Discurso durante a 79ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a elaboração de decreto legislativo pelo Governo, para regulamentar o acordo sobre subsídio aos produtores sucroalcooleiros.

Autor
Jonas Pinheiro (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL.:
  • Preocupação com a elaboração de decreto legislativo pelo Governo, para regulamentar o acordo sobre subsídio aos produtores sucroalcooleiros.
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2002 - Página 10643
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL.
Indexação
  • APREENSÃO, ELABORAÇÃO, LEGISLAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO, ACORDO, SUBSIDIOS, PRODUTOR, REGIÃO NORDESTE, INDUSTRIA, AÇUCAR, ALCOOL, DEFESA, INCLUSÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESTADO DO PARA (PA), ESTADO DE GOIAS (GO), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, CONGRESSO NACIONAL, ORGÃO PUBLICO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), PEDRO PARENTE, MINISTRO, CHEFE, CASA CIVIL, ALTERAÇÃO, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, APLICAÇÃO, RECURSOS, EFETIVAÇÃO, ACORDO, AÇUCAR, ALCOOL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JONAS PINHEIRO (PFL - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estou usando a tribuna para tratar de um assunto de que já tratamos por várias vezes, ao qual retorno neste momento: o setor sucroalcooleiro, sobretudo sobre o problema do álcool no Estado que representamos, o Estado de Mato Grosso, incluindo os Estados de Mato Grosso do Sul, de Goiás, de Tocantins, do Pará, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Por ocasião da votação da emenda constitucional da Cide, entramos em entendimento com o Relator, Senador Romero Jucá, entendimento que passou para a Casa Civil, no Palácio do Planalto, para que todos aqueles compromissos do Cima - Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool, bem como todos os compromissos assumidos por meio do Decreto n.º 3.890, que tratava dos subsídios para o Programa do Álcool no Nordeste e nos Estados já enumerados, estariam contemplados em função daquela emenda que estávamos aprovando.

A Resolução n.º 10 do Cima torna bem claro que, além de o Nordeste ter subsídio à cana-de-açúcar para a produção do álcool, também se incluiriam aqueles Estados que não têm condições de competir com os Estados do Centro-Sul, sobretudo São Paulo e Paraná, na produção de álcool oriundo da cana-de-açúcar.

Dessa forma, Sr. Presidente, os Estados de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Goiás, os Estados do Norte que têm usinas, Pará e Tocantins, bem como os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro teriam também subsídio à cana.

Nestes dias, em função do que aprovamos na emenda da Cide, esse decreto está sendo elaborado. E estamos preocupados, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, porque, na minuta do decreto, não aparece o que estava incluído na Cide, na Resolução n.º 10 do Cima, bem como na Lei n.º 3.890. Se o compromisso era incorporar, no novo decreto, tudo o que estava no Decreto n.º 3.890, não estamos vendo isso consolidado. Portanto, em função do entendimento que tivemos nesta Casa e com os nove Ministérios que faziam parte do Cima, que dava subsídio à cana nesses Estados, bem como concedia subsídios ao transporte para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com o intuito de que o produto desses dois Estados pudesse concorrer com os de outros, o que estamos reclamando hoje é que esse acordo seja cumprido, para que o programa de produção de álcool não venha a perecer, logo agora que ele retorna com nova roupagem, em função das leis, acordos, entendimentos, decretos, portarias que já saíram e que defendem muito bem o setor.

Sr. Presidente, dou essas informações com o fim de pedir o apoio do Senado Federal e do Congresso Nacional, para que lutem conosco pelo acordo. Igualmente, peço o apoio do Ministério da Agricultura, hoje líder do Cima, a quem também está determinado comandar o que antes era da ANP. Já estive pessoalmente com o Ministro Pratini de Moraes e com o Secretário-Geral do Ministério da Agricultura, Dr. Márcio Fortes. E ainda hoje vou à Casa Civil, mais uma vez, encontrar-me com o Ministro Pedro Parente, com o fim de reclamar para que, no decreto que está por sair, sobre a aplicação dos recursos da Cide, sejam efetivados os acordos a respeito do álcool para os Estados brasileiros, sejam do Nordeste ou dos que aqui anunciamos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 7/18/248:25



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2002 - Página 10643