2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA
55ª LEGISLATURA
Em 29 de novembro de 2016
(terça-feira)
Às 11 horas
(Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros)

Oradores
Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Senado Jovem Brasileiro 2016, sessão preparatória.
Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.
Declaro aberta a reunião preparatória da legislatura do projeto Jovem Senador.
A presente sessão preparatória destina-se, como todos sabem, à premiação dos participantes do 9º Concurso de Redação do Senado Federal, à posse das Jovens Senadoras e dos Jovens Senadores e à eleição e posse do Presidente, Vice-Presidente e Secretários do projeto Jovem Senador.
R
Cumprimento todos os estudantes, participantes, assim como os professores, os orientadores e os familiares presentes.
É uma honra enorme tê-los aqui.
Cumprimento o Presidente do Conselho do Projeto Jovem Senador, Senador Eduardo Amorim, que já está conosco aqui na mesa, o Senador Antônio Anastasia, o Senador João Alberto Souza e o Senador Jorge Viana, que é o primeiro Vice-Presidente do Senado Federal.
Convido para compor a Mesa o Secretário de Estado de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório Filho.
Convido também para compor a Mesa o Coordenador da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura, Joselino Goulart Junior.
A Presidência convida todos os presentes a observarem um minuto de silêncio em referência às vítimas do voo que levava os atletas do time do Chapecoense Futebol Clube para a Colômbia.
Em pé, por favor.
(Procede-se a um minuto de silêncio.)
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Obrigado a todos. (Palmas.)
É com muita satisfação que registramos a presença do Presidente da Câmara Municipal de Três Pontas - MG, Luis Carlos da Silva, do Juiz de Direito e Eleitoral do Estado de Goiás Gabriel Lessa, do Vereador do Município de Três Pontas - MG Paulo Vitor da Silva, do Vereador de Macaparana - PE José Ivaldo Brandão, da Secretária da Mesa e Presidente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Três Pontas, Srª Valéria Evangelista Oliveira, e do Primeiro-Sargento do Comando da Aeronáutica e membro da Comissão Julgadora do 9º Concurso de Redação do Senado Federal, Rogério Braga Bandeira.
Senhoras e senhores coordenadores estaduais do Projeto Jovem Senador, é uma honra também tê-los aqui. Quero pessoalmente cumprimentar a Cecília Batista do Nascimento Alcântara Bonfim, de Pernambuco, o Frank Nely Peres Alves, do Distrito Federal, a Geni Maria Pessatto da Silva, do Mato Grosso do Sul, a Ione Apolinário Pinto, de Goiás, a Kátia Regina Bibiano, de Minas Gerais, a Cátia Cirlene Vieira Esperandir, de Goiás, a Márcia Reijanne Oliveira Ramos, do Piauí, a Márcia Rodrigues Cavalcante da Silva, de Pernambuco, a Millena Kelly Costa da Silva, do Maranhão, a Rossana Padilha Negreira, do Rio Grande do Sul, e a Vera Reis, do Rio Grande do Norte.
R
Quero também registrar a presença do Jovem Senador de 2015, pelo Estado do Rio Grande do Norte e Vereador eleito pelo Município de Parelhas - RN José Patrocínio Dantas Neto.
É uma honra grande, Patrocínio, tê-lo novamente no Senado Federal, agora como Vereador e sempre muito bem acompanhado pelo Senador Garibaldi Alves Filho. (Palmas.)
Cumprimento as senhoras e os senhores membros do Conselho Nacional dos Secretários de Educação e cumprimento os alunos finalistas do 9º Concurso de Redação do Senado Federal, pais, responsáveis legais, diretores, acompanhantes e, mais uma vez, professores.
Srs. Senadores, convidados, eu quero a todos cumprimentar, bem como ao Senador Eduardo Amorim, que conduziu, estimulou e é diretamente responsável para que tenhamos hoje esta sessão, esta eleição, sobretudo, esta solenidade.
Muito me alegra, a cada ano, participar do Projeto Jovem Senador, uma iniciativa que abre as portas da nossa Casa para alunos do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal de até 19 anos.
A nossa especial satisfação é pela oportunidade de demonstrar um pouco como se dão os nossos trabalhos legislativos e, com isso, quem sabe, despertar muitos de vocês para a vida pública.
Talvez fruto desse contato com a vida parlamentar, o fato é que nas últimas eleições municipais, como já falamos, dois jovens participantes de anos anteriores do Projeto se candidataram a vereador, tendo obtido êxito o jovem José Patrocínio Dantas Neto, que, a partir do próximo ano, comporá a Câmara Municipal de Parelhas, no Rio Grande do Norte.
Outra satisfação nossa é saber que também professores que participam do projeto se sentem igualmente motivados a ingressar na carreira política, tal como Oton Mario de Araújo Costa, que saiu vencedor na disputa pelo cargo de prefeito da cidade de Jaçanã, no Rio Grande do Norte. O Prof. Oton, que participou da edição do ano passado, confessou que a sua participação no Projeto foi decisiva para o seu ingresso na vida política.
A eles os nossos sinceros parabéns.
O Projeto Senado Jovem Brasileiro é uma iniciativa exitosa que a cada ano consegue a adesão de mais instituições de ensino e, por consequência, um maior número de participantes.
R
Nesta edição, sob a coordenação do nosso querido Senador Eduardo Amorim, que tem como tema "Esporte: Educação e Inclusão", foram apresentados ao projeto exatamente 113.880 redações. Para que vocês tenham uma ideia, desde 2008, quando da primeira edição do projeto, a participação tem sido cada vez mais expressiva.
Particularmente, muito me orgulha saber que quase 77% das escolas de Alagoas - isto me dá um orgulho muito grande - participaram do projeto, o que coloca o Estado no primeiro lugar no ranking de adesão ao Jovem Senador. Alagoas tem sido, nos últimos anos, proporcionalmente - e eu, pessoalmente, faço questão de estimular, porque Alagoas é um Estado pequeno -, o Estado com o maior número de participantes.
Quero cumprimentar de maneira especial os responsáveis pelas três melhores redações - Dilson Gabriel Pieve, Isabelle da Silva dos Santos e Acsa Mendes de Albuquerque -, assim como os professores e orientadores que, com certeza, contribuíram para com o êxito de todos vocês e, consequentemente, para que vocês aqui estejam no dia de hoje.
As redações apresentadas nos dão um panorama alvissareiro de que podemos contar com a juventude para nos sugerir caminhos e direções com as suas propostas de lei e projetos.
Das sugestões apresentadas para o aperfeiçoamento da nossa legislação, três, que foram transformadas em PLS e já aprovadas por nós, Senadores, encontram-se tramitando na Câmara dos Deputados para deliberação.
Eu vou, juntamente com os Senadores que compõem esta Mesa, conversar com o Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Rodrigo Maia, para que nós possamos, até o final dos nossos trabalhos deste ano legislativo, que praticamente vai até 17 de dezembro, ter, pela Câmara dos Deputados, a apreciação desses projetos que caracterizam as ideias dos Jovens Senadores.
