Pronunciamento de Ney Suassuna em 11/04/1996
Discurso no Senado Federal
JUSTIFICANDO A APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE LEI DO SENADO 64, DE 1996, DE SUA AUTORIA, QUE RESTRINGE A VENDA DE ESTEROIDES OU PEPTIDEOS ANABOLIZANTES E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.
- Autor
- Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Ney Robinson Suassuna
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SAUDE.:
- JUSTIFICANDO A APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE LEI DO SENADO 64, DE 1996, DE SUA AUTORIA, QUE RESTRINGE A VENDA DE ESTEROIDES OU PEPTIDEOS ANABOLIZANTES E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/04/1996 - Página 6121
- Assunto
- Outros > SAUDE.
- Indexação
-
- JUSTIFICAÇÃO, MESA DIRETORA, SENADO, APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, RESTRIÇÃO, CONTROLE, VENDA, HORMONIO ARTIFICIAL, FARMACIA, PAIS.
O SR. NEY SUASSUNA (PMDB-PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador. ) - Sr. Presidente, Srªs Srs. Senadores, apenas para dizer que hoje apresentei a esta Casa projeto de lei que restringe a venda de esteróides ou peptídeos anabolizantes e pede outras providências.
Explico por que, Sr. Presidente: Passamos a ter um culto do físico cada vez maior, para o qual passamos a usar esses medicamentos que, muitas vezes, têm sido usados, inclusive, com fins ilícitos na busca de aumento de eficiência atlética, como no caso do corredor Ben Johnson ou mesmo no caso da corredora Florence Griffith-Joyner.
Sabemos que isso traz problemas à saúde, porque esses esteróides anabolizantes fazem parte de uma vasta classe terapêutica de hormônios, todos dotados, como foi dito, de efeitos androgênicos em maior ou menor monta. Têm sido vendidos livremente no comércio do País e têm, inclusive, prejudicado principalmente moças que utilizam esses hormônios e que passam a ficar um tanto quanto masculinizadas. Isso sem contar os efeitos colaterais como: câncer de fígado, edema de retenção de sódio etc.
Por essa razão, apresentamos este Projeto que determina o controle da venda desses hormônios no mercado internacional.