Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELA INFORMAÇÃO RECEBIDA DA SRA. FLORA VALADARES, PRESIDENTE DO BANCO DA AMAZONIA, DE QUE NÃO HA INTENÇÃO DA DIRETORIA DO BANCO DE ENCERRAR SUAS ATIVIDADES NO ESTADO DO ACRE. CONGRATUALANDO-SE COM O SR. AUGUSTIN SOLIVA POR SUA POSSE NA PRESIDENCIA DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO LIONS CLUBE, EM CERIMONIA A SER REALIZADA NA CIDADE DE MONTREAL, NO CANADA.

Autor
Nabor Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Nabor Teles da Rocha Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS. HOMENAGEM.:
  • REGOZIJO PELA INFORMAÇÃO RECEBIDA DA SRA. FLORA VALADARES, PRESIDENTE DO BANCO DA AMAZONIA, DE QUE NÃO HA INTENÇÃO DA DIRETORIA DO BANCO DE ENCERRAR SUAS ATIVIDADES NO ESTADO DO ACRE. CONGRATUALANDO-SE COM O SR. AUGUSTIN SOLIVA POR SUA POSSE NA PRESIDENCIA DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DO LIONS CLUBE, EM CERIMONIA A SER REALIZADA NA CIDADE DE MONTREAL, NO CANADA.
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/1996 - Página 11560
Assunto
Outros > BANCOS. HOMENAGEM.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, PRESIDENCIA, BANCO DA AMAZONIA S/A (BASA), MANUTENÇÃO, AGENCIA, ESTADO DO ACRE (AC), INDEPENDENCIA, SOLUÇÃO, LEILÃO, EDIFICIO SEDE.
  • CONGRATULAÇÕES, AUGUSTIN SOLIVA, ELEIÇÃO, POSSE, PRESIDENCIA, ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL.

O SR. NABOR JÚNIOR (PMDB-AC. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, durante a sessão de ontem, reportei-me a uma notícia publicada no jornal O Estado de S.Paulo, oriunda do Acre, de que o Banco da Amazônia S.A. - BASA - estava na iminência de fechar as suas agências naquele Estado, em virtude da condenação que sofreu da Justiça do Trabalho para pagar indenizações a 120 funcionários que ganharam uma ação contra aquele estabelecimento de crédito, arbitrada em R$1,770 milhão.

Como o Banco não se dispôs a pagar aquelas indenizações, de acordo com a condenação que lhe foi imposta, as suas dependências no Estado do Acre deverão ser leiloadas nos próximos dias, para ressarcimento dos mesmos.

Ontem, alertado pelo Senador Jefferson Péres sobre essa notícia, considerei-a da maior gravidade e não só fiz o pronunciamento aqui no plenário, apelando para a Diretoria do Banco da Amazônia, a fim de envidar todos os esforços no sentido de evitar que se consumasse o fechamento das sete agências que o BASA mantém no Estado do Acre, como também tomei a iniciativa de telefonar para a Drª Flora Valadares, atual Presidente do Banco da Amazônia, e nossa coestaduana, para inteirar-me realmente da veracidade daquela notícia.

S. Sª me informou que, realmente, o Banco da Amazônia foi condenado a pagar o montante de R$1,770 milhão a 120 funcionários, por absoluta negligência do advogado daquele estabelecimento de crédito, que, como funcionário, tinha interesse no recebimento dessas indenizações. Por isso, perdeu todos os prazos estabelecidos para o devido recurso à instância superior. Hoje, a situação encontra-se numa fase em que não há mais possibilidade de o Banco intentar um recurso contra aquela decisão de primeira instância da Justiça do Trabalho.

Mas disse-me, também, a Drª Flora Valadares que não há intenção da Diretoria do Banco Amazonas de encerrar as suas atividades no Estado do Acre, onde, como já disse, mantém sete agências. De qualquer sorte, tentará uma solução, mas isso não importa no fechamento das agências. O que me tranqüilizou bastante.

Diante dessa posição, então, quero congratular-me com a Drª Flora Valadares, com a Diretoria do Banco do Amazonas e com todos os usuários daquele estabelecimento de crédito no meu Estado, onde vem prestando, durante mais de 30 anos, assinalados serviços à comunidade acreana.

Outro registro que desejo fazer, Sr. Presidente, é com relação a um expediente que recebi do Sr. Zander Campos da Silva, Coordenador de Eventos da Delegação Brasileira do Lions Clube Internacional, dando conta de que, no próximo dia 12, será procedida a posse por eleição do companheiro Leão Augustin Soliva, do Lions Clube de São José dos Campos, Centro, Governador do Distrito L-16 1974/75, (área de Guaratinguetá, Caçapava, São José dos Campos, Aparecida, ABC e Baixada Santista), Diretor Internacional 1980/82, para Presidente da Associação Internacional de Lions Clubes. O evento acontecerá em Montreal, no Canadá.

Como é do conhecimento geral, o Lions Clube Internacional possui cerca de 43 mil clubes, com 1,5 milhão sócios, em 178 países e áreas geográficas, e no Brasil conta com 1,8 mil clubes, com 110 mil companheiros leões, domadoras, leos e lionesses.

Em vista da importância do evento, solicito à Mesa que encaminhe um expediente de congratulações ao Lions Clube Internacional e também ao Sr. Augustin Soliva, Companheiro Leão, pela sua eleição para Presidente dessa instituição, onde exercerá a mais alta função na sua hierarquia, o que representa projetar o nome do Brasil no exterior, pois raras vezes um brasileiro presidiu o Lions Clube Internacional.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/1996 - Página 11560