Questão de Ordem durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

APELO AO PRESIDENTE DO CONGRESSO PARA QUE AGENDE SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A MEMORIA DO EX-GOVERNADOR MARIO COVAS.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SENADO.:
  • APELO AO PRESIDENTE DO CONGRESSO PARA QUE AGENDE SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM A MEMORIA DO EX-GOVERNADOR MARIO COVAS.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2001 - Página 25362
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SENADO.
Indexação
  • REMESSA, REQUERIMENTO, PRESIDENTE, SENADO, ACORDO, CAMARA DOS DEPUTADOS, SOLICITAÇÃO, MARCAÇÃO, SESSÃO SOLENE, HOMENAGEM POSTUMA, MARIO COVAS, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • COMENTARIO, ADIAMENTO, SESSÃO SOLENE, MOTIVO, USO DA PALAVRA, PARTIDO POLITICO, OPOSIÇÃO, CRITICA, GOVERNO.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, toda a Nação sofreu a morte do Governador Mário Covas. Nesta Casa como na Câmara dos Deputados, foram inúmeros os pronunciamentos de pesar pelo falecimento. E aprovou-se moção para homenagear a memória de Mário Covas em uma sessão solene no Congresso Nacional, que se realizaria no dia 16 de maio. No dia 15 de maio, a viúva, os familiares do Governador e muitos convidados, inclusive pela Mesa do Congresso, vieram para cá. Todavia, Sr. Presidente, a sessão não se realizou por questões internas. Dizia-se que Parlamentares da Oposição se valeriam da sessão solene para criticar o Governo.

Sr. Presidente, estou fazendo um requerimento porque penso que V. Exª deve marcar uma sessão solene no Congresso Nacional em homenagem póstuma ao Governador Mário Covas. Não é crível que tenha sido votada uma moção, que tenha sido marcada a data, e que a sessão solene não tenha se realizado. A Srª Lila estava aqui, veio para a sessão solene, e até agora não se fez nada.

Sr. Presidente, faço um apelo. Passarei o requerimento, por escrito, a V. Exª para que, em comum acordo com o Presidente da outra Casa, marque a sessão solene que já foi votada, já foi aprovada, mas ainda não ocorreu.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2001 - Página 25362