Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

PARTICIPAÇÃO DE S.EXa. NA INAUGURAÇÃO DE DELEGACIA DA POLICIA FEDERAL NA CIDADE DE JATAI/GO.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • PARTICIPAÇÃO DE S.EXa. NA INAUGURAÇÃO DE DELEGACIA DA POLICIA FEDERAL NA CIDADE DE JATAI/GO.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2000 - Página 7619
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, INAUGURAÇÃO, DELEGACIA, POLICIA FEDERAL, MUNICIPIO, JATAI (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, COMBATE, TRAFICO, DROGA, CRIME ORGANIZADO.
  • CUMPRIMENTO, ANTONIO RICARDO CARVALHO, DIRETOR, POLICIA FEDERAL, HUMBERTO MACHADO, PREFEITO, MUNICIPIO, JATAI (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, tive a felicidade, ontem pela manhã, de participar de um importante ato público na cidade de Jataí, no rico e próspero sudoeste de Goiás. Juntamente com o diretor-geral da Polícia Federal, Agílio Monteiro Filho, participei da inauguração de uma nova delegacia da Polícia Federal, que muito irá contribuir com o combate ao narcotráfico e ao crime organizado, que se utilizam daquela região como ponto de apoio e de passagem para outras regiões e outros países.  

Há alguns meses, junto com o prefeito de Jataí, Humberto Machado, e o deputado federal Geovan Freitas, lutávamos para conseguir esta obra para o município. Localizada no sudoeste de Goiás, Jataí fica num ponto estratégico para os narcotraficantes. É o caminho preferencial de rotas que saem da Bolívia e do Norte do país com destino a São Paulo, ao Rio de Janeiro, à região Sul e a outros países da América do Sul e, naturalmente, rota preferencial também para o tráfico que faz o caminho inverso, ou seja, do Sul para o norte e a Bolívia.  

Esses fatores geográficos estão contribuindo para um aumento do consumo de drogas e da violência urbana nessa região, que é estratégica do ponto de vista econômico do Estado, por abrigar os municípios que mais produzem grãos em todo o Centro-Oeste e para onde estão migrando as grandes agroindústrias do Brasil e de outros países. É um fator sério que, se não fosse combatido, poderia atrapalhar o espetacular desenvolvimento que tem alcançado nos últimos anos o sudoeste goiano.  

Essa é a terceira delegacia da Polícia Federal em Goiás. Além de Jataí, apenas a capital Goiânia e a cidade de Anápolis possuem uma. Gostaria, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, de cumprimentar o diretor da Polícia Federal, Agílio Monteiro Filho, pela sensibilidade em acolher este pleito do sudoeste goiano. Com sua decisão, concretizada ontem, esta região poderá continuar galgando, com tranqüilidade, índices expressivos de desenvolvimento, contribuindo de forma decisiva para o progresso do Centro-Oeste e do Brasil.  

Aliás, é bom que se diga, o trabalho do doutor Agílio na Polícia Federal tem sido exemplar, merecedor de todos os nossos elogios. Ele assumiu a instituição num momento conturbado, teve pulso firme e competência para pacificar a Polícia Federal em todo o país. Com seu comando seguro, unificou de deu um norte às ações da instituição, que cumpre papel essencial na estrutura de segurança do país. Cumprimento e agradeço também ao ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias, que foi favorável ao nosso pleito.  

Por fim, cumprimento o diretor da Polícia Federal em Goiás, Dr. Antônio Ricardo de Carvalho e o prefeito Humberto Machado, político jovem, extremamente correto e administrador impecável que, com seu trabalho dedicado, tem modernizado o perfil político e administrativo de Jataí.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2000 - Página 7619