Discurso no Senado Federal

FALECIMENTO DO PROFESSOR FLORESTAN FERNANDES.

Autor
Bernardo Cabral (PP - Partido Progressista/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • FALECIMENTO DO PROFESSOR FLORESTAN FERNANDES.
Publicação
Publicação no DCN2 de 11/08/1995 - Página 13752
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, FLORESTAN FERNANDES, EX-DEPUTADO, PROFESSOR, SOCIOLOGO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. BERNARDO CABRAL (PP-AM. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a eminente Senadora Benedita da Silva já fez o registro do passamento do eminente homem público, professor catedrático, nosso estimado e saudoso amigo Florestan Fernandes.

Mas eu não gostaria de ficar calado, depois de ter com ele convivido, ao longo de quase quatro anos, na última Assembléia Nacional Constituinte, quando ele marcou de forma indelével a sua passagem por aquela Assembléia, de um homem sério, vertical, correto e incapaz de uma felonia com seus companheiros.

Lembro-me de que, certa feita, já tarde da noite, quando fazíamos tratativas em torno do ponto da reforma agrária, Florestan Fernandes foi mais do que um político que desempenha um mandato eletivo, foi muito além do que um professor catedrático, como ele o era, e talvez mais do que um ser humano, ele foi um representante de um país que estava saindo de uma excepcionalidade institucional para um reordenamento constitucional, capaz de deixar registrado, de forma indelével, a posição daqueles que torcem pelo Brasil.

Há um ditado antigo que diz que as pessoas boas não morrem, ficam encantadas. É o caso de Florestan Fernandes.

O Partido Progressista, pela sua Liderança, registra com profundo pesar o passamento de S. Exª. E tenho a certeza de que a Mesa, nesta hora sob a Presidência de V. Exª, associar-se-á a estas manifestações de saudade.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 11/08/1995 - Página 13752