Discurso durante a 118ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem póstuma ao deputado estadual professor José Luciano da Fonseca.

Autor
Iris Rezende (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Iris Rezende Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem póstuma ao deputado estadual professor José Luciano da Fonseca.
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2000 - Página 18555
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE LUCIANO DA FONSECA, PROFESSOR, DEPUTADO ESTADUAL, ESTADO DE GOIAS (GO).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. IRIS REZENDE (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Goiás está de luto. Um de seus filhos mais ilustres perdeu a vida em trágico acidente automobilístico, comovendo toda uma sociedade que aprendeu a admirá-lo por sua honradez, por seu caráter e por sua dignidade. Refiro-me ao deputado estadual professor José Luciano da Fonseca, homem ilustre que marca definitivamente sua presença em nossa história como um benfeitor que soube lutar bravamente pelas causas maiores de seu povo.

Professor de matemática, pedagogo, homem temente, a Deus, José Luciano participou ativamente da construção de uma das mais belas obras sociais erguidas no Centro-Oeste brasileiro. Trata-se da Sociedade São Vicente de Paulo, da qual era presidente do Conselho Metropolitano e membro do Conselho Deliberativo. Esta organização mantém a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, instituição de saúde que durante décadas vem socorrendo os mais simples e mais humildes, sempre amparando e protegendo os que nada têm, fazendo da solidariedade e do amor um gesto permanente que salva milhares de vidas.

Este apóstolo da Santa Casa dedicou os 71 anos de sua vida a dar as mãos aos necessitados, tratando os doentes, devolvendo a esperança aos enfermos, fazenda a caridade, levando a alegria aos corações desolados.

José Luciano da Fonseca foi um verdadeiro pai que acolhia a todos que o procuravam, sempre dividindo a bênção permanente que recebia de Deus por seus gestos sinceros, por suas atitudes leais, por seu comportamento fraterno, pela chama da amizade que trazia no peito.

Professor nos mais tradicionais colégios de Goiânia, vereador por três mandatos, deputado estadual no seu segundo mandato e forte candidato à Presidência da Assembléia Legislativa, José Luciano alcançou a unanimidade no Estado como exemplo incontestável de político, acima de tudo, honesto.

Jamais utilizou do poder para proveito pessoal. Morreu pobre. Sempre cultivou uma vida humilde. Não lhe interessou a fama e o estrelado. Nunca se deixou corromper. Homem íntegro, reto, de caráter irretocável. Homem honrado, digno. Homem religioso que soube amar a Deus em profundidade e em graça. Cultivador da paz. Semeador da vida.

Em artigo publicado nesta segunda-feira no conceituado jornal goiano Diário da Manhã, o seu editor-geral, Jornalista Batista Custódio, um dos mais respeitados de Goiás, assim se refere ao professor José Luciano da Fonseca:

"Apóstolo da discrição, pouco se ouvia falar sobre o político José Luciano Fonseca, porque vivemos uma época de propagação absoluta dos escândalos; embora, numa temporada de corrupções assim, a honestidade deste homem público chega a ser uma novidade que devesse chamar todas as atenções. Era uma lição de dignidade nas salas de aula, durante os 40 anos como professor de matemática, e um idealista, como fundador do Educandário Campinas, da Escola Meu Caminho, do Instituto Brasiliense e da Escola Modestina Fonseca. Foi um exemplo de decoro nas sessões da Câmara Municipal de Goiânia nas três legislaturas de vereador que se reelegeu, sempre com maior número de votos. Ele se impôs como modelo de decência no plenário da Assembléia Legislativa, nos dois mandatos de deputado, onde seus discursos pautaram-se pela coerência de seus atos justos e cujo comportamento do político não era diferente da conduta do cidadão. E, mais que professor e político, foi-nos um ensinamento de vida".

Estas palavras, Sr. Presidente, expressam de maneira profunda a conduta irrepreensível e a fecundidade moral deste homem que fez história em Goiás, reunindo o que de mais precioso existe na vida: o amor e a honestidade.

José Luciano deve servir de espelho para toda uma geração que já não mais suporta conviver com as falcatruas e as mazelas dos governantes.

Ele é uma luz a apontar os verdadeiros caminhos da ética e da honradez sem limites.

Goiás jamais se esquecerá deste professor humilde, deste político puro que conseguiu a proeza de jamais reunir um só inimigo, um só adversário.

Ele nos mostra que é possível "fazer o bem sem olhar a quem"; que é possível ser solidário permanentemente; que é possível acolher mesmo diante de grandes dificuldades.

A sua perseverança e a sua devoção aos mais pobres nos comovem e nos tocam fortemente.

Assim, é com muita justiça que o Senado da República presta esta homenagem ao deputado estadual, ao professor José Luciano da Fonseca. Uma homenagem carregada de emoção. Uma homenagem que tem a cor da paz.

           Desta forma, nos associamos aos seus familiares, aos amigos e à legião de admiradores que aprenderam a caminhar junto com este homem de feições simples, que construiu com seu suor a grande obra da vida que irradia no coração do Brasil.

Muito Obrigado.

 


C:\Arquivos de Programas\taquigrafia\macros\normal_teste.dot 5/9/246:29



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2000 - Página 18555