Discurso durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMEMORAÇÃO PELOS 29 ANOS DE EXISTENCIA DA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA - EMBRAPA.

Autor
Jonas Pinheiro (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • COMEMORAÇÃO PELOS 29 ANOS DE EXISTENCIA DA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA - EMBRAPA.
Publicação
Publicação no DSF de 01/05/2002 - Página 6831
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ELOGIO, ATUAÇÃO, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO AGRARIO, BRASIL, REGISTRO, EXPOSIÇÃO, TECNOLOGIA, AGROPECUARIA, COMEMORAÇÃO, DATA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JONAS PINHEIRO (PFL - MT) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há quatro anos, tive a honra de dizer neste plenário algumas palavras de saudação a essa prodigiosa empresa brasileira, criada pelo governo federal na década de 70, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Naquela ocasião, estava ela então completando seus 25 anos de existência e já havia conquistado um lugar de destaque entre as empresas de pesquisa no Brasil e no mundo. Seus técnicos e pesquisadores são cobiçados por grandes conglomerados de empresas que lhes pagariam melhor do que paga um órgão público brasileiro, mas eles estão aqui no Brasil, trabalhando nessa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, denominada e conhecida internacionalmente por sua sigla: Embrapa.

            Agora a Embrapa está comemorando 29 anos de existência. Ainda uma jovem empresa, mas com um amadurecimento que muitas outras, mais antigas, não conseguem suplantar.

Naquela época, há quatro anos, já discorri sobre a tenacidade, a obstinação mesmo, e, sobretudo, a competência de seus diretores, de seu corpo técnico, e de sua equipe administrativa, que, apesar das dificuldades inerentes a todos os negócios do Brasil, conseguem, não só manter o bom nome da empresa, mas elevá-lo ainda mais a cada dia e oferecer diferentes e interessantes trabalhos tanto para a área científica quanto para a população de produtores rurais, que recebe com otimismo e esperança as novas tecnologias geradas ali.

Este ano, para comemorar seus 29 anos, a Embrapa, mais uma vez, abre ao público a sua Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida. Nessa exposição, o povo poderá ver e sentir os avanços da tecnologia e os benefícios que ela carreia para a agropecuária. Participam dessa exposição instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras ligadas ao agronegócio - palavra do momento. O agronegócio envolve desde o pequeno ou grande agropecuarista até indústrias de beneficiamento, de transformação do produto, de distribuição desse produto no mercado, e outros. Esses negócios são de grande envergadura e envolvem milhares ou até milhões de dólares, e têm sido mais uma maneira de o Brasil amealhar divisas e de mostrar a sua capacidade de produzir e de gerir seus empreendimentos.

Com esse Programa “Ciência para a Vida”, a Embrapa vai mostrar também ao público em geral, o quanto o governo tem conseguido, por meio dela, em avanços tecnológicos, tanto na agricultura quanto na pecuária. A demonstração desse programa encherá de orgulho a todos nós brasileiros. Ele nos dá a certeza da nossa capacidade, da nossa inventividade, da nossa persistência: qualidades que pensamos, às vezes, não possuir, porque, ao sermos considerados de terceiro mundo, estamos acostumados a encurvar nossa cerviz por causa da baixa estima que temos por nós mesmos e por causa do exacerbado valor que damos aos produtos externos, pelo modismo de gostarmos do que é importado.

A Embrapa serve-nos de exemplo de altivez. É uma empresa brasileira que trabalha para encontrar soluções domésticas para os nossos problemas. Foi assim que ela conquistou o cerrado inóspito e fez dele uma imensa seara, onde se planta e se colhe de tudo, e se criam animais da melhor qualidade. Paralelamente a esse trabalho, a Embrapa se preocupa com a preservação do meio ambiente, com processos próprios de recuperação de áreas degradadas, e com a criação do banco de sêmen de espécies de peixes do Pantanal e técnicas de manejo florestal. No restante do país, a Embrapa trabalha árdua e obstinadamente em pesquisas sobre os mais diversos ramos e necessidades da agropecuária: terras, águas, grãos, sementes, leite, inseminação, melhoria de raças, controle de pragas, aumento de produtividade, e um sem número de outros temas que dizem respeito direta ou indiretamente à produção rural e ao seu agente mais importante - o homem do campo.

Para ensinar o que seja a Ciência e a Tecnologia a serviço da Agricultura de hoje, e a sua importância na vida das pessoas que vivem este momento da História, a Embrapa tem trabalhado com alunos do ensino médio e fundamental, a fim de lhes incutir na mente, desde cedo, a idéia da influência e do mérito dessa trilogia sobre a vida do homem moderno: a agricultura, quase tão antiga quanto o próprio homem, e a ciência e a tecnologia a seu serviço agora.

A Embrapa faz questão de nos mostrar nesta comemoração de 29 anos de trabalho e dedicação outras novidades, como equipamentos recém-criados que permitem produzir minicenouras, bem como outros que compõem minifábricas de processamento de castanha do caju, técnicas que possibilitarão à família rural agregar mais renda ao seu pequeno ganho habitual.

Eu poderia ficar aqui enumerando as reais e práticas conquistas dessa empresa por um longo tempo ainda. Mas o que eu desejo mesmo é enaltecê-la, cantar suas vitórias, que são brasileiríssimas e conseguidas mais pela determinação dos seus componentes do que pela excelência dos seus meios de trabalho ou pelos recursos financeiros que lhes são disponíveis. Sabendo dessas dificuldades financeiras da Embrapa, que chegam a ser prementes, e que obrigam seus pesquisadores a trabalharem com salários até aviltantes diante da seriedade e da importância do seu mister, e a trabalharem até com carência de equipamentos para um desempenho mais rápido e preciso, quero aproveitar esta oportunidade, para apelar ao Governo Federal que ele proporcione à Embrapa, não só reconhecimento e aplauso, mas também verbas em montante suficiente para que suas atividades possam ser desempenhadas sem tanta dificuldade. Com a esperança renovada na sensibilidade do Governo em zelar mais de perto por essa grande empresa, quero deixar aqui registrados os meus parabéns a todos os funcionários da Embrapa, na pessoa de seu Presidente, Dr. Alberto Duque Portugal, e meus votos de continuado êxito no futuro, a fim de que possamos sempre nos orgulhar do trabalho de brasileiros competentes para o Brasil e para o mundo.

Muito obrigado.


Modelo1 7/18/248:26



Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/05/2002 - Página 6831