Fernandes Pinheiro (Fora de Exercício)

Fernandes Pinheiro

Dados Pessoais

Nome civil:
José Feliciano Fernandes Pinheiro
Data de Nascimento:
09/05/1774
Data de Falecimento:
16/07/1847
Naturalidade:
Santos (SP)

Histórico Acadêmico


Curso Grau Estabelecimento Local
Secundário Secundário Santos
Cânones Superior Universidade de Coimbra Coimbra

Profissões

  • Magistrado  

Mandatos

Mandato Início Fim
Deputado às Cortes Portuguesas - SP 1822 1822
Constituinte - RS 1823 1823
Presidente de Província - RS 1824 1826
Senador - SP 1826 1829
Senador - SP 1830 1833
Senador - SP 1834 1837
Senador - SP 1838 1841
Senador - SP 1843 1844
Senador - SP 1845 1847

Trabalhos publicados

- Anais da Província de São Pedro. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1946. 378 P. (Biblioteca Popular Brasileira, 21).
- Anais da Província de São Pedro; História da Colonização Alemã no Rio Grande do Sul. Quarta Ed., Petrópolis, Vozes, 1978. 250 P. (Dimensões do Brasil, 9).
- Observação: Há Discursos Proferidos nas Sessões do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, Publicados na Revista do Instituto.
- História Nova e Completa da Armênia, 1809, 2 Vv. Da Vida e Feitos de Alexandre de Gusmão, Rio, 1841.

Outras Informações

- Em 1839, manteve debate com o Senador Diogo Feijó Sobre a Guerra dos Farrapos.
- Retorna de Portugal ao Brasil em 1801 na condição de Juiz das Alfândegas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, encarregado de criá-las.
- Na qualidade de Auditor-Geral das Tropas, teve ocasião de acompanhar o Exército Pacificador e assim assistiu à campanha de 1811 a 1812.
- Duas províncias concorreram para dar a Fernandes Pinheiro Assento às Cortes de Lisboa, a do Rio Grande do Sul e a de São Paulo, optando pela de São Paulo.
- Tornou-se o Propugnador Enérgico dos interesses do Brasil.
- Tomou assento na Constituinte de 1823 como Deputado por São Paulo havendo igualmente merecido os sufrágios da Província do Rio Grande do Sul, onde seu nome deixara recordações profundas.
- Na qualidade de Presidente da Província do Rio Grande do Sul, montou e inaugurou a primeira tipografia que existiu na Província, bem como criou a Colônia de São Leopoldo.
- Como Ministro do Império, prestou ao país relevantes serviços, criando as Academias Jurídicas e Organizando a Academia de Belas- Artes.
- Sua Administração foi sempre reta, imparcial e ilustrada.
- Em 1826, foi escolhido Senador do Império, Conselheiro de Estado e condecorado com O Título de Visconde de São Leopoldo.
- Visconde de São Leopoldo não fora talhado para as grandes lutas.
- Seu caráter era plácido e sereno. Espírito pensador, filósofo profundo, ele dominava os acontecimentos na alta superioridade de sua razão, observava as marchas dos negócios públicos com sua reflexão poderosa, mas não se misturava nas paixões do dia. era um cenobita da verdade, que no fundo de seu gabinete, esquecido nas grandezas humanas, entregava-se a indagações profundas para engrandecer o horizonte das ciências. colocado em uma elevada posição social, esqueceu tudo, trocou a farda de Ministro pela mesa de trabalho do literato, e deixou as agitações da política pelo viver singelo do homem da ciência.
- Em 25 de outubro de 1837, foi nomeado Presidente da Comissão encarregada de averiguar os limites naturais do Brasil.
- Em 1838, em viagem a Santos, escreveu as biografias de Alexandre de Gusmão e de Bartolomeu Lourenço de Gusmão, modelos de investigação histórica e trabalho de profundo critério.
- Em 1838, concorreu com o Cônego Januário da Cunha Barbosa e com o Marechal Raymundo José da Cunha Mattos para a Fundação do Instituto
- Histórico e Geográfico Brasileiro, do qual, em justa homenagem ao seu mérito, foi eleito primeiro Presidente Perpétuo. sucedeu-o na presidência desse instituto o nobre Visconde de Sapucaí.
- Muitos e importantes trabalhos legou-nos o Visconde de São Leopoldo sobre a história do Brasil. Todos eles distinguem-se pela profunda investigação dos fatos, por um critério esclarecido e ilustrada parcialidade em sua apreciação. seu estilo é fácil, correto e de elegante narração, desenvolvida com a maior lucidez.

Fonte: Secretaria-Geral da Mesa, Coordenação de Arquivo e Coordenação de Biblioteca.