Discurso no Senado Federal

APOIO A POLICIA NAS INVESTIGAÇÕES NECESSARIAS PARA A APURAÇÃO DOS FATOS ENVOLVENDO AS ESCUTAS CLANDESTINAS. HOMENAGEM PELO TRANSCURSO, NO DIA 16 DE NOVEMBRO ULTIMO, DOS 34 ANOS DA POLICIA FEDERAL.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • APOIO A POLICIA NAS INVESTIGAÇÕES NECESSARIAS PARA A APURAÇÃO DOS FATOS ENVOLVENDO AS ESCUTAS CLANDESTINAS. HOMENAGEM PELO TRANSCURSO, NO DIA 16 DE NOVEMBRO ULTIMO, DOS 34 ANOS DA POLICIA FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/1998 - Página 16824
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, POLICIA FEDERAL.

O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vou procurar ser breve. Para tanto, peço que V. Exª considere como lido, Sr. Presidente, um pronunciamento que eu faria com mais calma. Eu não poderia deixar passar em branco o 34º aniversário da Polícia Federal, que ocorreu em 16 de novembro deste ano, numa hora difícil, em que este Senado Federal estava a discutir os problemas do grampo e do falso dossiê e toda essa trama que amargurou tanto o Presidente e - acredito - as Lideranças desta Casa também, pela forma como foi dimensionada, através da imprensa, para a população, ficando ainda algumas nuvens sem esclarecimento.  

Com a determinação presidencial de que a Polícia Federal tem a obrigação constitucional de apurar esses fatos, devem ser-lhe oferecidos todos os meios para que ela possa, em uma investigação interna e em uma investigação internacional, buscar os dados levantados pelo dossiê - praticamente, hoje, com informações de peritos de que são documentos falsos -, buscar quem elaborou, já que deve haver a mão de alguém, o pagamento de alguém interessado nisso. A Polícia Federal, sem dúvida nenhuma, já está em campo, agindo, e deverá ter todo o apoio.  

Por isso, gostaria de deixar registrado, nos Anais desta Casa, o aniversário da Polícia Federal. Fiz um pequeno histórico de como ela surgiu, das suas dificuldades, de como funciona hoje e de toda a gama de responsabilidades que tem, principalmente no combate ao crime organizado, ao contrabando, que tanto têm influenciado o equilíbrio da balança brasileira, ao tráfico de drogas, que, infelizmente, tem sido avassalador nos grandes centros urbanos, com a venda indiscriminada principalmente do crack, ao contrabando de armas, que tem alimentado as grandes quadrilhas. São, portanto, missões importantes.  

E temos certeza de que o Governo tem olhado com carinho e tem devotado todo o interesse à Polícia Federal, para que possa se aparelhar e combater esses crimes que tanto mal fazem à sociedade brasileira.  

Portanto, peço a V. Exª que considere lido o meu pronunciamento e agradeço a atenção.  

***************************************************************************** 

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR ROMEU TUMA:  

****************************************************************************** 

 

P P -


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/1998 - Página 16824