Discurso no Senado Federal

COMUNICAÇÃO DE SUA SUBSTITUIÇÃO, PELO SENADOR EDUARDO SUPLICY, NAS LIDERANÇAS DO PT E DO BLOCO DE OPOSIÇÃO, A PARTIR DA PROXIMA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINARIA, EM CUMPRIMENTO A PRATICA DE RODIZIO, PASSANDO S.EXA. A EXERCER O CARGO DE VICE-LIDER. (COMO LIDER)

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • COMUNICAÇÃO DE SUA SUBSTITUIÇÃO, PELO SENADOR EDUARDO SUPLICY, NAS LIDERANÇAS DO PT E DO BLOCO DE OPOSIÇÃO, A PARTIR DA PROXIMA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINARIA, EM CUMPRIMENTO A PRATICA DE RODIZIO, PASSANDO S.EXA. A EXERCER O CARGO DE VICE-LIDER. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 13/02/1998 - Página 2927
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, SENADO, SUBSTITUIÇÃO, ORADOR, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), BLOCO PARLAMENTAR, OPOSIÇÃO.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (Bloco/PT-SE. Como Líder. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, gostaria de comunicar à Casa que, dentro da prática do Partido dos Trabalhadores de estabelecer rodízio anual da Liderança, tivemos uma reunião hoje da Bancada do PT onde resolvemos que o Senador Eduardo Suplicy assumirá, no início da próxima Legislatura, a Liderança do PT e do Bloco. No acordo para a formação do Bloco, decidiu-se que a Liderança caberá à Bancada do PT.

A minha Liderança por dois anos foi uma excepcionalidade. Fui Líder do PT em 96. Em 97, meus colegas, na medida em que formamos o Bloco, decidiram que eu deveria continuar na Liderança. Vencidos esses dois anos, estamos encerrando o mandato. É lógico que um cargo de Líder traz muitas vantagens, de exposição, de referência, mas também traz mais responsabilidade e mais trabalho.

Gostaria de agradecer a todos os companheiros do Bloco o apoio que tive durante esse mandato. Gostaria de agradecer também a convivência com os Líderes da base governista, porque desde meu primeiro pronunciamento nesta Casa, no início de 95, disse que não abriríamos mão da defesa das idéias, seríamos duro nessa defesa, mas que procuraríamos sempre manter um relacionamento cordial com todos os colegas. Acredito que tenhamos conseguido atingir esse objetivo.

Comunico, portanto, oficialmente à Casa que, a partir da próxima Sessão Legislativa, o Senador Eduardo Suplicy assumirá a Liderança do PT.

           Quero dizer que, numa demonstração de que o nosso Partido está cada vez mais enraizado em todo o País, o pequenino Estado de Sergipe, pelo menos em termos de Oposição, continua no poder. Deixo a Liderança do Senado, mas o companheiro Marcelo Deda, do PT de Sergipe, assume a Liderança do nosso Partido na Câmara dos Deputados. Nós, sergipanos, pedimos desculpas aos outros Estados, mas, em termos de Oposição, continuamos no poder.

           Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

           Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/02/1998 - Página 2927