Discurso no Senado Federal

POSSE DOS NOVOS MINISTROS DA JUSTIÇA E DOS TRANSPORTES, EM SOLENIDADE REALIZADA HOJE NO PALACIO DO PLANALTO. ENCAMINHANDO A MESA REQUERIMENTO DE TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DO SENADO FEDERAL DO DISCURSO PROFERIDO HOJE PELO SENADOR IRIS REZENDE, POR OCASIÃO DE SUA POSSE NO MINISTERIO DA JUSTIÇA.

Autor
Nabor Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Nabor Teles da Rocha Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • POSSE DOS NOVOS MINISTROS DA JUSTIÇA E DOS TRANSPORTES, EM SOLENIDADE REALIZADA HOJE NO PALACIO DO PLANALTO. ENCAMINHANDO A MESA REQUERIMENTO DE TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DO SENADO FEDERAL DO DISCURSO PROFERIDO HOJE PELO SENADOR IRIS REZENDE, POR OCASIÃO DE SUA POSSE NO MINISTERIO DA JUSTIÇA.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/1997 - Página 10317
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, INSERÇÃO, ANAIS DO SENADO, DISCURSO, IRIS REZENDE, SENADOR, OPORTUNIDADE, POSSE, CARGO PUBLICO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ).

O SR. NABOR JUNIOR (PMDB-AC. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tivemos há pouco a feliz oportunidade de assistir à posse dos novos Ministros da Justiça e dos Transportes, no Palácio do Planalto.

Era esperada uma significativa afluência de Parlamentares e políticos em geral, pela alta expressão dos novos titulares. O que me deixou mais impressionado, todavia, foi o grande respaldo popular, a presença de milhares de pessoas que se ombrearam aos inúmeros Senadores e Deputados Federais para prestigiar as posses do Senador Iris Rezende e do Deputado Eliseu Padilha. E essa impressão ficou ainda mais forte ao ouvir os discursos então proferidos pelos novos titulares das duas Pastas e pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso.

É com a mais viva satisfação que interpreto os sentimentos dos que compareceram à cerimônia, no Palácio do Planalto, e encaminho à Mesa um Requerimento para inserção, nos Anais da Casa, do discurso de posse do novo Ministro da Jusiça, Senador Iris Rezende - uma peça que honra as melhores tradições dos tribunos brasileiros e se mostra digna das esperanças que sempre geram os administradores providos de talento e grandeza cívica.

O requerimento tem o seguinte teor:

      "Requerimento nº , de 1997

Requeiro, na forma regimental, a transcrição nos Anais do Senado Federal do discurso pronunciado nesta data, no Palácio do Planalto, por ocasião de sua posse, pelo novo Ministro da Justiça, Senador Iris Rezende.

      Justificativa

A investidura do nobre Senador Iris Rezende nas importantes funções de Ministro da Justiça tem diversos aspectos, todos eles altamente positivos para o delicado momento de consolidação democrática e de integral abertura dos negócios públicos que vivemos, garantindo um clima de transparência política e de dignidade partidária.

No pronunciamento, o nobre Representante do Estado de Goiás atendeu às expectativas de todos quantos conhecem e aplaudem sua trajetória de parlamentar, Governador, Prefeito e líder inconteste do povo daquela Unidade da Federação. Foi a reafirmação de seus compromissos históricos com a liberdade, a ordem, o respeito às leis e o atendimento às necessidades da cidadania.

Merece ênfase a preocupação de S. Exª para com as minorias, particularmente por ser essa preocupação manifestada sem qualquer contrapartida de agitações estéreis ou de afrontas aos princípios institucionais da Pátria.

Mais do que brilhante peça de oratória, o discurso do Ministro Iris Rezende é uma reafirmação de princípios, como frisei acima. Uma reafirmação que vem revitalizar, em todos os brasileiros, as mais legítimas esperanças quanto ao futuro do País. Um discurso que merece, com todas as honras possíveis, ser inscrito nos Anais desta Casa, que tanto se tem engrandecido com a presença do Ministro e Senador Iris Rezende neste Congresso Nacional.

Sala das Sessões, em 22 de maio de 1997"

Sr. Presidente, agradeço a atenção de Vossa Excelência e dos demais membros do Senado Federal. Estou certo de que a alegria de vermos no cargo de Ministro da Justiça o nosso eminente colega, Senador Íris Rezende, só pode crescer quando constatamos que as metas enumeradas no discurso de posse representam uma esperança de melhores dias de democracia e paz, na vida de todos os brasileiros.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/1997 - Página 10317