Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DA PREFEITA DA CIDADE DE MUNDO NOVO, MS, MARIA DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR.

Autor
Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DA PREFEITA DA CIDADE DE MUNDO NOVO, MS, MARIA DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/1999 - Página 29678
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MARIA DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR, PREFEITO, MUNICIPIO, MUNDO NOVO (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), VITIMA, HOMICIDIO.
  • REPUDIO, VIOLENCIA, IMPUNIDADE, BRASIL, DEFESA, URGENCIA, INVESTIGAÇÃO, CRIME.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PPB - TO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, acompanhei com atenção os requerimentos apresentados pelos nobres Senadores Ramez Tebet e Lúcio Alcântara, que receberam o apoiamento e a solidariedade de muitos de nossos pares aqui presentes.

Em nome do Partido Progressista Brasileiro e em nome da brava gente tocantinense, que tenho a honra de nesta Casa representar, gostaria de registrar a nossa solidariedade aos munícipes de Mundo Novo, à brava gente matogrossense do sul e aos familiares da prefeita Dorcelina Folador, brutalmente assassinada neste final de semana. Também gostaria de registrar, Sr. Presidente, que não podemos nos conformar com atitudes brutais como essa, que se repetem no nosso País, banalizando o crime, atitudes que afloram a violência na sociedade brasileira no mais intenso furor.

Pela estatura moral, pela condição de liderança que a Prefeita assumiu na sua brilhante trajetória de vida pública, conquistando a confiança dos seus munícipes, conquistando a confiança do povo, do Município que dirigia, não poderia, Sr. Presidente, ter as suas idéias contestadas de forma tão rasa, de forma tão bruta. Que sociedade é essa em que vivemos, em que as idéias não são combatidas no plano das idéias, em que artifícios e expedientes inomináveis, como o que acaba de ser praticado contra a Prefeita, começam a grassar neste País de forma acentuada. Ainda não nos fugiu da mente a situação degradante provocada pela juventude do nosso País na última rebelião da Febem.

Essa situação em que assistimos jovens, cujo caráter ainda em fase de formação, inspirados diabolicamente não sei por que, praticando atrocidades, crimes atrozes, como se fossem meliantes experimentados, precisa merecer uma reflexão aprofundada desta Casa. As instituições públicas e os seus dirigentes precisam efetivamente adotar urgentes providências para que essa situação se reverta, para que o crime praticado contra a Prefeita Dorcelina seja imediata e profundamente investigado, apurado, punidos os seus responsáveis. E medidas que possam combater a violência, que toma proporções estarrecedoras neste País, também mereçam a atenção de todos, inclusive desta Casa e dos segmentos públicos diretamente ligados, sob a sua responsabilidade ou sob a responsabilidade de quem está na condução das ações que devem assegurar a segurança do cidadão brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/1999 - Página 29678