Dessa forma, eu espero que a participação de todos vocês em 2016 nos dê novas ideias para o Brasil do futuro que queremos construir.
Muito obrigado a todos. Mais uma vez, meus cumprimentos ao Senador Amorim. Cumprimentando Amorim, eu quero, igualmente, cumprimentar todos os Senadores que com igual entusiasmo participam todos os anos desta sessão que homenageia, que elege e que escolhe e premia as melhores redações do Brasil. Neste ano, como eu disse, mais de 113 mil redações participaram deste concurso.
Muito obrigado a todos.
Tenho a satisfação de passar a presidência dos nossos trabalhos ao Senador Eduardo Amorim. (Pausa.)
R
O Senador Amorim está convidando vocês para que nós possamos, interrompendo por dois minutinhos a sessão, fazer uma foto para que isso fique registrado na nossa história, na história do processo legislativo do Senado Federal. (Pausa.)
(O Sr. Renan Calheiros, Presidente, deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Eduardo Amorim.)
R
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Convido a todos para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
R
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Convido para compor a Mesa, com muito orgulho, o ciclista de pista e atleta olímpico Gideoni Monteiro Rodrigues, sergipano por adoção; e a nadadora de maratona aquática e medalhista olímpica Poliana Okimoto. (Palmas.) (Pausa.)
Neste momento procederemos à entrega do certificado aos três primeiros colocados do 9º Concurso de Redação do Senado Federal, cujo tema este ano foi "Esporte: Educação e Inclusão".
Convido o estudante Dilson Gabriel Pieve, do Estado de Minas Gerais, primeiro colocado no concurso, para receber a premiação das mãos do colega e ilustre Senador Antonio Anastasia. (Palmas.) (Pausa.)
Convido a estudante Isabelle da Silva dos Santos, do Distrito Federal, segunda colocada no concurso, para receber a premiação das mãos da atleta olímpica Poliana Okimoto Cintra, medalhista de bronze na maratona aquática na Rio 2016. (Palmas.) (Pausa.)
O Secretário de Educação do Distrito Federal, Sr. Júlio Gregório Filho, faz questão de ter a foto, com todo orgulho. (Pausa.)
Convido a estudante Acsa Mendes de Albuquerque, do Estado de Pernambuco, terceira colocada no concurso, para receber a premiação das mãos do atleta olímpico Gideoni Rodrigues Monteiro, ciclista de pista na Rio 2016. (Palmas.) (Pausa.)
R
Lembro que todos os demais certificados serão entregues individualmente a cada Jovem Senador.
Convido o estudante Dilson Gabiel Pieve, do Estado de Minas Gerais, primeiro lugar no concurso, para ler a redação vendedora "O esporte como agente transformador de pessoas e situações".
O SR. DILSON GABRIEL PIEVE - Eu sou Dilson Gabriel Pieve, de Minas Gerais, e vou ler a minha redação: "O esporte como agente transformador de pessoas e situações".
No contexto atual do Brasil como sede dos jogos olímpicos, podemos observar que o esporte contribui para a mudança de vida de muitas pessoas por ser uma forma de atividade física e por possuir diferentes finalidades, tais como a inclusão social e o incentivo à disciplina.
Em relação à inclusão social, é possível destacar o desempenho da atleta Rafaela Silva, uma vez que ela foi a primeira medalhista brasileira das Olimpíadas de 2016. A sua trajetória é um exemplo de como os esportes funcionam na inclusão social. Isto porque ela sofreu discriminação por ser negra e pobre, oriunda de favela e, ainda assim, obteve sucesso no esporte.
Nesse mesmo sentido, temos também, como exemplo, o atleta paralímpico Daniel Dias que nasceu sem os pés e as mãos, mas isso não o impediu de ser acolhido pelo esporte e conquistar diversos prêmios. Dessa forma o atleta rompeu com inúmeros preconceitos e, hoje, é saudado não só pelo esporte, como também por toda sociedade.
Referente ao incentivo à disciplina, os esportes são um forte aliado. Como os esportes possuem regras que devem ser seguidas, quem o pratica aprende a sempre respeitá-las. Assim sendo, quando estão em outros ambientes, conseguem perceber o que é correto e agem como se existissem regras. Dessa maneira, é fácil constatar que o esporte pode ser usado como uma ferramenta à educação, pois ajuda os alunos a se comportarem.
Levando-se em consideração todas as observações, para garantir os benefícios que o esporte pode proporcionar, tanto na inclusão, quanto na educação, é indispensável que o Estado, em parceria com empresas privadas, torne o esporte acessível para todos. Além disso, fica a cargo das escolas deixarem as atividades mais dinâmicas e da mídia a divulgar como o esporte é importante. Assim, a sociedade transforma-se, deixa de ser individualizada e passa a ser mais saudável, educada, participativa e inclusiva.
Boa tarde! (Palmas.)
R
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Muito obrigado.
Nesse momento, convido a Srª Angela Maria da Silva, da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, da cidade de Três Pontas, Minas Gerais, professora orientadora do primeiro colocado no concurso para, representando todos os professores orientadores, receber o certificado do concurso de redação.
Muito obrigado. (Palmas.) (Pausa.)
Lembro que todos os demais professores receberão individualmente seus certificados.
Neste momento, convido a Srª Kátia Regina Bibiano, Coordenadora do Programa Jovem Senador na Secretaria de Educação de Minas Gerais, para, representando todos os coordenadores, receber o certificado do programa. (Palmas.) (Pausa.)
Convido também para receber o certificado a Srª Arlete Ribeiro Ramos Gomes, representando o Secretário de Educação de Minas Gerais, Estado do primeiro colocado, e agradeço o apoio de todas as Secretarias de Educação Estaduais, cuja colaboração é fundamental para o sucesso desse projeto. (Palmas.) (Pausa.)
Passa-se a posse dos Jovens Senadores.
Convido o Jovem Senador Dilson Gabriel Pieve, representante do Estado de Minas Gerais, primeiro colocado no concurso de redação, para comparecer à Mesa, a fim de prestar o compromisso.
Os demais Jovens Senadores empossandos, posteriormente, ao serem chamados, dirão: "Assim o prometo".
Solicito aos presentes que se coloquem de pé. (Pausa.)
R
O SR. DILSON GABRIEL PIEVE - Sou Dilson, de Minas Gerais.
Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do País, desempenhar fiel e lealmente o mandato de Jovem Senador.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Solicito a Isabelle da Silva Santos, do Distrito Federal, segunda colocada no concurso, que proceda à leitura dos nomes de todos os Jovens Senadores, na ordem de criação dos Estados, como ocorre no Senado Federal, lembrando que, após ser chamado, o Jovem Senador deve proferir as palavras: "Assim o prometo".
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senador Marcos Paulo Jesus dos Santos; unidade da Federação: Bahia.
O SR. MARCOS PAULO JESUS DOS SANTOS - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senador Weslley Tuão Vicente; unidade da Federação: Rio de Janeiro.
