Alcindo Guanabara (Fora de Exercício)

Alcindo Guanabara

Dados Pessoais

Nome civil:
Alcindo Guanabara
Data de Nascimento:
19/07/1865
Data de Falecimento:
20/08/1918
Naturalidade:
Guapi-Mirim-Magé (RJ)

Histórico Acadêmico


Curso Grau Estabelecimento Local
Secundário Secundário Colégio Paixão Petrópolis

Profissões

  • Jornalista  

Mandatos

Mandato Início Fim
Deputado Federal - RJ 1891 1894
Deputado Federal - DF 1894 1897
Deputado Federal - DF 1897 1909
Deputado Federal - DF 1903 1906
Deputado Federal - DF 1906 1911
Senador - DF 1912 1918

Trabalhos publicados

- Discursos fora da Câmara (Rio, Liv. Editora, 146, Rua Do Ouvidor 1911). Oitavo. 144 P., em que se encontra a sua conferência literária.
- A dor.
- La Republique Brésilienne, 1893.
- Finances Brésiliennes, 1896.
- Pela infância abandonada e delinquente no Distrito Federal (Rio, Tip. do Jornal do Comércio, 1917) quarto de 62 P. Amor; conto na vida moderna. Rio, Tip Lombaerts, 1886. Quarto.
- Acre o direito da Bolívia. pensamento da chancelaria brasileira.
- Documentos para julgar a questão. Rio, Tip do Jornal do Comércio. de Rodrigues e Comp 1900, Oitavo de 220 P. Edição recolhida por ordem do Governo.
- Carta política ao estado do Rio de Janeiro. Rio, Idem, 1892, Oitavo de 26 P. - Notas de um Revoltoso. Diário de Bordo. Documentos autênticos publicados pelo comércio de São Paulo. Rio, Tip. Morais, 1895. Oitavo de 212 P. (Anônimo Atribuindo-se a Alcindo Guanabara)
- História da Revolta de 6 de Setembro. Publicada no comércio de São Paulo. Rio, Tip Montalverne, 82, Rua do Ouvidor, 1895. Oitavo De 362 P. Rubores. Conto na vida moderna, 1886.
- A questão da indenização, Editoriais de novidades, de maio a junho de 1888. Rio Imprensa Montalverne, 1888. - Caixa de Conversão; Discurso proferido na Câmara dos Deputados em 1906. Rio, Imprensa Nacional, 1906. Oitavo. - Discurso na Associação Brasileira de Imprensa. Rio, 1915. Oitavo de 16 P.
- Jornal do Comércio. A tradição. Rio, Tip. do Jornal do Comércio 1908. Quarto de 14 P.
- A Casa de Dickens. Rio, Almanaque Garnier, 1908. Pp.287 a 289.
- Discurso pronunciado por ocasião da entrega das medalhas e diplomas conferidos aos expositores brasileiros na exposição de São Luís. Rio, Tip. Besnard Freres, 1907. Oitavo.
- A Presidência Campos Salles. Política e Finanças. 1898-1902. Rio, Companhia Tip. do Brasil, 1902. Oitavo de 518 P.

Outras Informações

- Distinguiu-se na Comissão Especial que impugnou o Tratado de Montevidéu, de 1890 (C,I,172).
- Defendeu, ao lado de Medeiros de Albuquerque, Tobias Monteiro e outros, a ação de Rio Branco em torno do Tratado de Petropólis (C.I. 172).
- Redator, entre outros jornais, do 'Jornal do Comércio', 'Diário do Povo', 'País', 'Imprensa', 'Tribuna' e 'Correio Paulistano'.
- Apoiou campanha de Prudente de Moraes.
- Era Florianista.
- Na cisão do Partido Republicano, rompeu com Prudente de Moraes.
- Preso no Governo de Prudente de Moraes.
- No Senado, foi Membro da Comissão de Finanças.
- Fez a Faculdade de Medicina até o segundo ano no Rio de Janeiro.
- Escreveu na 'Gazeta da Tarde', dirigiu 'As Novidades' e o 'Correio do Povo'.
- Quando escrevia no 'Novidades', combateu o governo João Alfredo.
- Foi companheiro de Silva Jardim e contribuiu para a Revolução Republicana.
- Opôs-se à eleição do Marechal Deodoro à Presidência da República.
- Foi nomeado superintendente geral da imigração da Europa pelo Marechal Floriano, pouco antes dessa nomeação havia sido redator do 'Jornal do Comércio'.
- Foi Redator Chefe da República, Jornal do Partido Republicano Federalista.
- Quando se deu a cisão do Partido, Alcindo Guanabara escreveu artigos contra Prudente de Moraes e recebeu grandes manifestações do Partido chamado, então, de Jacobismo.
- Acusado de cumplicidade no atentado de 5 de novembro, foi preso e esteve com outros congressistas detido várias vezes em Fernando de Noronha ao ser libertado, fundou 'a Tribuna' onde opôs-se veementemente ao governo que terminava.
- Com os antigos elementos do Partido Republicano Federal, foi, na Câmara, um dos líderes da concentração Republicana, que, depois, apoiou a Política Financeira de Campos Salles e Murtinho. Como Membro da Comissão de Finanças e Redator da 'Tribuna', Foi um dos principais sustentáculos dessa política, relatando as questões importantes do Junding-Loon e da Redução e defendendo estas medidas em seu jornal.
- Saindo da Tribuna, ingressou, logo após, no 'Paiz' onde foi redator-chefe, defendendo as providências que depois se converteram no convênio de Taubaté.
- Ao sair do 'Paiz', fundou a Imprensa onde sugeriu a candidatura do Marechal Hermes da Fonseca e a sustentou.
- Fundou o jornal 'A Nação', onde desenvolveu o Programa Socialista.
- No 'Dia', sob o pseudônimo de Pangloss, escreveu várias páginas literárias.
- Escreveu artigos em favor do Protecionismo Social e Econômico, da Conscripção Militar e da Reforma do Exército, da criação do Ministério da Agricultura, da Política Panamericana, da Assistência aos tuberculosos e da Assistência à infância, do Saneamento da Moeda, da proteção ao café e à borracha, da localização dos Trabalhadores Nacionais, de uma legislação operária, de um conjunto de medidas econômicas e financeiras para garantir o câmbio, da baixa de conversão. pronunciou-se sobre questões diplomáticas, como sobre o arbitramento Peru-Boliviano de Buenos Aires, a questão do Território do Acre e dos nossos limites com o Peru.
- Convidado para a última sessão preparatória da Academia Brasileira de Letras, membro e fundador a Cadeira n. 19, que tem como patrono Joaquim Caetano.

Fonte: Secretaria-Geral da Mesa, Coordenação de Arquivo e Coordenação de Biblioteca.