Discurso durante a 100ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem ao Exército Brasileiro, que comemora, amanhã, o Dia do Soldado.

Autor
Pedro Ubirajara (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Pedro Ubirajara de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Exército Brasileiro, que comemora, amanhã, o Dia do Soldado.
Aparteantes
Lindberg Cury, Maguito Vilela.
Publicação
Publicação no DSF de 25/08/2001 - Página 18380
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, SOLDADO, ELOGIO, ATUAÇÃO, FORÇAS ARMADAS, HISTORIA, BRASIL, AUMENTO, PARTICIPAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DEFESA, SOBERANIA NACIONAL.
  • HOMENAGEM, BATALHÃO, ENGENHARIA, MUNICIPIO, AQUIDAUANA (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. PEDRO UBIRAJARA (PMDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, outro dia, nesta Casa, foi aprovado um projeto de lei, para que o nome do patrono do Exército, o Duque de Caxias, figurasse num monumento aos heróis deste País.

            Por ser amanhã o Dia do Soldado, venho aqui dar minha parcela de civismo, relembrando alguns fatos que naturalmente fazem desse um dia especial para as Forças Armadas.

            Aproximamo-nos, mais uma vez, da Semana da Pátria, em que dedicamos ao Exército e ao seu patrono, o Duque de Caxias, as mais autênticas homenagens.

            Tendo sido sargento da Aeronáutica numa inesquecível quadra de minha vida, toca-me profundamente o entranhado espírito de civismo que marca a vida militar e que aflora mais intensamente na data em que reverenciamos o soldado brasileiro. Este meu pronunciamento, portanto, é a expressão mais verdadeira do respeito e da admiração que dedico ao Exército nacional e às nossas Forças Armadas.

            Nada melhor para iniciar tal manifestação do que levar nossa lembrança ao século XIX, quando, na Guerra da Tríplice Aliança, consolidou-se a imagem militar de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, à qual agregou-se o comportamento de estadista equilibrado, quando por três vezes investido na Presidência do Conselho de Ministros do Império.

            Os valores morais que legou o Duque de Caxias se tornaram máximas do Exército brasileiro, em cujas fileiras vamos encontrar, até os nossos dias, a austeridade, a nobreza de caráter, a coerência de atitudes, a bravura, o patriotismo, o amor à legalidade, a desambição pessoal, a humildade, a honradez, a pureza de costumes, a generosidade, o nacionalismo e a sinceridade.

            Igualmente merecedor de intensa manifestação de apreço nas comemorações em curso é o fato de que, cada vez mais, sentimos a presença dos militares na vida nacional, não da forma distorcida com a qual convivemos em períodos passados, mas com a participação firme e serena de um baluarte em defesa das instituições e da vida democrática, além da crescente integração com as comunidades onde se localizam as guarnições militares, não só do Exército, mas também da Marinha e da Aeronáutica.

            Na realidade dinâmica da sociedade moderna, com seu incrível ritmo de transformações, impõe-se situar o Exército - e, por que não dizer, o Ministério da Defesa - no lugar que lhe é devido nos cenários nacional e internacional.

            A relevante e indispensável missão do Exército brasileiro, em função de nossa realidade geográfica, assume um significativo grau de complexidade, na medida em que somos um país amazônico, atlântico e platino, abrangendo cenários de características distintas e merecedoras de estratégias adequadas ao exercício da missão constitucional de defesa da paz, ao lado da visão moderna de relacionamento entre as Forças Armadas e a sociedade civil, no intuito da promoção de ações de desenvolvimento e integração social.

            Nos mais longínquos rincões de nosso imenso Brasil, a presença do soldado verde-oliva é marcante e imprescindível, representando a segurança de nossas fronteiras e de regiões menos habitadas, auxiliando os mais necessitados e participando do desenvolvimento do País.

            As unidades militares de Infantaria de Selva e de Engenharia de Construção, por exemplo, são postos de ação militar que representam, mesmo em tempos de paz, a melhor ferramenta disponível para vigilância de suas áreas geográficas de atuação, inclusive quanto à manutenção da soberania nacional sobre territórios que, de outra forma, poderiam estar sendo objeto de invasões populacionais, de depredação econômica e de devastação ambiental.

            Dessa forma, o relacionamento amigo e soberano com os países limítrofes passa, indubitavelmente, pela harmoniosa relação de nosso Exército com o de nossos vizinhos, fato que está sendo atualmente comprovado no âmbito do Projeto Colômbia, em que estamos todos irmanados na luta contra o narcotráfico internacional.

            Sr. Presidente, poderia estender-me durante muito tempo na avaliação da competente e adequada participação do Exército brasileiro na vida nacional, atributos que merecem a concordância de todos.

            Especificamente, em função de meu mais intenso conhecimento e relacionamento, prefiro sintetizar minhas homenagens aos soldados brasileiros, em seu merecido dia, 25 de agosto, falando sobre uma unidade militar, sediada no meu Estado de Mato Grosso do Sul, na cidade de Aquidauana, portal do pantanal, cujos primórdios se confundem com uma das mais importantes páginas da nossa história militar e cuja presença atual se reveste de fundamental importância para o Estado.

            Refiro-me ao 9o Batalhão de Engenharia de Combate, que pode justamente apregoar o eterno orgulho de ter sido o único batalhão brasileiro a integrar, em sua totalidade, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), levando muitos de nossos irmãos mato-grossenses para os campos de batalha. Por seus feitos na Itália, o 9o Batalhão de Engenharia de Combate foi distinguido com a Citação de Combate, e sua bandeira foi condecorada com a Cruz de Combate de 1a Classe e com a Ordem do Mérito Militar.