O SR. WESLLEY TUÃO VICENTE - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Ester Sá Maciel; unidade da Federação: Maranhão.
A SRª ESTER SÁ MACIEL - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senador Ruan Magalhães Rodrigues; unidade da Federação: Pará.
O SR. RUAN MAGALHÃES RODRIGUES - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Acsa Mendes de Albuquerque; unidade da Federação: Pernambuco.
A SRª ACSA MENDES DE ALBUQUERQUE - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Marina Vivianne Carcassola; unidade da Federação: São Paulo.
A SRª MARINA VIVIANNE CARCASSOLA - Assim o prometo.
(Soa a campainha.)
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senador Dilson Gabriel Pieve; unidade da Federação: Minas Gerais.
O SR. DILSON GABRIEL PIEVE - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senador Tiago Pereira Souza; unidade da Federação: Goiás.
O SR. TIAGO PEREIRA SOUZA - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Eduarda Judith Dias Jacome Silva; unidade da Federação: Mato Grosso.
A SRª EDUARDA JUDITH DIAS JACOME SILVA - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Taíne de Conto; unidade da Federação: Rio Grande do Sul.
A SRª TAÍNE DE CONTO - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Ívyna Vaz Silva Borges; unidade da Federação: Ceará.
A SRª ÍVYNA VAZ SILVA BORGES - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senador Pedro Manoel de Souza Silva Neto; unidade da Federação: Paraíba.
O SR. PEDRO MANOEL DE SOUZA SILVA NETO - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Jennyfer Emanuelly de Sousa Ferreira; unidade da Federação: Piauí.
A SRª JENNYFER EMANUELLY DE SOUSA FERREIRA - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Nicolle Ohana Alves Marques; unidade da Federação: Rio Grande do Norte.
A SRª NICOLLE OHANA ALVES MARQUES - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senador Felipe Eduardo Klowaski; unidade da Federação: Santa Catarina.
O SR. FELIPE EDUARDO KLOWASKI - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Ídia Gerônimo da Silva; unidade da Federação: Alagoas.
A SRª ÍDIA GERÔNIMO DA SILVA - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Katellen Lorrany Carvalho Mendonça; unidade da Federação: Sergipe.
A SRª KATELLEN LORRANY CARVALHO MENDONÇA - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Laura Lima Guedes; unidade da Federação: Amazonas.
A SRª LAURA LIMA GUEDES - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senador Luiz Jefferson dos Santos; unidade da Federação: Paraná.
O SR. LUIZ JEFFERSON DOS SANTOS - Assim o prometo.
R
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Soraia de Freitas Barbosa; unidade da Federação: Acre.
A SRª SORAIA DE FREITAS BARBOSA (Fora do microfone.) - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senador Guilherme Barreto Brandão; unidade da Federação: Mato Grosso do Sul.
O SR. GUILHERME BARRETO BRANDÃO - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senador Leonardo Silva Brito; unidade da Federação: Rondônia.
O SR. LEONARDO SILVA BRITO - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senador Emanoel Carvalho Silva; unidade da Federação: Tocantins.
O SR. EMANOEL CARVALHO SILVA - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Ingrid Gabrielle Pastana Pereira; unidade da Federação: Amapá.
A SRª INGRID GABRIELLE PESTANA PEREIRA - Assim o prometo.
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senador Pablo Henrique Santos Moreira; unidade da Federação: Roraima.
O SR. PABLO HENRIQUE SANTOS MOREIRA - Assim o prometo.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Declaro-os investidos nos mandatos de Jovens Senadoras e Senadores. (Palmas.)
Hoje era para ser um dia só de alegria para todos nós, mas, lamentavelmente, amanhecemos consternados pela notícia do acidente aéreo que vitimou 76 pessoas, entre as quais, o time do Chapecoense, que estava indo a Medellín disputar a final da Copa Sul-Americana de Futebol, profissionais da imprensa, comissão técnica e a tripulação.
Gostaria de me solidarizar com as famílias das vítimas e, especialmente, com a família do jogador sergipano Willian Thiego de Jesus, que atuava no time catarinense.
Neste momento, quero parabenizar os Jovens Senadores por sua conquista e aproveito também para parabenizar todos em nome do Conselho de Senadores do Projeto Jovem Senador, o qual tenho a honra de presidir, em nome do Senado Federal e em nome de todas as pessoas que se envolveram e se envolvem neste belíssimo projeto.
Sabemos que os caminhos que esses jovens trilharam para chegar até aqui não foram fáceis, assim como não foram fáceis, tampouco, os caminhos que percorremos para selecioná-los, sobretudo pela inegável qualidade dos trabalhos apresentados.
Para se ter uma ideia do montante do trabalho realizado, só para a edição deste ano foram convidadas mais de 19 mil escolas públicas de ensino médio estaduais e do Distrito Federal. Tivemos mais de 113 mil estudantes e 6.525 professores orientadores inscritos. Portanto, este é um projeto pelo qual nós temos um enorme carinho.
Trata-se de um projeto que vem sendo aperfeiçoado continuamente desde 2008, quando foi realizado o primeiro concurso de redação. Naquele ano, dirigido aos alunos do ensino fundamental, premiou a primeira colocada, a jovem paranaense Ana Clara, com uma viagem a Brasília e um microcomputador.
A partir de 2009, o concurso passou a ser dirigido aos alunos do ensino médio, e todos os 27 finalistas passaram a vir à Brasília.
Em 2011, surgiu o Programa Senado Jovem Brasileiro, abarcando o Concurso de Redação e o Projeto Jovem Senador. Desde então, os finalistas são empossados como Jovens Senadores e exercem seus mandatos no Senado Federal por três dias.
R
Já em 2012, o processo legislativo foi aperfeiçoado, e os Jovens Senadores passaram a discutir, com maior profundidade, um número de sugestões legislativas.
No ano seguinte, ampliamos a faixa etária e incluímos todos os estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal com até 19 anos de idade, o que elevou, sobremaneira, o número de inscrições.
A partir de 2014, também trouxemos para Brasília os professores orientadores e, no ano passado, esses professores participaram de um curso sobre o Poder Legislativo ministrado pelo Instituto Legislativo Brasileiro.
Este é um projeto que conta com a parceria do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Neste ano em que sediamos os Jogos Olímpicos, o tema da redação foi - abre aspas: "Esporte: educação e inclusão" - fecha aspas.
Por isso, convidamos para esta solenidade, como exemplos de determinação, de força de vontade e de superação, os atletas olímpicos Gideoni Rodrigues, que realizou a proeza de nos trazer de volta ao ciclismo olímpico de pista depois de 24 anos sem representantes brasileiros na modalidade, e, embora tenha nascido no Ceará, sei que Gideoni, como ele me contava pouco antes da solenidade, é um sergipano de coração; e a nadadora Poliana Okimoto, que pôs o Brasil no mapa das provas de natação de longa distância e que, com toda certeza, dispensa apresentações; foi medalhista olímpica de bronze na maratona aquática, com muito orgulho. A vocês, o nosso agradecimento e toda a nossa admiração.
