Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO DO OCTOGESIMO ANIVERSARIO DO JORNAL GAZETA MERCANTIL.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2000 - Página 7573
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, QUALIDADE, LIBERDADE, IMPRENSA, ESPECIFICAÇÃO, AREA, ECONOMIA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB – RR) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, a passagem dos oitenta anos da Gazeta Mercantil , ocorrida no último dia 3 de abril, é acontecimento tão auspicioso que transcende a imprensa em geral, adquirindo relevância compatível com os grandes feitos da própria História do Brasil. Não há, aqui, qualquer ponta de exagero ou de elogio gratuito. Com efeito, esse agora octogenário veículo de comunicação integra nossa História como poucos conseguem fazer: ao mesmo tempo em que testemunha a passagem do tempo, exerce notável influência nas ações e no pensamento dos que constróem nosso País.  

Creio residir nesse ponto a marca indelével da trajetória da Gazeta Mercantil . Em suas oito décadas de existência, pôde presenciar – e noticiar – a extraordinária transformação pela qual passou o Brasil, ao longo do século XX. Especializado nos temas econômicos e financeiros, porém sem deixar de oferecer aos seus leitores a visão mais abrangente que se espera de um bom jornal, a Gazeta praticamente assistiu ao surgimento de nosso primeiro surto industrial deste século, facilitado, entre outras razões, pelas circunstâncias geradas pela Grande Guerra de 1914. De lá para cá, a tudo acompanhou com competência e sabedoria, muitas vezes antevendo os passos que seriam traçados pelo desenvolvimento nacional.  

Dia após dia, soube a Gazeta Mercantil acompanhar e documentar o progresso que o Brasil foi capaz de edificar. Assim, mais que ninguém, constituiu-se na memória viva de uma economia que, se em 1920 mal comportava esparsas fábricas a produzir alimentos, bebidas, tecidos e pouquíssimas máquinas, localizadas em alguns bairros de São Paulo e do Rio de Janeiro, chega ao ano 2000 produzindo de agulha a avião, com unidades produtoras espalhadas por todas as regiões do País.  

Sendo fiel intérprete do progresso brasileiro, a Gazeta Mercantil jamais se esqueceu do outro lado da História: suas criteriosas análises – diariamente presentes em suas páginas – e as estupendas reportagens especiais – que fazem do jornal área cativa de matérias exclusivas – sempre mostraram os desníveis e as desigualdades que o desenvolvimento não foi capaz de superar. Ao fazê-lo, jamais se fixou apenas na crítica: apontar caminhos sempre foi sua especialidade!  

Há outro traço na caminhada da Gazeta Mercantil que gostaria de aqui ressaltar. Reporto-me à monumental capacidade que sempre teve de entender o Brasil como integrante de uma comunidade internacional. Assim, seu espaço informativo e de análise pautou-se pela evidência de que a economia contemporânea é um processo global, com isso oferecendo ao Brasil bases mais sólidas para melhor compreender as relações econômicas mundiais.  

Esse cosmopolitismo da Gazeta, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, é que a faz contemporânea do mundo. Não por acaso, apenas para ficarmos nos tempos mais atuais, basta lembrar ser ela quem oferece ao público brasileiro a mais completa cobertura jornalística acerca da América Latina, especialmente do MERCOSUL; traduz e edita, mensalmente, a mais respeitada publicação referente à política internacional que se conhece na imprensa mundial; semanalmente, oferece aos seus leitores um caderno cultural que merece ser colocado entre os mais inteligentes e completos de nossa imprensa. Por fim, bastar lembrar seu catálogo de publicações, como os relatórios, índices e suplementos, para se ter idéia da dimensão de seu trabalho.  

Competência, correção e credibilidade são termos absolutamente adequados para qualificar a Gazeta Mercantil . São oitenta anos de integral fidelidade ao compromisso de testemunhar, divulgar, analisar e influenciar o desenvolvimento do Brasil. São oitenta anos buscando aperfeiçoar-se continuamente para oferecer ao leitor um produto de altíssima qualidade. São oitenta anos de coragem para enfrentar as adversidades e garra suficiente para superá-las.  

Credibilidade. Não me ocorre termo melhor para definir a Gazeta Mercantil . Em um mundo em que tantos procuram sofregamente conquistar uma determinada imagem, a Gazeta busca ter um elevado conceito. Como poucos, ela o conseguiu. Em louvor a esse conceito construído com muito trabalho e profunda seriedade é que deixo aqui meus mais efusivos cumprimentos a todos os que, ao longo de oitenta anos, emprestaram sua competência à Gazeta Mercantil , fazendo dela referência nacional de jornalismo confiável, inteligente e dinâmico.  

Parabéns e longa vida, Gazeta Mercantil ! 

Muito obrigado.  

 

jj


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2000 - Página 7573