Discurso no Senado Federal

TRANSCURSO, HOJE, DO DIA DO MEDICO, OPORTUNIDADE EM QUE SE CONGRATULA COM A CATEGORIA. (COMO LIDER)

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • TRANSCURSO, HOJE, DO DIA DO MEDICO, OPORTUNIDADE EM QUE SE CONGRATULA COM A CATEGORIA. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/1999 - Página 27828
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, MEDICO, OPORTUNIDADE, CONGRATULAÇÕES, RECONHECIMENTO, ESFORÇO, CATEGORIA PROFISSIONAL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB - RR. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra pela Liderança do meu Partido para registrar, com muita satisfação, que hoje, dia 18 de outubro, é o Dia do Médico.  

Trata-se de um dia importante para reflexão não só do trabalho abnegado que fazem homens e mulheres brasileiros por todo o nosso País, mas pela necessidade que temos ainda de enfrentar nos âmbitos político, administrativo, econômico e social para que a saúde pública seja um direito de todo cidadão. Temos a consciência de que há muito por fazer.  

Na data de hoje, em nome do PSDB, não poderia deixar de registrar meu aplauso e meu reconhecimento ao esforço abnegado e anônimo de milhares de médicos do nosso País.  

Sou de uma região pobre do Estado de Roraima que talvez seja um pouco da síntese das dificuldades de todo o nosso País. Lá há médicos abnegados exercendo sua profissão com muita dificuldade em vicinais, vilarejos, procurando, contudo, levar o conforto e a saúde à população mais pobre da minha região.  

Em nome desses médicos de Roraima e de todos os médicos do Brasil, quero parabenizar a categoria e dizer que reconheço o seu esforço e sei que hoje existem milhares de médicos malremunerados, trabalhando em péssimas condições, que há comunidades sem assistência médica e, portanto, desafios enormes a vencer. Todavia, indubitavelmente, com o preceito do Juramento de Hipócrates e com a dedicação de cada médico à sua vocação de curar, este País vai trilhar caminhos cada vez melhores na área da saúde pública, principalmente para darmos vida ao Texto Constitucional, que garante saúde decente para todos.  

Portanto, no Dia do Médico, em nome do PSDB, quero felicitar todos esses profissionais e dizer-lhes da minha confiança na sua constante luta pela melhoria das condições de saúde de nosso País, tornando-a digna a todos os habitantes, quer das principais cidades, quer dos rincões mais distantes da nossa Pátria.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 

N


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/1999 - Página 27828