Contudo, nossa admiração vai também para os Jovens Senadores, pois, como bem disse a Profª Luana Barbosa, de Três Pontas, Minas Gerais, orientadora do Jovem Senador Dilson Gabriel Pieve, primeiro colocado no concurso - abre aspas: "As conquistas da vida têm muito mais a ver com atitudes do que com circunstâncias" - fecha aspas. E vocês são exemplos reais dessa afirmação que é, de fato, extremamente verdadeira.
Agradeçam a quem tiverem de agradecer. Agradeçam a seus professores, que dividem com vocês o mérito e a alegria por essa conquista, como fez a Jovem Senadora sergipana de Macambira, cidade que frequentemente visitamos, Katellen Mendonça, que cita sua professora, Rosimere Santos, como uma das pessoas que ela mais admira, ao lado de Chico Buarque e de Mário Sérgio Cortella.
Agradeçam a suas famílias, aos seus amigos, a todos os que os apoiaram. A gratidão, sem dúvida, é um dos melhores sentimentos a ser cultivado. E não se esqueçam de reconhecer seus próprios méritos e da importância de perseverar em um propósito.
Neste ano, temos um exemplo de que perseverar vale a pena. O Jovem Senador Luiz Jefferson, da cidade de Sertaneja, no Paraná, participa do concurso desde 2014 e agora alcançou o seu objetivo de representar seu Estado. Parabéns!
R
Não podemos deixar de reconhecer o esforço e determinação de cada um de vocês, Jovens Senadores. Sei que alguns são fãs de Juscelino Kubitschek e que também conquistaram a oportunidade de conhecer de perto sua obra mais grandiosa: Brasília.
Conheçam Brasília e descubram esta obra arquitetônica e urbanística magnífica de Oscar Niemeyer e de Lúcio Costa. Conheçam o Congresso Nacional e visitem também, se ainda não o fizeram, a nossa biblioteca, com toda certeza - está aqui o Senador Valadares, sergipano como eu -, uma das bibliotecas mais belas deste País. Recomendo isso a todos. A nossa biblioteca, Jovens Senadoras e Senadores, tem livros para uma vida inteira de leituras.
A experiência de vocês durante estes dias, aqui no Senado, é uma oportunidade ímpar de conhecer o Poder Legislativo, de saber como são criados e discutidos os projetos que um dia se transformarão em leis, muitos deles. Será, enfim, uma oportunidade para aprender e vivenciar como funciona o processo legislativo.
O objetivo da política, a função dos Poderes da República, o papel do Poder Legislativo deve ser, sobretudo, o de propiciar condições de igualdade para todos, e nesse sentido faço minhas as palavras do Jovem Senador paraibano Pedro Manuel, que diz não conseguir - abre aspas: "Jamais legitimar a pobreza, a fome, a miséria e a falta de educação pública de qualidade como questões naturais." - fecha aspas.
Srªs e Srs. Senadores, todos aqui presentes, eu não poderia deixar de mencionar que os Jovens Senadores que participaram das últimas cinco edições do projeto nos deixaram 42 sugestões legislativas, das quais 38 estão em tramitação no Senado Federal e, como já disse aqui o Presidente, algumas na Câmara dos Deputados.
O grupo de Jovens Senadores do ano passado, por exemplo, aprovou e encaminhou para nossa deliberação um projeto bem interessante - o Projeto de Lei do Senado n° 234, de 2016 - que exige comprovação de procedência legal da madeira nativa utilizada nas obras, serviços e aquisições da Administração Pública. Sem dúvida, um projeto de grande importância para proteção, preservação e sustentabilidade da nossa floresta.
Srªs e Srs. Jovens Senadores, a política é, sobretudo, uma missão. A verdadeira política tem uma natureza essencial que não deve ser maculada por erros cometidos pelos que a exercem. Compartilho o pensamento da Jovem Senadora Marina Vivianne, de São Paulo, que diz que - abre aspas: "Os jovens têm de aprender mais sobre política." - fecha aspas.
Eu não sou filho de nenhum político, não tenho nenhum DNA político, mas somente bem depois de fazer a minha graduação em Medicina e as minhas duas especializações em Anestesiologia e em Clínica de Dor, aprendi a importância da política. Estar aqui é cumprir uma missão, é ter amor a este País e, sobretudo, aos irmãos e aos conterrâneos brasileiros. Penso assim, vivo assim, pois quem abre mão do direito de exercer seu poder político termina, inevitavelmente, submetendo-se aos desejos dos que o exercem. Não importa o que vocês façam ou o caminho que escolham para suas vidas; não importa se vocês vão ser médicos, como eu, ou como planejam alguns dos Jovens Senadores aqui presentes; não importa se vocês vão escolher a política como missão, como eu também escolhi e como escolheram o Jovem Senador José Patrocínio, do concurso de 2014, que se tornou vereador, e o Prof. Oton Mário, que orientou uma Jovem Senadora no concurso de 2015 e se elegeu prefeito.
R
Não importa se vocês vão abraçar a política ou qualquer outra missão em suas vidas, o fato é que a política estará sempre ao seu redor e ao seu alcance, e é fundamental que vocês não se afastem dela, porque ela é um instrumento para se fazer o bem e se conquistar a dignidade que este País tanto necessita. A política é um instrumento para terminarmos definitivamente com as inúmeras mazelas de muitos séculos deste País. Este País tem jeito, e o jeito quem dá somos nós.
Parabenizo-os, mais uma vez, por essa vitória, e, para terminar, gostaria de tomar a liberdade de pegar emprestada a menção feita pelo Jovem Senador carioca Weslley Vicente em sua redação, quando citou o Barão Pierre de Coubertin, pai dos Jogos Olímpicos modernos, abro aspas: "A vitória é importante, mas o que realmente vale é a luta", fecho aspas.
A Presidência esclarece que a eleição dos membros da Mesa será realizada por escrutínio secreto, exigida a maioria simples dos votos, presente a maioria absoluta dos Jovens Senadores.
As Jovens Senadoras e os Jovens Senadores serão chamados e deverão se dirigir à mesa para receberem a cédula e, em seguida, registrarem o voto no local de votação.
Além do registro do voto, não deve haver nenhuma outra marca na cédula. Em havendo, o voto será anulado.
A Jovem Senadora ou o Jovem Senador mais votado será o Presidente; o segundo será o Vice-Presidente; o terceiro, o 1º Secretário; o quatro, o 2º Secretário. No caso de empate para alguns dos cargos, assumirá o Jovem Senador de mais idade entre aqueles que empataram.
A Presidência designa as Jovens Senadoras Isabelle da Silva dos Santos e Acsa Mendes de Albuquerque, segunda e terceira colocadas no concurso de redação, para auxiliarem a condução dos trabalhos.
Passa-se à eleição.
Solicito à Jovem Senadora Acsa Mendes de Albuquerque que proceda à chamada.
