Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização da convenção nacional da Frente Trabalhista, formada pelo PPS, PDT e PTB, para ratificação da indicação de Ciro Gomes à candidatura para Presidente da República. Transcurso do primeiro dia de debates, hoje, do Seminário sobre Clonagem Humana, no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. (Como Líder)

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Realização da convenção nacional da Frente Trabalhista, formada pelo PPS, PDT e PTB, para ratificação da indicação de Ciro Gomes à candidatura para Presidente da República. Transcurso do primeiro dia de debates, hoje, do Seminário sobre Clonagem Humana, no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 12/06/2002 - Página 11353
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, CONVENÇÃO NACIONAL, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), PARTIDO POPULAR SOCIALISTA (PPS), APOIO, CIRO GOMES, CANDIDATO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
  • INFORMAÇÃO, PROGRAMA, SEMINARIO, SENADO, CLONE, REPRODUÇÃO HUMANA, CONVITE, SENADOR, PARTICIPAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. SEBASTIÃO ROCHA (PDT - AP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, conforme previsto, aconteceu ontem, em Pindamonhangaba, São Paulo, a convenção nacional dos partidos PDT, PTB e PPS, que constituem a Frente Trabalhista e têm como candidato à Presidência da República Ciro Gomes e, à Vice-Presidência, o sindicalista Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical.

Queríamos aqui nos congratular com todas as lideranças políticas e partidárias desses partidos, com as lideranças em geral e com os militantes do PPS, do PDT e do PTB, conclamando todos a caminhar com muita determinação no sentido de dar impulso à candidatura de Ciro Gomes e deixá-lo em condições de eleger-se Presidente da República.

Sempre faço questão de ressaltar que Ciro Gomes é um político preparado para administrar e presidir o nosso País. Por isso, congratulo-me muito especialmente com o presidente do nosso partido, o ex-governador Leonel Brizola, que, como muito bem sabe V. Exª, Senador Osmar Dias, foi quem concebeu essa frente, foi quem, de certa maneira, deu as condições para que essa frente pudesse se consolidar. Hoje, temos a Frente Trabalhista, que realizou sua convenção, e o nosso candidato está em condições de fazer sua campanha.

Aproveito a oportunidade para fazer referência ao Seminário sobre Clonagem, que teve início hoje e está em andamento no Auditório Petrônio Portella. Hoje pela manhã, após a abertura, que contou com a presença dos Senadores Bernardo Cabral e Romeu Tuma, presidentes das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Assuntos Sociais, respectivamente. Tivemos uma mesa sobre “Aspectos Éticos e Conceituais sobre Clonagem Reprodutiva e Terapêutica” e tivemos a conferência do Ministro Ronaldo Sardenberg, da Ciência e Tecnologia, e agora à tarde está em andamento uma mesa sobre “Direito e Clonagem Humana”, que está sendo presidida pelo Senador Leomar Quintanilha.

Hoje, às 16 horas, presidirei uma mesa sobre “Ciência e Clonagem Humana”. Amanhã, teremos mais duas mesas: uma sobre “As Religiões e a Clonagem Humana” e outra sobre “Aspectos Éticos da Clonagem Humana”.

Antes das duas mesas de amanhã, quero destacar depoimentos em favor da clonagem terapêutica que deverão acontecer. Esse é o ponto alto do seminário, sem dúvida nenhuma: são depoimentos de pessoas envolvidas com doenças degenerativas, como esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla e distrofia muscular, por exemplo. Teremos dois depoimentos pela manhã e dois à tarde, a favor da clonagem terapêutica, exatamente para provocar o contraditório, como era desejo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e da Comissão de Assuntos Sociais.

Antes de cada uma dessas duas mesas - religião e ética -, teremos dois depoimentos em defesa da clonagem terapêutica, que contrastarão com as posições já bastante conhecidas das religiões e dos segmentos éticos.

O seminário caminha de acordo com nossas expectativas, e eu convido os colegas Senadores que disponham de algum tempo a comparecer ao Auditório Petrônio Portella na tarde de hoje e durante todo o dia de amanhã.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/30/246:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/06/2002 - Página 11353