; do Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Ceará, Sr. Celso Barros Coelho Neto; do Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí, Sr. Rafael Orsano de Sousa; e da nossa querida e estimada cantora Myriam Eduardo.

      Dando prosseguimento à sessão, passo a Presidência dos trabalhos à nobre Senadora Regina Sousa, para eu fazer o meu pronunciamento. (Palmas.)

(O Sr. Elmano Férrer deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pela Sra. Regina Sousa.)

      A SRª PRESIDENTE (Regina Sousa. Bloco/PT-PI) - Concedo a palavra ao Senador Elmano Férrer, proponente desta sessão solene.

      O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco/PODE-PI. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sra. Senadora Regina Sousa, Presidente desta sessão, Sras. e Srs. Senadores, Sras. e Srs. Deputados, ilustres imortais da nossa gloriosa Academia Piauiense de Letras, membros da Mesa já nominados por nós, demais amigos aqui presentes, é sempre fascinante o ser humano, na cortina do horizonte, observar a materialização de um sonho longamente acalentado.

      Há 100 anos nascia no Estado do Piauí, fruto do idealismo de um seleto grupo de brasileiros notáveis, a Academia Piauiense de Letras.

      Sra. Presidente, fico a imaginar se estivessem aqui, nesta memorável sessão solene do Congresso Nacional, quanta emoção incontida invadaria os corações daquele punhado de homens que, em 30 de dezembro de 1917, plantaram a semente da agora secular Academia Piauiense de Letras.

      Citar os nomes deles seria pouco. Por isso, o sentimento de gratidão dos piauienses nos induziu, a mim e ao nobre Deputado Paes Landim, a solicitar a realização desta solenidade de perenização dos nomes desses heróis da cultura piauiense nos Anais do Congresso Nacional.

      Sra. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, demais queridos e estimados convidados, no distante 30 de dezembro de 1917, no Salão Nobre do Paço Municipal de Teresina, o sonho do jovem Lucídio Freitas tornava-se realidade. Pelas mãos de dez expoentes da intelectualidade piauiense do início do século XX, nascia a nossa Academia de Letras.

      Naquela data, lançaram a pedra fundamental da Academia Piauiense de Letras -- APL o seu idealizador, Lucídio Freitas, e seu pai Clodoaldo Freitas, que viria a ser o primeiro Presidente da Academia; Higino Cunha e seu filho Édison Cunha; Jônatas Batista; os irmãos Celso Pinheiro e João Pinheiro; Antônio Chaves; Fenelon Castelo Branco; e Baurélio Mangabeira.

      A sessão solene de inauguração da Academia ocorreu no mês seguinte, em 24 de janeiro de 1918. Desde então, a Academia Piauiense de Letras tornou-se nossa guardiã da cultura, da educação e do saber e congrega os maiores expoentes do meio cultural do nosso Estado do Piauí.

      A exemplo da criação da Academia Brasileira de Letras, em 1897, a fundação da Academia Piauiense de Letras foi um ato de ousadia dos intelectuais da época, que assumiram a partir dali as rédeas das ações culturais do nosso Estado.

      Dentre as inovações, a Revista da Academia Piauiense de Letras merece destaque. É a mais antiga publicação literária em atividade no Estado, um importante veículo de difusão do gosto pela Literatura, pela Linguística, pela História e pela Geografia do Piauí, desde sua primeira edição, em junho de 1918.

      Sra. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, Sras. e Srs. Deputados, acadêmicos, meus senhores e minhas senhoras, o rol de personalidades da APL traz nomes que enchem de orgulho nosso povo. São poetas, escritores e juristas da estatura do atual e dinâmico Presidente da Academia, Nelson Nery Costa, que exerce magnífica gestão à frente da Academia, conduzindo diversas iniciativas de incentivo à produção entre os acadêmicos e a sociedade piauiense em geral, como a Coleção Centenário, por meio da edição de 11 valiosas obras, bem como a reforma da sede da Academia, na nossa Avenida Miguel Rosa, e a instituição do Museu da Cultura Literária Piauiense, que conterá todo o acervo da academia.

      Além de congregar figuras importantes para a cultura, as letras e a sociedade piauiense, temos diversos membros do Congresso Nacional imortalizados na Academia Piauiense de Letras, homens que aqui encantaram a todos com o fulgor da inteligência e do brilho literário na atividade parlamentar. Destaco, entre eles, os Senadores Alberto Silva, Hugo Napoleão e Petrônio Portella, e os Exmos. Srs. Deputados Celso Barros, Jesualdo Cavalcanti e Jônathas Nunes, aqui presentes.

      Nas fileiras de nossa Academia, há outros piauienses de projeção nacional, a exemplo do cientista, escritor e ex-Diretor do Instituto de Neurologia do Rio de Janeiro, Dr. Deolindo Couto; o economista e ex-Ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Veloso; a referência nacional na Psiquiatria, Dr. Eustachio Portela Nunes; e um dos mais brilhantes jornalistas que o Brasil conheceu, o notável Carlos Castelo Branco.

      E, antes de finalizar o nosso pronunciamento, não poderia deixar de expressar meus sentimentos e minha consternação com o falecimento recente do nosso querido e estimado Herculano Moraes, brilhante acadêmico que ocupava a Cadeira nº 18 da Academia. Foi Secretário-Geral na atual gestão e faleceu na última quinta-feira.

      Filho da cidade de São Raimundo Nonato, era jornalista, poeta, cronista, romancista e crítico literário. Herculano Moraes foi Vereador de Teresina, Secretário de Comunicação Social do Governo do Estado do Piauí e Diretor do Theatro 4 de Setembro. É uma grande perda para a Academia, para a cultura nacional e para o nosso querido Estado do Piauí.

      Meus sentimentos aos familiares e aos amigos. Proponho que esta sessão seja também em homenagem ao grande piauiense, nosso querido e estimado Herculano Moraes. (Palmas.)

      Por fim, Sra. Presidente, senhores e senhoras, o maior patrimônio de uma sociedade é a cultura de seu povo. Portanto, agradeço, em nome do povo do Piauí, a todos os membros da Academia Piauiense de Letras, aos 38 titulares de hoje, aos 112 mortais que os precederam e aos 40 patronos da querida casa de Lucídio Freitas. Os senhores honram o passado, constroem o presente e semeiam o futuro da cultura do nosso Piauí.

      Sra. Presidente, encerro minhas palavras, agradecendo ao Congresso Nacional por esta bela e justa homenagem.

      Parabéns à Academia e a toda a sociedade piauiense!

      Eram essas as nossas palavras, Sra. Presidente. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 24/05/2018 - Página 8