O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - Sr. Presidente, Senador Eduardo Amorim.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Pois não, Senador Garibaldi.
O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - Eu quero registrar aqui a presença, ao lado do nosso Senador Jovem Netinho, que agora é Vereador, da Prefeita Maria Dalva Medeiros de Araújo, do Município de São José do Seridó, do nosso Rio Grande do Norte.
Obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Obrigado, Senador Garibaldi.
Senador Valadares.
R
O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE. Sem revisão do orador.) - Presidente, Senador Eduardo Amorim, conterrâneo de Sergipe, Jovens Senadores e Jovens Senadoras que participam deste evento que considero da maior importância para os destinos futuros do nosso País, este é um País ainda com uma democracia jovem, que precisa se consolidar, ter a sua estabilidade, adotar modelos que possam conquistar a confiança e a credibilidade da Nação. E os jovens têm essa grande importância de empreenderem.
Onde estiverem, na escola, na universidade, no trabalho, onde quer que estejam, que possam dar a sua contribuição ao aperfeiçoamento da nossa democracia. Uma democracia com liberdade, com transparência, respeito ao dinheiro público, somação de esforços para combater as desigualdades, acabar com a pobreza e a miséria e tornar o nosso País mais justo, mais equilibrado.
Aproveito esta oportunidade para parabenizar a todos aqueles que, na vida estudantil, alcançaram o sucesso que mereceram, e é esta a razão por que aqui estão.
De forma especial à Katellen Mendonça, nossa conterrânea de Sergipe, as minhas homenagens, a minha admiração pelo esforço empreendido não só para alegrar a sua família, mas para honrar o nosso Estado e o nosso Brasil, que cada vez mais precisa de mentes conscientes, evoluídas, para as transformações necessárias visando a transformação do Brasil em um país respeitado, uma potência mundial, na qual todos possam ser felizes e participarem ativamente do nosso processo de desenvolvimento econômico e social.
Muito obrigado, Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Obrigado, Senador Valadares, conterrâneo de Sergipe, um dos Senadores mais conhecidos aqui na Casa e que presta um excelente trabalho não só para o nosso País, mas, especialmente, para o nosso Estado, o meu e o da Katellen, da cidade de Macambira, Senador Valadares, com muito orgulho, próximo a Campo do Brito.
Estou aqui também ladeado pelo amigo e Senador Deca, da Paraíba.
O SR. DECA (Bloco Social Democrata/PSDB - PB. Sem revisão do orador.) - Quero parabenizar a todos os jovens que aqui se encontram como Senadores Jovens e quero também saudar o jovem Pedro Manoel de Souza Silva Neto, paraibano, que aqui se encontra, e toda a sua família. Tenho certeza absoluta de que estão todos nos ouvindo e nos assistindo através da TV Senado. Fico muito feliz não só com você, mas com todos esses jovens que estão a fazer este Brasil crescer e se desenvolver pelo futuro.
Muito obrigado a todos.
O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - Senador Eduardo Amorim.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Senador Garibaldi.
O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Sem revisão do orador.) - Já que o Senador Antonio Carlos Valadares e o Senador Deca falaram, eu também queria me associar às palavras ditas pelos dois Senadores e dizer do meu orgulho de ter aqui ao meu lado um Senador jovem que terminou sendo eleito Vereador, no Município de Parelhas, no Rio Grande do Norte.
R
Isso é a demonstração mais clara, mais evidente de que vale a pena essa iniciativa do Senado Federal, porque ela leva jovens a ingressarem na vida política e construírem um futuro melhor para o nosso País.
Eu estou aqui também ao lado da Jovem Senadora Nicolle Ohana, do Município de Touros, do Rio Grande do Norte, que também veio participar deste evento ao lado desses jovens.
Então, eu quero daqui fazer a minha saudação a todos os que estão aqui presentes, inclusive os coordenadores, os responsáveis por tudo o que está acontecendo aqui. Eu considero esta iniciativa uma das mais louváveis do Senado Federal. Eu gostaria até de dizer isso ao Presidente Renan Calheiros, mas direi agora ao Senador Eduardo Amorim, que se empenhou, este ano, em fazer com que nós tivéssemos esse brilhantismo durante este evento.
Quero parabenizar o Senador Eduardo Amorim e associar-me às palavras do Senador Antonio Carlos Valadares, do Sergipe, e do Senador Deca, da Paraíba, nosso vizinho.
Muito obrigado, Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Obrigado, Senador Garibaldi, pelas suas palavras, o senhor que tem tanta experiência e conhecimento nesta Casa.
Mais uma vez peço às duas Jovens Senadoras aqui na mesa que procedam à chamada pela ordem de criação dos Estados.
A SRª ACSA MENDES DE ALBUQUERQUE - Jovem Senador Marcos Paulo Jesus dos Santos; unidade da Federação: Bahia. (Pausa.)
Jovem Senador Weslley Tuão Vicente; unidade da Federação: Rio de Janeiro. (Pausa.)
Jovem Senadora Ester Sá Maciel; unidade da Federação: Maranhão. (Pausa.)
Jovem Senador Ruan Magalhães Rodrigues; unidade da Federação: Pará. (Pausa.)
R
Jovem Senadora Acsa Mendes de Albuquerque; unidade da Federação: Pernambuco. (Pausa.)
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jovem Senadora Marina Vivianne Carcassola; unidade da Federação: São Paulo. (Pausa.)
Jovem Senador Dilson Gabriel Pieve; unidade da Federação: Minas Gerais. (Pausa.)
A SRª ACSA MENDES DE ALBUQUERQUE - Jovem Senador Tiago Pereira Souza; unidade da Federação: Goiás. (Pausa.)
Jovem Senadora Eduarda Judith Dias Jacome Silva; unidade da Federação: Mato Grosso. (Pausa.)
Jovem Senadora Taíne De Conto; unidade da Federação: Rio Grande do Sul. (Pausa.)
Jovem Senadora Ívyna Vaz Silva Borges; unidade da Federação: Ceará. (Pausa.)
Jovem Senador Pedro Manoel de Souza Silva Neto; unidade da Federação: Paraíba. (Pausa.)
Jovem Senadora Luciana Fim Grancieri; unidade da Federação: Espírito Santo. (Pausa.)
Jovem Senadora Jennyfer Emanuelly de Sousa Ferreira; unidade da Federação: Piauí. (Pausa.)
R
Jovem Senadora Nicolle Ohana Alves Marques; unidade da Federação: Rio Grande do Norte. (Pausa.)
Jovem Senador Felipe Eduardo Klowaski; unidade da Federação: Santa Catarina. (Pausa.)
Jovem Senadora Ídia Gerônimo da Silva; unidade da Federação: Alagoas. (Pausa.)
Jovem Senadora Katellen Lorrany Carvalho Mendonça; unidade da Federação: Sergipe. (Pausa.)
Jovem Senadora Laura Lima Guedes; unidade da Federação: Amazonas. (Pausa.)
Jovem Senador Luiz Jefferson dos Santos; unidade da Federação: Paraná. (Pausa.)
