Discurso no Senado Federal

COMENTANDO DEBATE ENTRE OS POSTULANTES A PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO, REALIZADO PELA REDE BANDEIRANTES, NA NOITE DE ONTEM, DANDO OPORTUNIDADE AOS ELEITORES DE UMA ANALISE COMPARATIVA DAS PROPOSTAS DE CADA CANDIDATO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • COMENTANDO DEBATE ENTRE OS POSTULANTES A PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO, REALIZADO PELA REDE BANDEIRANTES, NA NOITE DE ONTEM, DANDO OPORTUNIDADE AOS ELEITORES DE UMA ANALISE COMPARATIVA DAS PROPOSTAS DE CADA CANDIDATO.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/1996 - Página 14669
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, DEBATE, CANDIDATO, PREFEITO DE CAPITAL, INICIATIVA, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), POSSIBILIDADE, ELEITOR, AVALIAÇÃO, CANDIDATURA, ELEIÇÃO MUNICIPAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (PT-SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, eu gostaria de registrar um fato importante no processo democrático brasileiro.

Ontem, em muitas cidades brasileiras, a Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, o Jornal da Tarde e a Rádio Eldorado propiciaram uma seqüência de debates de extraordinária relevância. Na principal ou na maior cidade brasileira, São Paulo, os candidatos a Prefeito tiveram um debate de grande importância.

Estive no estúdio da Rede Bandeirantes e pude constatar um clima semelhante ao desfecho das eleições presidenciais. Prova disso é que o auditório estava superlotado, e os principais dirigentes dos Partidos políticos envolvidos ali estavam, assim como Ministros de Estado, secretários e dirigentes dos principais Partidos.

As eleições de São Paulo são de extraordinária importância para a sucessão presidencial, que se dará em 1998. O candidato do Prefeito Paulo Maluf, Celso Pitta, do PPB, e dos demais Partidos que o apóiam; o candidato do PSDB, José Serra, que obviamente tem o apoio do Governador Mário Covas e do Presidente Fernando Henrique Cardoso; o candidato Francisco Rossi, do PDT de Leonel Brizola; a candidata Luíza Erundina, do Partido dos Trabalhadores, e que tem o apoio do PSB, do PCB, do PMN, dos diversos Partidos que hoje compõem a coligação por São Paulo; o candidato José Aristodemo Pinotti, do PMDB, e os demais candidatos de Partidos um pouco menores, prepararam-se para um encontro de grande relevância.

Em primeiro lugar, há que se cumprimentar a Rede Bandeirantes, o Jornal da Tarde e a Rádio Eldorado por terem promovido o debate que inclusive foi transmitido ao vivo para a Capital Federal. Como Senador pelo Partido dos Trabalhadores, como representante do PT e da Coligação Sim por São Paulo, registro que ficamos satisfeitos com o desempenho de Luíza Erundina de Sousa.

O grande amadurecimento demonstrado por S. Exª deve-se à sua experiência, ao seu conhecimento da vida da cidade. Luíza Erundina tem propostas interessantes para as áreas da saúde e da educação, para os problemas da violência, para o resgate da cidadania e para trazer maior justiça para o nosso País. Por tudo isso, nós, do PT, avaliamos que Luíza Erundina saiu-se muito bem no debate. O seu desempenho de ontem contribuirá para que sua campanha dê um salto.

Houve respeito aos demais candidatos. Houve também algo interessante, Sr. Presidente. Eu próprio, como candidato em 1992, defendi - defendo até hoje - a instituição, em São Paulo, de um bilhete único para o transporte coletivo e a introdução de um projeto de garantia de renda mínima. Essa iniciativa começa a ser abraçada não apenas pela candidata Luíza Erundina, mas até por alguns de nossos principais adversários. O candidato Celso Pitta, por exemplo, apoiado pelo PPB de Paulo Maluf, ainda que o Prefeito Paulo Maluf tenha vetado a proposição do Vereador Carlos Aratini, da instituição de um bilhete único na Cidade de São Paulo, apresentou, como um dos pontos de sua plataforma, da mesma maneira que o fez Luíza Erundina, a instituição de um bilhete único. Trata-se, na verdade, da forma mais racional de integração entre as diversas linhas de ônibus, a exemplo do que ocorre nas principais cidades do mundo. Fiquei contente também ao observar o candidato Celso Pitta secundar a abertura de Luíza Erundina. A candidata, logo no início, expôs quais eram os principais pontos de sua plataforma: atenção para com a saúde, educação, orçamento participativo e formas de, na Cidade de São Paulo, resgatar a justiça e a cidadania. Para diminuir a violência, propôs a introdução do programa de garantia de renda familiar mínima, a exemplo do que já está acontecendo no Distrito Federal, em Campinas, Ribeirão Preto. Eis que, em meio ao debate, Celso Pitta também se mostrou favorável a que se diminuísse a violência na cidade atacando as causas profundas de tanta desigualdade social.

Não sei ainda qual o resultado das pesquisas de opinião, mas, a meu ver, estão ganhando a Cidade de São Paulo e o Brasil. Esses debates, mais do que os programas do horário gratuito, proporcionam a possibilidade de os eleitores avaliarem, em igualdade de condições, qual o melhor candidato, qual a melhor alternativa. Enfim, acredito que o Brasil sai ganhando e, nesse caso específico, a Cidade de São Paulo e todas as cidades onde esteja havendo procedimentos semelhantes.

Concluindo, Sr. Presidente, louvo o aperfeiçoamento das instituições democráticas no Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/1996 - Página 14669