Discurso no Senado Federal

SAUDAÇÃO POPULAR BAIANA PELO TRANSCURSO DO ANIVERSARIO DO SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, COM A INCORPORAÇÃO DO DIA 4 DE SETEMBRO EM SEU CALENDARIO DE FESTIVIDADES. TRAZENDO AO CONHECIMENTO DA CASA A MENSAGEM DO ESCRITOR JORGE AMADO, PUBLICADA NO JORNAL DO BRASIL, QUE MELHOR REFLETE OS SENTIMENTOS DAQUELE POVO PELOS 70 ANOS DE VIDA DO SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES.

Autor
Waldeck Ornelas (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Waldeck Vieira Ornelas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SAUDAÇÃO POPULAR BAIANA PELO TRANSCURSO DO ANIVERSARIO DO SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, COM A INCORPORAÇÃO DO DIA 4 DE SETEMBRO EM SEU CALENDARIO DE FESTIVIDADES. TRAZENDO AO CONHECIMENTO DA CASA A MENSAGEM DO ESCRITOR JORGE AMADO, PUBLICADA NO JORNAL DO BRASIL, QUE MELHOR REFLETE OS SENTIMENTOS DAQUELE POVO PELOS 70 ANOS DE VIDA DO SENADOR ANTONIO CARLOS MAGALHÃES.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/1997 - Página 18480
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • LEITURA, MENSAGEM (MSG), AUTORIA, JORGE AMADO, ESCRITOR, PUBLICAÇÃO, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SENADOR.

O SR. WALDECK ORNELAS (PFL-BA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Bahia já incluiu em seu calendário de festas populares o dia 4 de setembro, data em que aniversaria nosso grande líder Antonio Carlos Magalhães e ocasião em que o povo baiano reitera-lhe seu apreço, admiração, carinho e amizade.

Como todas as festas populares da Bahia, essa também já tem seu ritual: começa com uma carreata de taxistas, saudação popular ao longo de um percurso, em especial em alguns pontos de aglomeração, como em frente às obras assistenciais de Irmã Dulce, seguindo-se a missa solene na colina sagrada do Bonfim.

É que Antonio Carlos Magalhães não é apenas o ex-Prefeito, o ex-Governador por três mandatos, o ex-Ministro, o político com uma vasta folha de serviços prestados à sua terra e ao seu povo, mas, sobretudo, Antonio Carlos Magalhães tornou-se o grande líder da Bahia nesta segunda metade do século XX, responsável pelas profundas transformações políticas, administrativas, culturais, econômicas e sociais por que a Bahia passou nesse período.

Gostaria de, nesta hora, Sr. Presidente, dar conhecimento à Casa da mensagem que melhor reflete o sentimento do povo baiano nesta ocasião: a palavra do nosso maior romancista, um dos maiores do mundo, Jorge Amado, em um texto ilustrado por outro baiano ilustre, Carybé, esse nascido na Argentina, mas baiano já há várias décadas. Diz Jorge Amado, em texto publicado pelo Jornal do Brasil e que agora leio:

      "Querido Antonio,

      Setenta anos! Quem diria?! Tanto fizeste, tanto tens ainda a fazer pela Bahia, pelo Brasil, dedicação tamanha nunca se viu.

      Os teus amigos estão orgulhosos de ti, mas não só os teus amigos: toda a gente do povo, do povo simples, pensa em ti nesse dia. És um exemplo a exibir, um exemplo a seguir. Ainda bem que existes e estás presente. Temos teu nome, é nossa bandeira e nosso privilégio, temos do que nos gabar: somos do teu tempo e da tua terra e, como se isso não bastasse, gozamos da tua amizade e da amizade dos que te cercam.

      Zélia, João Jorge, Paloma e eu decretamos o dia de hoje feriado nacional e comemoramos, na festa e na alegria, tua presença entre nós:

      Viva Antonio Carlos

      Primeiro e único da Bahia!

      Jorge Amado."


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/1997 - Página 18480