Discurso no Senado Federal

EXPLOSÃO DE CARTA-BOMBA NO ITAMARATY.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • EXPLOSÃO DE CARTA-BOMBA NO ITAMARATY.
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/1995 - Página 140
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • APREENSÃO, ORADOR, DIVULGAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), OCORRENCIA, EXPLOSÃO, CARTA, BOMBA, ITAMARATI (MRE), PROVOCAÇÃO, ACIDENTE EM SERVIÇO, VITIMA, ANDREA RIGUEIRA, DIPLOMATA, NECESSIDADE, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, ACOMPANHAMENTO, APURAÇÃO, FATO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Para uma comunicação urgente. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de transmitir a minha preocupação diante da informação que foi divulgada pela Rede Globo, em plantão. Acabo de telefonar para o Ministro Luiz Felipe Palmeira Lampréia, pois, de fato, houve no Itamaraty, agora à tarde, a explosão de uma carta-bomba, que feriu a senhora diplomata Andréa Rigueira, Chefe da Divisão de Previdência e Assistência Social, e outra funcionária do Itamaraty que se encontrava no local. Ambas foram hospitalizadas.

Trata-se de acontecimento que obviamente deve preocupar o Senado Federal, o Congresso Nacional e a Nação brasileira. A Polícia Federal está procurando obter, segundo o Ministro Luiz Felipe Lampréia, informações precisas sobre o atentado. Como Líder do PT, no Senado Federal, eu gostaria de registrar aqui a preocupação do Partido dos Trabalhadores. Trata-se de procedimento que não condiz absolutamente com formas democráticas de protesto, e expressamos a nossa solidariedade ao Itamaraty diante de tal ato. Que todos possam colaborar no sentido de que se desvendam o quanto antes as razões deste episódio. Avalio que seja também de importância para a Comissão de Relações Exteriores e de Segurança Nacional acompanhar de perto esses fatos, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/1995 - Página 140