Discurso durante a 14ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOSE CRUCIANO DE ARAUJO, EX-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS E EX-DEPUTADO FEDERAL PELO ESTADO DE GOIAS.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOSE CRUCIANO DE ARAUJO, EX-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS E EX-DEPUTADO FEDERAL PELO ESTADO DE GOIAS.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2001 - Página 3081
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE CRUCIANO DE ARAUJO, PROFESSOR, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS (UFGO), EX-DEPUTADO, ESTADO DE GOIAS (GO), APRESENTAÇÃO, VOTO DE PESAR, FAMILIA.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, requeri, em nome dos três Senadores de Goiás - Mauro Miranda, Iris Rezende e no meu próprio -, o voto de pesar pelo falecimento do professor José Cruciano de Araújo, ex-reitor da Universidade Federal de Goiás e ex-Deputado Federal pelo meu Estado e, coincidentemente, pela minha cidade de Jataí, no sentido de apresentar as condolências à família enlutada.

A morte do professor José Cruciano de Araújo causou grande comoção em todo o Estado de Goiás. Homem público respeitado, dedicou toda a sua vida à carreira pública e também à educação. Foi secretário de educação do Estado, reitor da Universidade Federal de Goiás - inclusive foi quem implantou, ou lutou pela implantação, dos campi universitários no interior de Goiás, hoje Jataí e Catalão - e Deputado Federal, repito, pela minha cidade de Jataí, no sudoeste goiano, e também pertenceu aos quadros do Ministério Público estadual.

José Cruciano de Araújo foi uma daquelas pessoas abnegadas, que venceu na vida pelo seu esforço pessoal, sua capacidade de trabalho, seu talento, sua competência e sua honestidade. O professor José Cruciano de Araújo foi o grande responsável pela implantação da reforma universitária implementada na Universidade Federal de Goiás no final de década de 70, que culminou, sem dúvida nenhuma, com a implantação de várias unidades de ensino no interior do Estado, uma ação que permitiu o acesso de milhares de jovens ao ensino superior.

Nascido na tradicional cidade de Goiás, José Cruciano de Araújo descende de uma importante família de intelectuais e escritores goianos. Era filho de Léo Lince, o príncipe dos poetas goianos. O seu passamento representa uma enorme lacuna na vida pública e intelectual do Estado, mas deixa, certamente, um legado fundamental para as futuras gerações: o exemplo da dedicação, da simplicidade e da honestidade.

José Cruciano era casado com a Drª Ana Teresa de Araújo, também pertencente a uma família tradicional de Jataí, a família Carvalho, filha de um grande engenheiro, também um dos pioneiros da cidade de Jataí, Dr. Silvestre Carvalho. Ele, portanto, deixa viúva a Drª Ana Teresa de Araújo e sete filhos, que são também exemplos para Goiás de pessoas honradas, de pessoas distintas e brilhantes sob todos os aspectos.

Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, deixo aqui o meu voto e os votos dos Senadores Mauro Miranda e Iris Rezende de profundo pesar à família enlutada do nosso queridíssimo ex-Deputado Federal e ex-reitor, o professor José Cruciano de Araújo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2001 - Página 3081