Discurso no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE A REUNIÃO DO DIRETORIO NACIONAL DO PDT NO RIO DE JANEIRO. SOLIDARIEDADE A SENADORA JUNIA MARISE, NO EPISODIO DE DESENTENDIMENTO COM O MINISTRO DA PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL, REINHOLD STEPHANES.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A REUNIÃO DO DIRETORIO NACIONAL DO PDT NO RIO DE JANEIRO. SOLIDARIEDADE A SENADORA JUNIA MARISE, NO EPISODIO DE DESENTENDIMENTO COM O MINISTRO DA PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL, REINHOLD STEPHANES.
Publicação
Publicação no DCN2 de 11/04/1995 - Página 5037
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, DIRETORIO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), HOMENAGEM POSTUMA, EUZEBIO ROCHA, EX-DEPUTADO, AUTOR, LEGISLAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), IMPORTANCIA, RECONDUÇÃO, LEONEL BRIZOLA, PRESIDENCIA, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA.
  • REFERENCIA, POSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), APOIO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, PROTESTO, ALTERAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL, NECESSIDADE, RESPEITO, INTEGRIDADE CORPORAL, MORAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • SOLIDARIEDADE, LUTA, JUNIA MARISE, SENADOR, DEFESA, MANUTENÇÃO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO.
  • CRITICA, POSIÇÃO, REINHOLD STEPHANES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL (MPAS), DEFESA, ALTERAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL, DESRESPEITO, ACUSAÇÃO, JUNIA MARISE, SENADOR.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (PDT-AP. Como Líder, pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na condição de Vice-Líder do PDT, gostaria de tratar de alguns assuntos de interesse do partido.

O Diretório Nacional do PDT reuniu-se ontem, domingo, no Rio de Janeiro, e, pela impossibilidade de nossa líder, Senadora Júnia Marise, fazer-se presente, estive representando-a. A Sra. Senadora estava recebendo, em Minas Gerais, o título de cidadã de três municípios.

Na abertura da reunião, foi prestada uma homenagem de um minuto de silêncio a Euzébio Rocha.

Ontem, durante a reunião, o ex-Governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que estava afastado da presidência há algum tempo, foi reconduzido à presidência nacional do PDT. Esse fato para nós do PDT tem uma grande importância porque permite uma participação mais efetiva do ex-Governador Leonel Brizola nos debates nacionais.

No nosso entendimento, a Nação não pode prescindir da presença de líderes do porte de Leonel Brizola na discussão de temas de grande importância que estão sendo debatidos no Congresso Nacional e em todo o País, tais como reforma econômica, reforma política, reforma da Previdência e tantos outros assuntos de interesse nacional.

Recentemente, no Rio de Janeiro, o ex-Governador Leonel Brizola recebeu o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Lula. E, a partir daquele instante, PT e PDT se comprometeram a analisar e dar o encaminhamento necessário a esses temas, a esses assuntos que estão em debate.

A respeito das manifestações populares, que estão acontecendo no Brasil inteiro, com relação à pessoa do Presidente da República, o PDT tem uma posição muito clara: apóia as manifestações populares, sobretudo aquelas que são contrárias às mudanças na Previdência; todavia, o PDT espera dos manifestantes o respeito à integridade física e moral do Presidente. Segundo nosso entendimento, os debates devem restringir-se ao campo das idéias.

Queria, também, nesta oportunidade, na condição de membro do PDT, ser solidário à luta da Senadora Júnia Marise, nossa Líder no Senado, no que diz respeito aos benefícios da Previdência como um todo e à permanência dos direitos assegurados pela Constituição às mulheres, aos professores, aos trabalhadores rurais, além de tantos outros direitos que nossa Líder tem defendido aqui.

Queríamos também contestar as posições expendidas pelo Ministro da Previdência Reinhold Stephanes. Para nós, o Sr. Ministro foi infeliz duas vezes: primeiro, no encaminhamento das mudanças na Previdência Social; acreditamos que esse encaminhamento se deu de forma inoportuna, trazendo prejuízos ao próprio Governo e aos debates travados dentro do Congresso. E, em segundo lugar, ao atacar a Senadora Júnia Marise, que merece todo o nosso respeito, o respeito do povo de Minas Gerais e o respeito da sociedade brasileira.

Portanto, neste momento, registro nosso apoio inconteste à luta da Senadora Júnia Marise, e nossa contrariedade a respeito das últimas manifestações do Ministro da Previdência com relação a nossa Líder.

É o que tínhamos para comunicar, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 11/04/1995 - Página 5037