Jovem Senadora Soraia de Freitas Barbosa; unidade da Federação: Acre. (Pausa.)
Jovem Senador Guilherme Barreto Brandão; unidade da Federação: Mato Grosso do Sul. (Pausa.)
Jovem Senadora Isabelle da Silva dos Santos; unidade da Federação: Distrito Federal. (Pausa.)
Jovem Senador Leonardo Silva Brito; unidade da Federação: Rondônia. (Pausa.)
Jovem Senador Emanoel Carvalho Silva; unidade da Federação: Tocantins.
R
Jovem Senadora Ingrid Gabrielle Pestana Pereira; unidade da Federação: Amapá. (Pausa.)
Jovem Senador Pablo Henrique Santos Moreira; unidade da Federação: Roraima.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Declaro encerrada a votação.
A Presidência determina às Jovens Senadoras Isabelle da Silva dos Santos e Acsa Mendes de Albuquerque que procedam à contabilização dos votos, verificando se o número de cédulas coincide com o dos votantes. (Pausa.)
R
Foram encontradas na urna 27 cédulas, número que coincide com o número de votantes.
Vai-se proceder à apuração.
(Procede-se à apuração.)
A SRª ISABELLE DA SILVA DOS SANTOS - Jennyfer Emanuelly de Sousa Ferreira, Piauí, um voto.
Weslley Tuão Vicente, Rio de Janeiro, um voto.
Pedro Manoel de Souza Silva Neto, Paraíba, um voto.
Ruan Magalhães Rodrigues, Pará, um voto.
Ruan Magalhães Rodrigues, Pará, um voto.
Pedro Manoel de Souza Silva Neto, Paraíba, um voto.
Dilson Gabriel Pieve, Minas Gerais, um voto.
Luiz Jefferson dos Santos, Paraná, um voto.
Luiz Jefferson dos Santos, Paraná, um voto.
Felipe Eduardo Klowaski, Santa Catarina, um voto.
Isabelle da Silva dos Santos, Distrito Federal, um voto.
Pedro Manoel de Souza Silva Neto, Paraíba, um voto.
Luiz Jefferson dos Santos, Paraná, um voto.
Jennyfer Emanuelly de Sousa Ferreira, Piauí, um voto.
Pedro Manoel de Souza, Paraíba, um voto.
Felipe Eduardo Klowaski, Santa Catarina, um voto.
Pedro Manoel de Souza Silva Neto, Paraíba, um voto.
Pedro Manoel de Souza Silva Neto, Paraíba, um voto.
Pedro Manoel de Souza Silva Neto, Paraíba, um voto.
Luiz Jefferson dos Santos, Paraná, um voto.
Pedro Manoel de Souza Silva Neto, Paraíba, um voto.
R
Ídia Gerônimo da Silva, Alagoas, um voto.
Felipe Eduardo Klowaski, Santa Catarina, um voto.
Felipe Eduardo Klowaski, Santa Catarina, um voto.
O voto tem duas marcações, Ruan Magalhães Rodrigues e Tiago Pereira Souza. Anulado.
Pedro Manoel de Souza Silva Neto, Paraíba, um voto.
Felipe Eduardo Klowaski, Santa Catarina, um voto.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Como não é eletrônica, é manual, estamos aguardando a apuração. (Pausa.)
R
Tenho a honra de proclamar os eleitos.
Presidente do Senado Jovem deste ano: Jovem Senador Pedro Manoel, da Paraíba, com nove votos. (Palmas.)
O Senador Deca, da Paraíba, já está aqui há muito tempo.
O senhor já sabia ou não?
O Vice-Presidente do Senado Jovem é o Jovem Senador Felipe Eduardo, de Santa Catarina, com cinco votos. (Palmas.)
O 1º Secretário do Senado Jovem, o Jovem Senador Luiz Jefferson, do Paraná, com quatro votos. (Palmas.)
O 2º Secretário do Senado é o Jovem Senador Ruan Magalhães, no critério de desempate, por ser o mais velho, com Jennyfer Emanuelly, por dois votos. (Palmas.)
Determino agora a destruição das cédulas de votação pela Secretária-Geral da Mesa.
Convido o Jovem Senador Pedro Manoel, da Paraíba, a assumir a Presidência do Senado Jovem. (Palmas.)
O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Pois não, Senador Garibaldi.
O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - Eu estou interrompendo muito esta reunião...
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - É um prazer, Senador Garibaldi Alves.
O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - ... mas faz uma hora que eu espero ouvir o discurso desse Jovem Senador do passado e hoje Vereador Netinho. Ele me chamou para ouvir o discurso dele também, além do que eu estou fazendo aqui, participando desta reunião.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Se tiver mais um pouquinho de paciência, o senhor vai ouvi-lo daqui a alguns minutos...
O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - Eu gostaria que V. Exª...
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - ... assim que o Presidente tomar posse com o Vice-Presidente e demais Secretários.
O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - ... concedesse esse espaço, ao mesmo tempo em que eu quero cumprimentar o paraibano Pedro Manoel, eleito, que fez uma campanha que até atraiu o Senador Deca. O Senador Deca parece que estava sabendo de alguma coisa.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Amorim. Bloco Moderador/PSC - SE) - Convido todos os eleitos, começando pelo Presidente, Pedro Manoel, para compor a Mesa, Felipe Eduardo, Luiz Jefferson e Ruan Magalhães. (Palmas.)
R
(O Sr. Eduardo Amorim deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Pedro Manoel de Souza Silva Neto, Jovem Senador.)
O SR. PRESIDENTE (Pedro Manoel de Souza Silva Neto) - Boa tarde a todos e a todas que estão nesta Casa, aos Srs. Senadores e às Srªs Senadoras presentes, aos Jovens Senadores e às Jovens Senadoras, aos professores orientadores e às professoras orientadoras, aos coordenadores e às coordenadoras, aos servidores e às servidoras desta Casa.
Quero cumprimentar os demais que estão comigo na mesa: Luiz, Felipe e Ruan. Quero também, antes de...
Desculpem-me o nervosismo. Essa forma como estou lidando aqui é porque este lugar não foi feito para gente baixinha, para gente jovem... (Risos.)
Olhem o tamanho da cadeira! Se estou quebrando o decoro, perdoem-me.
Quero agradecer a todos e a todas que me confiaram o voto. Estou aqui não só como um paraibano, um nordestino. Estou aqui como um jovem estudante brasileiro, Presidente do Jovem Senador 2016, representante de todos e todas aqui.
É hora de trabalharmos por mais ainda. Somos uma família desde sempre, desde quando recebemos a ligação, comunicando-nos que seríamos o representante dos nossos Estados aqui no Senado Federal.
Então, a partir de hoje, vamos estar muito mais juntos, muito mais unidos, para trabalhar e encaminhar aquilo que é demanda da juventude, aquilo que é demanda da educação em nosso País, aquilo que trouxemos de melhor, das nossas ideias, aquilo que trouxemos porque acreditamos que é possível, sim, construir um Brasil, um país, uma nação mais justa para todos e todas e mais generoso com os seus filhos.