            Atualmente, ao lado do desempenho de suas missões convencionais de combate, das atividades logísticas de suprimento e de trabalhos técnicos, o 9o Batalhão tem sido, em Mato Grosso do Sul, um importante elemento de disseminação do papel do Exército, a par de eficiente parceiro das autoridades civis, das organizações sociais e da sociedade em geral, em projetos de infra-estrutura e de ação social.

            O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Permite-me V. Exª um aparte?

            O SR. PEDRO UBIRAJARA (PMDB - MS) - Ouço V. Exª, Senador Maguito Vilela.

            O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Senador Pedro Ubirajara, do nosso querido Estado-irmão, Mato Grosso do Sul, cumprimento-o pelo brilhante pronunciamento que faz. Amanhã, 25 de agosto, comemora-se o Dia do Soldado, o que V. Exª ressalta, inclusive na condição de ex-sargento da gloriosa Aeronáutica. Também servi ao Exército brasileiro, mas como soldado raso. Tirei guarda aqui, por esses palácios todos, em 1970, como soldado da 1a Companhia do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), a Vanguardeira. Tive a honra de ser considerado, naquela época, em 1970, o praça mais distinto do BGP e recebi a barreta correspondente a essa honraria. Sem dúvida, o exército teve uma influência muito grande na minha personalidade, no que diz respeito a civismo, amor à pátria e honestidade. E isso foi muito importante. Saí praticamente da roça para servir em Brasília, à época da morte do Presidente Costa e Silva. Sendo do Batalhão da Guarda Presidencial, fiquei de plantão durante 24 horas por ocasião da doença do Presidente. O Brasil comemora, amanhã, o Dia do Soldado, reverenciando, com muita justiça, aqueles que servem à Pátria e perpetuam o ideal do patrono do Exército brasileiro, o lendário Luís Alves de Lima e Silva, e também os heróis da Aeronáutica e da Marinha. Nunca será demais destacar a dimensão do trabalho que as três instituições militares prestaram, prestam e, sem dúvida, continuarão prestando ao Brasil. V. Exª também fez referências a um projeto de lei de minha autoria, Projeto de Lei nº 82, que inscreve o nome de Caxias no livro dos heróis da Pátria. Penso que faltava nesse livro o nome de Caxias, que foi realmente um herói do nosso Brasil. Concluindo as minhas palavras, manifesto, mais uma vez, o meu respeito e admiração pelos valorosos homens e mulheres que integram as Forças Armadas brasileiras e aqueles que a integraram, como V. Exª, que honrou e dignificou a Aeronáutica brasileira. Meus cumprimentos pelo pronunciamento oportuno de V. Exª.

            O SR. PEDRO UBIRAJARA (PMDB - MS) - Senador Maguito Vilela, seus pronunciamentos sempre trazem uma coerência com a vida militar que V. Exª teve na juventude. Seu patriotismo, civismo, seu amor aos seres humanos, aos brasileiros e principalmente à carreira digna de homem público são demonstrações dessa influência positiva. 

             Homenageando o Nono Batalhão de Engenharia de Combate, como brasileiro e como homem público, Sr. Presidente, pretendo transmitir a todo o Exército Brasileiro, a seus comandantes e, de modo muito especial, a todos os seus praças, as minhas homenagens e a sincera gratidão que todos devemos a essa valorosa força militar.

            O Sr. Lindberg Cury (PFL - DF) - Senador Pedro Ubirajara, se V. Exª me permitir, também gostaria de aparteá-lo.

            O SR. PEDRO UBIRAJARA (PMDB - MS) - Pois não.

            O Sr. Lindberg Cury (PFL - DF) - O aparte feito pelo Senador Maguito Vilela me deixou bastante entusiasmado, pois S. Exª, um homem de profundo conhecimento político, que alcançou os mais altos cargos na história do Estado de Goiás - foi Vereador, Deputado Estadual, Deputado Federal, vice-Governador, Governador do Estado -, vem de público dar seu testemunho de que um dia - e fez questão de dizer - foi soldado raso e prestou serviço ao Governo do Distrito Federal. É importantíssimo que essa informação chegue ao conhecimento daqueles que estão hoje ocupando essas posições tão importantes, pois um dia também poderão ser governadores neste País, como foi o Senador Maguito Vilela. Aproveito também o ensejo e a oportunidade para dizer a V. Exª que foi oportuno o seu pronunciamento. Vivemos, eu pelo menos vivi, em uma época em que o Dia do Soldado era reverenciado por todo o País: havia desfiles, os colégios eram ornamentados, as crianças saíam à rua, havia as fanfarras e também a alegria do povo que acompanhava. Com o decorrer do tempo, lamentavelmente, essa data está sendo esquecida, está se perdendo no tempo e no espaço. V. Exª presta essa homenagem, no Dia do Soldado, ao Patrono do Exército, Duque de Caxias, cuja memória precisa ser reverenciada. Ele, como sabemos, foi pessoa importantíssima na formação do nosso conceito de cidadania, uma vez que colocou a defesa do nosso País acima de tudo Parabéns. Quero, portanto, incorporar minhas palavras ao seu pronunciamento e prestar solidariedade principalmente às instituições democráticas que existem dentro do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Muito obrigado.

            O SR. PEDRO UBIRAJARA (PMDB - MS) - Obrigado, Senador Lindberg Cury. Obrigado, Sr. Presidente.


            Modelo14/30/246:53



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/08/2001 - Página 18380