Fala da Presidência durante a 86ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à Embrapa pelo seu trabalho de pesquisa na área de produção agrícola e preocupação com a falta de recursos para a empresa.

Autor
Elmano Férrer (PODE - Podemos/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Elogio à Embrapa pelo seu trabalho de pesquisa na área de produção agrícola e preocupação com a falta de recursos para a empresa.
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2018 - Página 110
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), MOTIVO, REALIZAÇÃO, TRABALHO, PESQUISA, AREA, AGRICULTURA, REGISTRO, NECESSIDADE, RECURSOS, INVESTIMENTO, EMPRESA.

    O SR. PRESIDENTE (Elmano Férrer. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - PI) – Cumprimento V. Exª pelo contundente pronunciamento feito hoje no consagrado Dia Mundial do Meio Ambiente e pelas comparações que V. Exª acabou de fazer aqui; o comparativo entre realidade e os entraves burocráticos que, muitas vezes e geralmente, atravancam, poderia dizer assim, o processo de desenvolvimento.

    Eu queria parabenizá-lo e ressaltar um ponto que V. Exª levantou aqui com relação à Embrapa. Passei dez anos dirigindo uma unidade da Embrapa, lá no Piauí, e sei – e todos nós sabemos – o que representou e representa essa instituição para a grande produção, em torno de quase 240 milhões de toneladas de grãos, uma outra quantidade infinita de carne e outros produtos.

    Essa instituição está atravessando um momento muito difícil, como muitas outras instituições no Brasil, com recursos apenas para manter o seu quadro de pessoal e as suas unidades físicas espalhadas por todo Território nacional, e carecendo dos recursos necessários para novos investimentos em pesquisa.

    Creio que nós outros que estamos aqui no Parlamento, no Senado e na Câmara, temos de voltar os nossos olhos para essa instituição tão bem ressaltada por V. Exª. Ela está carecendo desse reconhecimento nosso. Vejo aqui muitos Senadores e Deputados Federais ressaltarem a grandeza da instituição, que já transpôs as fronteiras nacionais.

    Estive em unidades de pesquisa, por exemplo, na África e na Ásia e inclusive vi e testemunhei o reconhecimento destas instituições afora – o Gerdat, na França, por exemplo, e o Icrisat, na Inglaterra – ao ressaltarem essa grande instituição que é a Embrapa. Então, temos uma responsabilidade muito grande hoje com essa instituição que transformou e criou o agronegócio no nosso País.

    Vejo o que representa a Embrapa que, através do seu trabalho de pesquisa, no Piauí, com o centro de Londrina, conseguiu produzir variedades de soja para baixas latitudes. Quer dizer, a expansão da fronteira agrícola para o sudoeste da Bahia, para a região de Cerrados do Piauí e do Maranhão, região de Balsas, deveu-se também a um trabalho da Embrapa através de sua unidade de pesquisa do Piauí em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa de Soja.

    Então, eu comungo do pensamento de V. Exª, ao ressaltar a grandeza dessa instituição e a geração de tecnologia que ela colocou à disposição do agronegócio do nosso País.

    Mas vamos estudar a situação da Embrapa hoje e tentar realmente alocar, através dos orçamentos anuais, plurianuais, os recursos que a empresa está a exigir.

    Era só essa observação e parabenizar pelo pronunciamento de V. Exª.

    E, não havendo mais nenhum orador inscrito, considero e declaro encerrada a presente sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2018 - Página 110