É nisso que acredito. (Palmas.)
R
Eu não poderia escolher outra palavra para iniciar a minha fala neste momento: ocupar.
Ocupar este espaço, esta mesa como Jovem Senador, antes de tudo, é muito representativo e me enche de orgulho, porque eu não trago a esta Casa só a minha figura. Eu trago a esta Casa uma juventude que ousa lutar, uma juventude que resiste, uma juventude que ocupa, uma juventude que sabe o que é política, uma juventude que sabe o que é democracia, uma juventude que participa, uma juventude que acredita, que sonha, que tem utopias e construções coletivas. Por isso, hoje, nós estamos aqui.
Desde cedo, eu aprendi a ler o mundo, e aprender a ler o mundo vai muito além de decodificar palavras. Eu aprendi a ler o mundo e a questioná-lo. E, um dia, eu decidi entrar nas fileiras de um movimento estudantil, porque eu não aceitava ter uma escola que não funcionava, eu não aceitava e ainda não aceito ter professores que não são remunerados de acordo com o que eles precisam... (Palmas.)
Eu ainda não aceito, e nunca vou aceitar, melhor dizendo, que nós tenhamos escolas que não funcionem, que não eduquem do jeito que a gente precisa ser educado e que não nos deem possibilidade de sonhar, mas sonhar com o pé no chão, para que sejamos capazes de realizar. É por isso que eu luto.
Por ler o mundo, eu ingressei nas fileiras de movimento estudantil. Junto com os meus colegas que estão me mandando mensagens - e me deixando mais emocionado ainda -, lutamos e criamos um grêmio estudantil na nossa escola. Nós o criamos não só para ter aquele fórum, aquela instituição representativa, mas porque nós tínhamos um sonho que estamos realizando, estamos alçando esses voos. Nós estamos construindo mais entidades representativas, nós estamos andando pela Paraíba, Campina Grande, visitando as escolas, dialogando, vivenciando outras realidades, porque acreditamos, sim, que é empoderando a juventude que muita mudança vai acontecer neste País, que é escutando a juventude, essa juventude que vem da escola pública, essa juventude que sabe o que é acordar muito cedo, pegar ônibus, atravessar a rua, correr de assalto, enfim, mas que não desiste porque tem sonho, tem objetivo, tem perspectiva.
É isso que eu trago a esta Casa. Eu trago a esta Casa sonhos, utopias construídas coletivamente, porque acredito numa educação que emancipe, numa educação que liberte, numa educação que possa, sim, dar perspectivas a todos nós de um País melhor, mais justo, mais democrático e que dê mais dignidade de vida aos seus filhos. Como foi citado aqui, eu não legitimo nem nunca vou legitimar que ainda haja fome em meu País, que ainda haja miséria, que ainda haja sofrimento humano. E isso não é de ordem natural.
Para concluir, que nada possa parecer impossível de se mudar. Mesmo que tudo se encaminhe para o abismo, para o fracasso, é preciso acreditar, é preciso sonhar. A educação que nós queremos, a reforma que nós queremos não só para o ensino médio, mas para a educação em geral no nosso País vem de nós, vem dos professores e das professoras, vem dos estudantes e das estudantes que vivenciam o cotidiano das escolas e sabem a realidade que estamos enfrentando.
Por isso, eu encerro aqui as minhas palavras com o meu mais profundo agradecimento a todos e a todas.
Como coloquei no meu perfil do Jovem Senador, eu quero citar aqui um poema de Paulo Leminski, já que os versos que ele escreveu muito me descrevem quando dizem assim: "Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além."
Obrigado. (Palmas.)
R
Sou eu que me coloco de pé para agradecer tamanha generosidade. Eu fico até com a voz embargada diante disso. Mas os trabalhos precisam continuar. Então, vamos lá.
Concedo agora a palavra ao Jovem Senador da edição do programa de 2014, José Patrocínio Dantas Neto, do Rio Grande do Norte, o primeiro participante do programa eleito para um mandato parlamentar. No pleito deste ano, ele foi eleito Vereador em sua cidade, Parelhas, no Rio Grande do Norte.
O SR. JOSÉ PATROCÍNIO DANTAS NETO - Oh paraibano veio arretado!
Boa tarde, Exmo Sr. Presidente desta Casa, o Sr. Jovem Senador Pedro Manoel. Meus parabéns pela expressiva votação e por conseguir ser o Presidente do Senado Jovem Brasileiro de 2016.
Estou aqui hoje muito orgulhoso e com motivo de satisfação em ser o primeiro Jovem Senador do Brasil a ser eleito para um cargo público. Eu, Netinho Senador, como usei meu nome artístico, meu nome político, um doidinho lá da Cobra, porque moro no povoado de Santo Antônio da Cobra, no Município de Parelhas. Lá, temos um ditado de que quem não é doido é doutor.
Eu era tido como o doidinho da cobra, que não teria 100, 150 votos. E tive 665 votos. E agradeço imensamente ao povo da minha queridíssima cidade de Parelhas.
Também estou aqui para falar sobre a importância do Projeto Jovem Senador. Muitos ainda não conhecem a importância do projeto, que é muito mais do que um concurso de redação. O projeto proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas um conhecimento aprofundado, vivenciando a estrutura do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.
Mais do que Jovens Senadores, somos as vozes do povo, daqueles que clamam por mais justiça, por mais dignidade e pelo exercício pleno da democracia, com tudo aquilo que nos compete.
Sr. Presidente, para concluir...
(Soa a campainha.)
O SR. JOSÉ PATROCÍNIO DANTAS NETO - ...e ser bem breve, quero falar da forma como foi feita a minha campanha. Pé no chão, eu sozinho, sem nenhum cabo eleitoral, fazendo o corpo-a-corpo, passando de casa em casa. Andei tanto nessa campanha que eu gastei dois pares de sapato - andei tanto que começaram a entrar pedras por baixo - e um par de tênis.
Para fazer meu material gráfico, eu tive que vender uma ovelha que eu tinha. O resto foi de pinga-pinga. Pedindo R$10,00 a um, R$50,00 a outro, R$100,00 a outro, consegui fazer a doação da minha campanha.
Chegava às casas, as pessoas diziam: "Eu voto, mas você tem o que para me dar?" Eu dizia: não tenho nada. Religioso que sou, eu tenho a fé em Deus. Eu rezo por você. Que Deus abençoe você e toda a sua família.
R
E pela esperança e confiança que o povo de Parelhas depositou em mim, peço aqui: permita-me, meu Deus, fazer valer a esperança e a confiança que o povo depositou em mim, para que eu seja um dos representantes na Câmara Municipal de Parelhas; permita-me, meu Deus, fazer valer a esperança de D. Lica, da cidade de Parelhas, uma senhora de 96 anos, que foi à urna para depositar um voto de confiança em mim.
