Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO DA CONVENÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR QUE SE PROPÕE A DEFENDER O SETOR SUCROALCOLEIRO.

Autor
Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL. POLITICA ENERGETICA.:
  • REALIZAÇÃO DA CONVENÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR QUE SE PROPÕE A DEFENDER O SETOR SUCROALCOLEIRO.
Aparteantes
Carlos Patrocínio.
Publicação
Publicação no DSF de 26/01/1996 - Página 990
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, BLOCO PARLAMENTAR, DEFESA, SETOR, AÇUCAR, ALCOOL, PARTICIPAÇÃO, PRODUTOR RURAL, TRABALHADOR.
  • DEFESA, IMPORTANCIA, PROGRAMA NACIONAL DO ALCOOL (PROALCOOL), BENEFICIO, AGRICULTURA, GARANTIA, EMPREGO, TRABALHADOR RURAL.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PPB-TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, considero importante registrar que ontem à tarde, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, foi instalada a Frente Parlamentar que se propõe a defender o setor sucroalcooleiro deste País. Se não bastasse a decisão louvável da união de sentimento, de esforços e de ações dos Srs. Parlamentares para, em um trabalho conjunto e por isso mais eficaz, dar prosseguimento às ações isoladas que vários deles já vinham, ao longo do tempo, desenvolvendo, há de se ressaltar, do evento, a presença de representações de outros segmentos, como o das indústrias de açúcar e álcool, dos produtores de cana-de-açúcar e, também, o dos trabalhadores dos canaviais, consubstanciando o desejo comum de somarem seus esforços aos do Governo Federal para que o setor sucroalcooleiro possa revigorar-se e atender aos reclamos de toda a sociedade brasileira.

O Sr. Carlos Patrocínio - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. LEOMAR QUINTANILHA - Com muito prazer ouvirei V.Exª, Senador Carlos Patrocínio.

O Sr. Carlos Patrocínio - Eminente Senador Leomar Quintanilha, em muito boa hora V.Exª traz para apreciação desta Casa e do Congresso Nacional a intenção dessa Frente, que pretende reativar o Programa Sucroalcooleiro. Podemos afirmar, de maneira veemente, que é necessário que o Governo retome, o mais rápido possível e com intensidade, o programa denominado Proálcool. A necessidade mais premente desta Nação, hoje, é a geração de empregos, e me parece que o Governo abandonou o Proálcool, sob a alegação de que estaria subsidiando o álcool, mas se esquece de que muito mais do que isso, às vezes por ocasião das intempéries, das secas, como ocorre rotineiramente no Nordeste, tem-se que contratar mão-de-obra e paga-se um mísero salário para que o povo nordestino possa sobreviver, esquecendo-se de que essa mão-de-obra poderia muito bem ser empregada sem a necessidade de estar dando esmola ao povo nordestino ou de qualquer parte do Brasil, principalmente das regiões mais desassistidas. Portanto, eminente Senador Leomar Quintanilha, é de importância fundamental que a conclamação de V. Exª seja ouvida e difundida no Congresso Nacional para que, por meio da implementação efetiva do Proálcool e do Probor - Programa da Borracha, o Governo possa partir efetivamente para a geração de empregos em nosso País, que é o que mais angustia a pobre classe de desempregados desta Nação.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA - V. Exª com essas reflexões lúcidas, demonstrando claramente que conhece com profundidade a importância, o significado da revitalização do Proálcool para a estabilidade social e para a economia brasileira, só vem de contribuir com as assertivas que venho trazer a esta Casa nesta tarde. Agradeço, portanto, a V. Exª a contribuição dada e a incorporo a este pronunciamento.

O Proálcool, além de se caracterizar como um programa estratégico de energia alternativa, com todas as vantagens de sua aplicações sobejamente ressaltadas, revela-se como um dos principais instrumentos de estabilização social, quando estimula fortemente a produção agrícola, movimentando, de forma salutar, esse expressivo setor da economia - a agricultura - assegurando, dentre outras vantagens, milhares de empregos a tantos brasileiros que precisam sobreviver e que querem fazê-lo contribuindo para a construção da riqueza nacional.

Por isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, considero extremamente louvável a decisão daqueles que constituíram a esperançosa Frente Parlamentar, que cumprimento em nome de seu coordenador, o Deputado Hélio Rosas, para que, na conjugação de esforços com os produtores rurais, com os trabalhadores rurais, com as indústrias do setor e com a União, possamos fazer do Proálcool um dos principais instrumentos de estabilidade social e de desenvolvimento econômico deste País.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/01/1996 - Página 990