Discurso no Senado Federal

HOMENAGENS AO JORNAL DO COMMERCIO, DE PERNAMBUCO, PELA MODERNIZAÇÃO E CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO DE SUA CIRCULAÇÃO.

Autor
Joel de Hollanda (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Joel de Hollanda Cordeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGENS AO JORNAL DO COMMERCIO, DE PERNAMBUCO, PELA MODERNIZAÇÃO E CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO DE SUA CIRCULAÇÃO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 30/08/1995 - Página 14811
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, JORNAL, JORNAL DO COMMERCIO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), MOTIVO, MODERNIZAÇÃO, CRESCIMENTO, CIRCULAÇÃO, EMPRESA, MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

O SR. JOEL DE HOLLANDA (PFL-PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna, nesta tarde, registrar com grande contentamento um fato da maior importância e significação para o Estado de Pernambuco, o qual tenho a honra de representar nesta Casa.

Refiro-me, Sr. Presidente, ao extraordinário feito realizado pelo Jornal do Commercio, que se tornou no mês de julho o maior jornal em circulação média paga fora do eixo Sul-Sudeste.

Isto quer dizer que, não obstante o quadro de crise que atinge o País o JC, como carinhosamente chamam os pernambucanos, está em situação inferior apenas aos jornais de São Paulo, Rio de Janeiro, O Estado de Minas, em Minas Gerais, e o Zero Hora, do Rio Grande do Sul.

Com efeito, apurou o Instituto de Verificação de Circulação (IVC) que o tradicional jornal pernambucano teve uma circulação média no mês de julho de 65.542 exemplares, passando da 13ª para a 12ª posição no conjunto dos maiores jornais do País e assumindo a liderança em todo o Norte e Nordeste.

Essa grande conquista é ainda mais expressiva quando se recorda que há apenas alguns anos o Jornal do Commercio corria o risco de encerrar suas atividades, mergulhado que estava em gravíssima crise econômico-financeira que chegou a interromper em vários momentos sua circulação.

E foi graças à visão lúcida, operosa e competente do Presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, João Carlos Paes Mendonça, associada a um reconhecido e legítimo espírito de pernambucanidade, que esse quadro foi revertido.

De fato, tão logo assumiu o controle do jornal, esse empresário promoveu um corajoso esforço de reestruturação administrativo-financeira e executou de forma acelerada um audacioso projeto de informatização da sua redação, o que levou o Jornal do Commercio a alcançar um dos mais modernos padrões tecnológicos do País.

Por tudo isso e pelos resultados hoje obtidos, quero parabenizar o Presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, João Carlos Paes Mendonça; o Diretor-Superintendente, Eduardo Amorim de Lemos; o Diretor-Executivo, Sérgio Moury Fernandes; e o Editor-Chefe, Jornalista Ivanildo Sampaio.

Estendo esses cumprimentos a todos os jornalistas e funcionários, consciente de que a contribuição dessa eficiente e dedicada equipe foi decisiva não só para preservar esse verdadeiro patrimônio de Pernambuco, que é o Jornal do Commercio, mas para transformá-lo em um dos maiores e mais acreditados jornais do nosso País.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 30/08/1995 - Página 14811