Discurso durante a 75ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

DEFESA DA IMPLANTAÇÃO DA HIDROVIA ARAGUAIA - TOCANTINS.

Autor
Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • DEFESA DA IMPLANTAÇÃO DA HIDROVIA ARAGUAIA - TOCANTINS.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2000 - Página 12307
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • IMPORTANCIA, TRANSPORTE INTERMODAL, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO NORTE, REGIÃO CENTRO OESTE, DEFESA, CONSTRUÇÃO, HIDROVIA, RIO ARAGUAIA, RIO TOCANTINS, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, REDUÇÃO, CUSTO, INSUMO.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PPB – TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, continuam as investidas contrárias à implantação da hidrovia Araguaia, que se liga ao Tocantins, e tem a denominação de hidrovia Araguaia-Tocantins.  

Já vem de longe as demandas que impedem a utilização dessa modal viária como meio de transporte, como forma de interligação entre regiões, sob o pretexto de que o estudo de impacto ambiental, uma vez realizado, não o foi com a profundidade necessária que permitisse, de forma clara, avaliar as conseqüências que tal utilização poderia causar aos eventuais danos ao meio ambiente, aos ribeirinhos e à região.  

Entretanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os Estados mediterrâneos, interioranos, como o Estado do Tocantins, que represento nesta Casa, bem como V. Exª, Sr. Presidente, e que têm como vocação econômica natural as atividades ligadas ao setor primário. Nesse particular, a natureza foi extremamente generosa com o Estado do Tocantins, com o Estado do Mato Grosso, com o sul do Pará, com parte do Maranhão, enfim, com essa região que integra o interior do Brasil, conferindo-lhe terras abundantes, férteis, ricas em recursos hídricos, com um nível de insolação de causar inveja a muitos países, com condições edáfico-climáticas extremamente favoráveis ao aproveitamento do potencial econômico da nossa região.  

Entretanto, Sr. Presidente, o vazio demográfico, o abandono e o isolamento ainda são causas fundamentais das dificuldades para a melhoria das condições de vida da nossa população. As regiões mais desenvolvidas, os grandes centros, com densidade demográfica acentuada, apresentam vantagem sobre a nossa região, que só será anulada no momento em que conseguirmos implantar uma modal de transporte de carga pesada a longa distância que permita o acesso aos insumos necessários ao desenvolvimento econômico a um custo mais baixo, para mitigar os gastos de produção e garantir que os produtos sejam colocados, com competitividade, em quaisquer mercados, nacionais ou internacionais.  

No Brasil, equivocadamente, ainda se continua privilegiando a modal rodoviária. E a consulta sobre os interesses de determinadas regiões, em relação a outras, não é feita no mesmo nível e com a mesma importância. A região centro-norte, assim como o País todo, carece de uma mudança em sua matriz de transporte.  

Uma logística de transportes mais consentânea com as exigências de um mercado cada vez mais competitivo tem que envolver a modal rodoviária, mas, seguramente, deve integrá-la às demais modais, que podem permitir maior interligação das diversas regiões do País e comunicação destas com o mercado externo. Portanto, Sr. Presidente, é imperativa a implantação da hidrovia Araguaia–Tocantins, que vai articular-se com as modais rodoviárias existentes na região e também com a ferrovia Norte-Sul.  

É preciso que aqueles que se opõem a sua implantação usem sua inteligência para nos auxiliar a encontrar os meios de fazer com que a hidrovia Araguaia–Tocantins possa, efetivamente, cumprir seu desiderato, atender às necessidades da região e integrar diversas regiões importantes deste País, sem danos ao meio ambiente – causados, por exemplo, pela movimentação do leito do rio, pelo derrocamento ou pelas obras de drenagem – e às populações indígenas que vivem às margens dos rios Araguaia e Tocantins.  

Enfim, não podemos postergar o uso desse importante modal de transporte, para não criarmos obstáculos ao desenvolvimento de uma importante e rica região deste País e, mais do que isso, Sr. Presidente, não impedirmos que milhares e milhares de brasileiros usufruam dos benefícios do progresso e do desenvolvimento que, seguramente, a transformação da logística de transporte nessa região haverá de produzir.  

Veja V. Exª que os insumos utilizados em nossa região, para o estabelecimento de um sistema de produção consistente, são originários, basicamente, da Região Sudeste e transportados pela modal rodoviária – tratores, implementos agrícolas, defensivos, fertilizantes, roupa, medicamento, alimento –, fazendo com que o custo de produção seja mais elevado, contribuindo para que tenhamos dificuldade de colocar nossos produtos em outras regiões.  

Portanto, Sr. Presidente, fica registrado o meu sentimento de indignação com aqueles que querem impedir a instalação da hidrovia Araguaia–Tocantins a qualquer custo. O que precisamos é dar as mãos, juntar os esforços de todos, para que haja integração nacional e brasileiros dos quatro quadrantes tenham direito aos mesmos benefícios daqueles que mourejam nas regiões mais desenvolvidas do Brasil.  

Era o que queria registrar nesta manhã, Sr. Presidente.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2000 - Página 12307