Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO, A PARTIR DE AMANHÃ ATE O PROXIMO DIA 10 DO CORRENTE MES, DE SEMINARIO SOBRE CLONAGEM E TRANSGENICO, INICIATIVA DAS COMISSÕES DE ASSUNTOS SOCIAIS E DE ASSUNTOS ECONOMICOS. (COMO LIDER)

Autor
Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • REALIZAÇÃO, A PARTIR DE AMANHÃ ATE O PROXIMO DIA 10 DO CORRENTE MES, DE SEMINARIO SOBRE CLONAGEM E TRANSGENICO, INICIATIVA DAS COMISSÕES DE ASSUNTOS SOCIAIS E DE ASSUNTOS ECONOMICOS. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 08/06/1999 - Página 14640
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SENADO, DISCUSSÃO, QUESTIONAMENTO, CLONE, ALTERAÇÃO, GENETICA, SEMENTE, ESPECIFICAÇÃO, SOJA.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PPB-TO. Como Líder. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a minha intervenção, nesta tarde, é simplesmente para lembrar aos nobres pares que, amanhã, terá início a realização do seminário sobre clonagem e transgênicos, atendendo a um requerimento de nossa lavra, apoiado e aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais.  

A idéia, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é trazer para o âmbito do Congresso Nacional, foro legítimo para a discussão das questões que interessam ao povo brasileiro, temas que já estão sendo muito discutidos em outros países e, no Brasil, por outros segmentos: as comunidades científica e acadêmica, os setores interessados na produção de alimentos e em outros ramos da indústria. Enfim, a discussão já corre larga no Brasil e vem ao encontro dos interesses da sociedade brasileira.  

Entendemos que, antes de produzirmos e apresentarmos projetos sobre a clonagem de seres vivos e dos transgênicos em território brasileiro, devemos discutir o assunto de forma aprofundada, trazendo ao conhecimento dos Srs. Parlamentares o sentimento e o pensamento da comunidade científica, que vem dando grandes contribuições e propiciando avanços impressionantes, principalmente com relação à saúde e à agricultura, haja vista as questões hoje bastante candentes na discussão com relação à soja transgênica.  

Já começa a tomada de posições tanto dentro, quanto fora do Brasil. Sendo assim, precisamos discutir, de forma mais aprofundada, o que entendemos ser importante para o uso da sociedade, sem comprometimento da saúde e do meio ambiente e de que forma poderemos propiciar a continuidade dos estudos científicos e tecnológicos com vistas aos aspectos da clonagem e dos transgênicos.  

Aproveito a oportunidade para convidar os Srs. Senadores a participar desse seminário e da audiência pública promovida pelas Comissões de Assuntos Econômicos e de Assuntos Sociais, no dia 10, após o encerramento do seminário.  

Essa seqüência de trabalhos e de discussões trará certamente subsídios e elementos necessários ao grande debate que deverá ocorrer no âmbito do Senado e, depois, do Congresso Nacional, sobre transgênicos e clonagem.  

Sr. Presidente, esse assunto tem despertado o interesse da Casa, principalmente do Senador Osmar Dias, um experto no assunto, da Senadora Marina Silva e de outros nobres Parlamentares que, por certo, darão uma contribuição muito grande quando da discussão nesse seminário e, posteriormente, no âmbito das Comissões e do plenário desta Casa.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/06/1999 - Página 14640