Discurso no Senado Federal

CONGRATULANDO-SE COM O TENISTA FLORIANOPOLITANO GUSTAVO KUERTEN, POR SUA VITORIA NO TORNEIO FRANCES DE ROLAND GARROS.

Autor
Esperidião Amin (PPB - Partido Progressista Brasileiro/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE. HOMENAGEM.:
  • CONGRATULANDO-SE COM O TENISTA FLORIANOPOLITANO GUSTAVO KUERTEN, POR SUA VITORIA NO TORNEIO FRANCES DE ROLAND GARROS.
Publicação
Publicação no DSF de 11/06/1997 - Página 11172
Assunto
Outros > ESPORTE. HOMENAGEM.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, GUSTAVO KUERTEN, ATLETA PROFISSIONAL, TENIS, VITORIA, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA.

O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PPB-SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pedi a palavra para fazer uma comunicação que considero devida, inadiável e acima de tudo alvissareira.

Não posso deixar, na condição de representante do Estado de Santa Catarina, de florianopolitano, de freqüentador de quadras de tênis - para não dizer que sou tenista desde a minha infância, já que nasci e me criei ao lado do único clube de tênis que havia em Florianópolis na década de 50 - e de avaiano também que sou, de fazer aqui um registro sobre o nosso querido Gustavo Kuerten.

Um país cria exemplos e ídolos da maneira mais aleatória. Geralmente isso é imprevisível. E, a partir de meados da semana passada até chegarmos ao domingo último, o Brasil viu rapidamente se consolidar uma figura que, acredito, veio para ficar no esporte brasileiro e mundial. E, na condição de seu conterrâneo - somos da mesma cidade, do mesmo Estado -, quero deixar aqui consignada a minha profunda satisfação, o meu orgulho, como catarinense e florianopolitano, pela alegria que o Gustavo Kuerten deu ao povo brasileiro, ao povo catarinense, ao esporte nacional e à minha querida Florianópolis.

Concluo, Sr. Presidente, fazendo inserir neste registro que Gustavo Kuerten não é apenas importante pelo que nos trouxe de alegria e pelo que ainda nos vai trazer de orgulho e alegria. Quero enaltecer a estrutura familiar, uma estrutura sólida, exemplar, que o sustentou, apesar das vicissitudes da orfandade aos 9 anos de idade, quando perdeu o seu pai, que foi meu amigo, Aldo Kuerten. Foi a estrutura da sua família que preservou o projeto de vida dos seus integrantes. E, nesse projeto de vida de cada um está, para alegria nossa, para orgulho nosso, o projeto de vida do desportista nacional, hoje de renome mundial, a alegria dos brasileiros, Gustavo Kuerten.

Como catarinense, quero dizer a ele e a sua família, em nome do nosso Estado e, acredito, mais uma vez, em nome do Brasil: obrigado, Gustavo Kuerten.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/06/1997 - Página 11172