Enéas Faria (Fora de Exercício)

Enéas Faria

Dados Pessoais

Nome civil:
Enéas Eugenio Pereira Faria
Data de Nascimento:
16/11/1940
Data de Falecimento:
01/09/2004
Naturalidade:
Curitiba (PR)

Histórico Acadêmico


Curso Grau Estabelecimento Local
Direito Superior Universidade Federal do Paraná
Filosofia e Letras Superior Faculdade de Paranaguá
Cursos Técnicos Nas Técnicos

Profissões

  • Advogado  
  • Publicitário  
  • Servidor Público  

Mandatos

Mandato Início Fim
Vereador - PR 1968 -
Vereador - PR 1972 -
Deputado Estadual - PR 1974 -
Deputado Federal - PR 1982 1983
Senador - PR 1983 1987
Senador - PR 1989 1992

Homenagens

- Sócio Benemérito da União Curitibana dos Estudantes Secundários.
- Sócio Benemérito da União Estadual dos Estudantes e de Diversas Entidades Estudantis do Paraná.
- Grande Oficial da Ordem do Congresso Nacional (1985/86).

Outras Informações

- Representando o Legislativo Municipal, integrou vários Órgãos Colegiados da Administração Municipal de Curitiba, tendo participado do Fundo Municipal de Telefones, precursor da Telepar.
- Na Câmara Municipal e na Assembléia Legislativa, foi Membro de Comissões Técnicas, CPIs e Comissões Mistas.
- Foi Líder do MDB em ambas as Casas e Secretário da Comissão Executiva na Câmara Municipal (Curitiba) e Regional (Paraná), tendo participado de suas comissões executivas.
- Integrou a representação do Paraná em Congressos de Deputados e na União Parlamentar Interestadual.
- Foi Presidente do Centro Estudantil da Associação de Ensino Novo Ateneu, Paraná, e, foi também Presidente da União Estadual dos Estudantes, Paraná.
- Autor do Projeto criando a Lei Orgânica do Município de Curitiba.
- Membro Fundador da Associação de Vereadores do Paraná.
- Sócio Benemérito da União Curitibana dos Estudantes Secundários.
- Sócio Benemérito da União Estadual dos Estudantes e de diversas Entidades Estudantis do Paraná.
- Foi empossado como Senador da República, em virtude da renúncia do titular, Senador José Richa, que assumiu o governo do Estado do Paraná.

Fonte: Secretaria-Geral da Mesa, Coordenação de Arquivo e Coordenação de Biblioteca.