Discurso no Senado Federal

TRANSCURSO, HOJE, DO DIA DO SERVIDOR PUBLICO, MOMENTO PROPRIO PARA REFLEXÃO, PROTESTO E LUTA CONTRA A AUSENCIA DE REAJUSTE SALARIAL HA MAIS DE MIL DIAS.

Autor
Junia Marise (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MG)
Nome completo: Júnia Marise Azeredo Coutinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA SALARIAL.:
  • TRANSCURSO, HOJE, DO DIA DO SERVIDOR PUBLICO, MOMENTO PROPRIO PARA REFLEXÃO, PROTESTO E LUTA CONTRA A AUSENCIA DE REAJUSTE SALARIAL HA MAIS DE MIL DIAS.
Publicação
Publicação no DSF de 29/10/1997 - Página 23071
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA SALARIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, FUNCIONARIO PUBLICO, PROTESTO, FALTA, REAJUSTAMENTO, SALARIO.

           A SRª. JÚNIA MARISE (Bloco/PDT-MG. Como Líder. Para uma comunicação urgente. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, dia 28 de outubro, comemora-se o Dia do Servidor Público Federal, Estadual e Municipal.

           Sr. Presidente, não há muito o que comemorar, pois sabemos que se completam mil dias sem que os servidores públicos tenham sequer um aumento em seus salários.

           Por outro lado, Sr. Presidente, a reflexão que se faz hoje com relação aos servidores públicos deste País está direcionada para as decisões emanadas do Governo Federal com relação às reformas que atingem principalmente esses servidores públicos, que trabalham e dedicam suas vidas à Administração Pública de nosso País.

           Sr. Presidente, neste dia, presto a minha homenagem a todos os servidores públicos que iniciam suas carreiras nas repartições públicas, nos hospitais, enfim, àqueles que, na Administração Pública do País, tanto aqui no Senado Federal como na Câmara dos Deputados, se dedicam à Máquina Administrativa, com o seu trabalho e as suas atividades profissionais. Hoje, faz-se a importante reflexão do importante papel do servidor público em nosso País.

           Sr. Presidente, cobra-se muito um melhor atendimento público para a nossa população que, aliás, certamente sabe que esses servidores, que estão do outro lado do balcão, há mais de mil dias não recebem um centavo sequer de aumento salarial, porque não há, na proposta do Governo, nenhuma sensibilidade para promover, periodicamente, o resgate da dignidade salarial dos nossos servidores públicos. Por isso, hoje, além de fazermos uma grande reflexão, também fazemos um dia de protesto e de luta. Falo da luta permanente dos servidores públicos do nosso País, sejam eles federais, estaduais ou municipais. Espero que os nossos governantes tenham sensibilidade diante das questões que dizem respeito aos direitos e às garantias dos nossos servidores.

           Sr. Presidente, nesta tarde, exatamente na abertura da sessão do Senado Federal, queremos fazer um registro da grande magnitude de cada um dos servidores públicos deste País; aos servidores do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, dos Ministérios, do Poder Executivo, dos Governos Estaduais e Municipais, a eles a nossa homenagem, principalmente pela resistência, obstinação e determinação com que vêm desenvolvendo suas funções no sentido de dar o melhor atendimento à nossa população. Isso, Sr. Presidente, porque estão há mil dias sem receber sequer um centavo de aumento salarial, passando pelas dificuldades que passam com os seus minguados salários para tentar sobreviver e manter as suas famílias.

           Sr. Presidente, gostaríamos que o Presidente Fernando Henrique Cardoso prestasse uma homenagem aos servidores públicos, dando-lhes aumento salarial, resgatando a dignidade desses homens e mulheres que integram a Máquina Administrativa Federal. Que os nossos governadores também tivessem a sensibilidade de conceder aumento salarial aos seus servidores para que todos possam comemorar, com emoção, esse dia ímpar na vida nacional. Mas, lamentavelmente, esse gesto certamente não está ocorrendo. E é por isso que o Dia do Servidor Público se transforma num dia da reflexão, de protesto e de luta permanente.

           Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/10/1997 - Página 23071