Discurso no Senado Federal

ARTIGOS PUBLICADOS POR NOTAVEIS ARTICULISTAS DA IMPRENSA NACIONAL, NO DIA DE HOJE, SOBRE O SISTEMA FINANCEIRO.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.:
  • ARTIGOS PUBLICADOS POR NOTAVEIS ARTICULISTAS DA IMPRENSA NACIONAL, NO DIA DE HOJE, SOBRE O SISTEMA FINANCEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 02/03/1996 - Página 3352
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, ASSUNTO, SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL, CRITICA, ATUAÇÃO, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), AUXILIO, BANCOS.
  • INFORMAÇÃO, CONVITE, REUNIÃO, COMISSÃO, CONGRESSO NACIONAL, DIRETORIA, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), EXPECTATIVA, ESCLARECIMENTOS, POSSIBILIDADE, DESNECESSIDADE, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB-PB. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje a imprensa traz dezenas de artigos, dos melhores articulistas, sobre o sistema bancário, sobre o sistema financeiro.

Carlos Heitor Cony publica um artigo muito bem escrito em que faz uma comparação entre o PC, no tempo do Collor, e o Banco Central, e mostra que o prejuízo naquele evento foi muito menor do que o atual. Joelmir Beting escreveu um artigo muito interessante, cujo título é "Ficção Contábil". O articulista Fernando Rodrigues, da Folha de S.Paulo, publica um artigo cujo título é "Banespa outra bomba". A Igreja se manifesta dizendo que um Proer não salva as almas; a CNBB diz que o programa que ajuda os bancos só favorece os ricos; e há dezenas de outros. Mas há uma declaração do Ministro Pedro Malan dizendo que o Banco Central não deve ser achincalhado.

Srª Presidente, Srs. Senadores, na terça-feira, as duas comissões, a do Proer e a do Fortalecimento da Legislação do Sistema Financeiro, vão reunir-se. Estamos aguardando o Presidente do Banco Central, que deverá trazer toda a sua diretoria, e esperamos - mas esperamos, eu diria até com ênfase: esperamos em Deus - que todos os esclarecimentos sejam dados.

Corre pelas duas Casas a solicitação de uma CPI, através dos partidos de oposição. Acreditamos que o fórum deverá ser essas duas comissões, e não a CPI. Em dois ou três dias de escândalo, as Bolsas foram a zero. Só ontem, o índice registrado de queda das Bolsas do Rio de Janeiro e de São Paulo foi de pouco mais de 4%.

Se tivéssemos aqui instalada uma CPI, por cinco meses, com certeza as ações das empresas brasileiras ficariam tão baixas que, aí sim, poderia ocorrer uma privatização ao inverso: qualquer um poderia comprar essas ações e passar a ser proprietário até das estatais que não queremos privatizar.

Portanto, a nossa esperança é exatamente no sentido de que, na próxima terça-feira, o Banco Central traga todas as informações. Ao mesmo tempo, todos os Parlamentares que quiserem comparecer terão direito à voz - não terão direito a voto, porque este só cabe aos membros das duas comissões. Mas gostaríamos que esse assunto fosse exaurido através desse remédio normal, da relatoria das duas comissões, e não através de uma CPI.

Temos certeza de que, se todas as informações forem dadas, isso não ocorrerá. Tememos que, se continuar havendo más informações ou, pelo menos, não as necessárias, poderemos - tendo em vista as inúmeras cobranças da sociedade nesse sentido -, ter dias tumultuados em relação ao projeto do Plano Real.

É muito grande, portanto, a responsabilidade do Banco Central. Esperamos que as autoridades competentes da referida entidade aproveitem o final de semana para colher todas as informações e trazerem-nas ao Congresso Nacional, a fim de desinfeccionar uma área que é importantíssima.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/03/1996 - Página 3352