Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PREFEITO MUNICIPAL DA CIDADE DE SENADOR GUIOMARD.

Autor
Nabor Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Nabor Teles da Rocha Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PREFEITO MUNICIPAL DA CIDADE DE SENADOR GUIOMARD.
Aparteantes
Júlio Eduardo.
Publicação
Publicação no DSF de 03/02/2001 - Página 278
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MANOEL GOMES SOCORRO DA SILVA, PREFEITO, MUNICIPIO, SENADOR GUIOMARD (AC), ESTADO DO ACRE (AC).

O SR. NABOR JÚNIOR (PMDB - AC. Para encaminhar a votação.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, é com grande pesar que registro, da tribuna do Senado Federal, o falecimento do Prefeito Manoel Gomes Socorro da Silva, ocorrido na última quarta-feira, dia 31 de janeiro, em sua cidade, Senador Guiomard, no Acre.

Manoel Gomes, nome pelo qual era particularmente conhecido por todos os seus munícipes, exerceu o primeiro mandato de Prefeito até o dia 31 de dezembro último, e, logo em seguida, assumiu o segundo mandato, em decorrência da sua reeleição para aquele cargo. E o fato de ter sido reeleito Prefeito de um importante município do meu Estado, distante 25 quilômetros da capital, Rio Branco, demonstra o reconhecimento e a aprovação ao seu desempenho no cargo, no período de 1997 a 2000.

Manoel Gomes Socorro da Silva era advogado militante no Município de Senador Guiomard. Homem de índole totalmente afeita ao diálogo, tranqüilo, não tinha inimigos políticos; em toda a sua vida, dedicou-se, basicamente, à sua profissão de advogado e às suas responsabilidades como Prefeito de Senador Guiomard, sem prejuízo de ser um extremado chefe de família.

Por isso, todos lamentamos vê-lo, de repente, colhido - ainda relativamente moço - pelo fulminante infarto do miocárdio, que ocasionou o seu óbito.

Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero deixar consignadas as minhas sentidas condolências à família enlutada, ao povo generoso de Senador Guiomard e a todos aqueles que desfrutavam do convívio e da amizade do Prefeito Manoel Gomes Socorro da Silva. E, em respeito a seu talento e sua dedicação às causas do povo, requeri à Mesa que fosse consignado nos Anais do Senado Federal um voto de profundo pesar por esse infausto acontecimento e que fossem transmitidos à família enlutada e ao povo de Senador Guiomard, por intermédio da Câmara Municipal, os sentimentos de pesar do Senado Federal.

O Sr. Júlio Eduardo (Bloco/PV - AC) - Permite V. Exª um aparte?

O SR. NABOR JÚNIOR (PMDB - AC) - Concedo o aparte ao nobre Senador Júlio Eduardo, com muito prazer.

O Sr. Júlio Eduardo (Bloco/PV - AC) - Agradeço pela sua consideração, Senador Nabor Júnior. O Prefeito Manoel Gomes que, com sua reeleição, comprovou sua aceitação popular, visto que não existe atestado maior do que esse, sempre teve uma conduta política serena. Levou o desenvolvimento a Senador Guiomard e teve uma inserção popular muito grande. Foi nosso parceiro na Frente Popular do Acre no seu primeiro mandato, o que foi muito importante para que o nosso projeto caminhasse e crescesse no Estado. Mesmo que estivesse em São Paulo, na porta do Incor, o episódio não teria outro desfecho. E essa situação é decorrência de uma história tristemente amazônica, o fato de ser portador de cirrose hepática, devido à hepatite B, doença endêmica no nosso Norte. A cirrose, por todas as alterações que causa, leva a uma instabilidade circulatória que faz com que os portadores dessa doença fiquem mais sensíveis às alterações miocárdicas e, portanto, candidatos mais prováveis ao infarto. Esses fatores serviram para que esta doença endêmica, a hepatite, levasse precocemente uma pessoa com qualificação profissional honrada, uma importante aceitação popular - razão de sua carreira política -, aos patamares superiores do Universo. Solidarizo-me, portanto, com a manifestação de pesar de V. Exª, reafirmando que o Estado do Acre perde um político sereno, que certamente teria um grande futuro. Porém, seu exemplo servirá para a classe política local. Muito obrigado.

O SR. NABOR JÚNIOR (PMDB - AC) - Agradeço a interferência de V. Exª no meu modesto pronunciamento, para emprestar a sua solidariedade, o seu pesar, pelo prematuro falecimento do Prefeito Manoel da Gomes da Silva, que integrava os quadros do Partido da Frente Liberal e também a coligação MDA - Movimento Democrático Acreano, bandeira hoje levantada em conjunto por meu meu Partido, o PMDB, pelo PPB e pelo PFL.

Fica, então, aqui, Sr. Presidente, o registro do falecimento do Prefeito do Município de Senador Guiomard, no Estado do Acre, Manoel Gomes Socorro da Silva.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/02/2001 - Página 278