Eu ando seguindo a minha caminhada política, porque um dia eu ainda quero chegar ao Senado Federal, a esta tribuna onde eu estou, eleito pelo voto do povo do Rio Grande do Norte, Senador, assim como os Senadores Garibaldi, José Agripino e a Senadora Fátima Bezerra, que são Senadores eleitos pelo voto direito do povo do Rio Grande do Norte. Aqui sigo a minha caminhada, com chapéu de nordestino na cabeça, assim como sentei, nessa 2ª Secretaria, como primeiro Jovem Senador do Rio Grande do Norte.
Concluo me inspirando em uma frase de JK, do saudoso Presidente Juscelino Kubitschek, Senador Paulo Paim: torno-me um homem público para servir ao povo e não para servir a mim mesmo, porque a política é para fazer o bem, é a arte de fazer o bem. E a gente fazendo a coisa certa, não tem como dar errado, como já diz o Dr. Antônio Petronilo, ex-prefeito da minha querida, amada, cidade, Parelhas.
E aqui eu quero dizer a você, minha querida Parelhas:
Pra onde ando eu te levo
Em meu peito carrego
As lembranças de ti
Minha querida Parelhas, muito obrigado pela oportunidade de eu ser hoje um dos representantes em sua Câmara Municipal e por estar aqui hoje, no Senado Federal da República, como o primeiro Jovem Senador do Brasil a ser eleito num cargo público, um Jovem Senador pelo Rio Grande do Norte.
Muito obrigado.
Que Deus abençoe a todos vocês, 27 Jovens Senadores do ano de 2016. Que vocês aproveitem a oportunidade e que desperte em vocês o desejo de fazer o bem, fazer a coisa certa pelo bem da coletividade, não pelo bem individual. Que Deus abençoe a todos vocês.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Pedro Manoel de Souza Silva Neto) - Todos nós aqui já somos, desde então, políticos, animais políticos, como disse Aristóteles.
E eu sonho o mesmo: que nós ocupemos, mais e mais, os espaços de poder e decisão.
Expresso aqui o meu contentamento, a minha felicidade de saber que daqui estão vindo pessoas que estão dispostas a tentar impactar, com mudanças reais, um Município - a começar pelo nosso próprio Município, pelo nosso contexto, pela nossa realidade.
Parabéns, Netinho Senador!
O SR. JOSÉ PATROCÍNIO DANTAS NETO - Obrigado.
Parabéns mais uma vez a vocês, Jovens Senadores, porque nós não somos o futuro do País, nós somos o presente da nossa Nação. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Pedro Manoel de Souza Silva Neto) - Gostaria de registrar aqui também a presença da Senadora Fátima Bezerra, nobre Senadora do Estado do Rio Grande do Norte, meu Estado vizinho. É um prazer ter a Senhora aqui com a gente. Também registro a presença do Senador Randolfe Rodrigues, do Amapá. Acompanho o trabalho de V. Exª também, de todos nesta Casa; do Senador Paulo Paim, que também está presente, do PT do Rio Grande do Sul. Muito obrigado pela presença e por estar nos prestigiando. (Palmas.)
R
Obrigado.
Gostaria de fazer um breve registro. Eu sei que estamos em cima da hora, mas me permitam, não posso sair daqui sem fazer esse registro.
Eu venho da Escola de Aplicação, cursei todo o meu ensino fundamental lá, e sou estudante da Escola Doutor Hortênsio de Souza Ribeiro - Premen, em Campina Grande. Estou aqui com a minha Prof. Luzinete e quero mandar aqui a minha saudação, a minha felicitação e o meu agradecimento, pois sou inteiramente grato aos meus companheiros e companheiras de sala de aula e de escola, pois é uma vivência coletiva.
Antes de encerrar a presente sessão, gostaria de conceder um minuto ao Vice-Presidente do Mesa Jovem do Senado Federal, Felipe Klowaski, de Santa Catarina.
O SR. FELIPE EDUARDO KLOWASKI - Estar aqui com certeza é motivo de maior felicidade para cada um de nós. E a prova disso é que, quando cheguei de Santa Catarina, todo mundo brincava com o sotaque. Faz parte, nós estamos nos conhecendo. E esta aqui é a oportunidade de nós mostrarmos que a juventude não é uma só, assim como muitos pensam. A juventude é diversa e complexa.
E nós estamos aqui defendendo direitos e deveres, e principalmente mostrando o que é ser político - que é o que cada um de nós brasileiros somos: cidadãos. Isso é ter oportunidade de estarmos aqui expondo como nós queremos ser representados e o que nós estamos representando.
É uma felicidade tamanha, principalmente do povo catarinense, do pessoal lá de Pomerode, a Diretora Dona Ana, a Secretária de Educação, Joana Wachholz, também o Prof. Isaías. Quero agradecer-lhes e dizer que a felicidade é grande, pois eu vim de Pomerode, do mato, do meio do sítio. A gente começou construindo coisas no nosso sítio, começou fazendo coisas na escola, tanto no grêmio estudantil, como fazendo parte do CMDCA.
(Soa a campainha.)
O SR. FELIPE EDUARDO KLOWASKI - É uma honra tamanha estar aqui.
Desejo que nós sejamos a mudança que queremos ver no mundo. Somos nós o presente, o futuro, a juventude e a Nação brasileira.
Parabéns a todos nós. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Pedro Manoel de Souza Silva Neto) - Obrigado pelas palavras, Felipe.
Concedo agora a palavra ao 1º Secretário da Mesa Jovem do Senado Federal, Luiz Jefferson, do Paraná.
(Soa a campainha.)
O SR. LUIZ JEFFERSON DOS SANTOS - Senhoras e senhores, Exmos Jovens Senadores e Jovens Senadoras, professores, diretores, gostaria de cumprimentar também a minha cidade, a cidade de Sertaneja, em especial ao Colégio Estadual Cecília Meireles, que eu considero minha família.
Eu gostaria de registrar também que o reconhecimento gera oportunidades para nós. E eu tenho certeza de que o reconhecimento que nós estamos recebendo na tarde de hoje vai gerar muitas oportunidades para o nosso futuro.
Se dizem - e tenho certeza disso - que nós somos o futuro da Nação, que nós somos o futuro do nosso País, então nós podemos juntos transformá-lo, mudá-lo. E, já que estamos aqui, quero convocar vocês a darmos oportunidade a nós mesmos de construir um futuro muito melhor para todos.
Muito obrigado. (Palmas.)
R
O SR. PRESIDENTE (Pedro Manoel de Souza Silva Neto) - Obrigado, Luiz, pelas palavras.
E registro, para encerrar, a presença na Mesa do Senador Deca, que também é de Campina Grande, da minha cidade, e é um dos representantes da Paraíba aqui, no Senado.
Informo a vocês, por último, que proposições serão objeto de debate nas comissões com o intuito de elaborar sugestões e projetos de lei do Senado Jovem, que, se aprovadas pelo Plenário, serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
Declaro encerrada a presente sessão.
Obrigado a todos. (Palmas.)
(Levanta-se a sessão às 13 horas e 48 minutos.)