Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Louvor pela assinatura de acordo para a ampliação e modernização do aeroporto de Macapá.

Autor
Papaléo Paes (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Louvor pela assinatura de acordo para a ampliação e modernização do aeroporto de Macapá.
Aparteantes
Duciomar Costa, José Sarney, Renan Calheiros.
Publicação
Publicação no DSF de 11/04/2003 - Página 7188
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ASSINATURA, ACORDO, CARLOS WILSON, EX SENADOR, PRESIDENTE, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), WALDEZ GOES, GOVERNADOR, ESTADO DO AMAPA (AP), AMPLIAÇÃO, MODERNIZAÇÃO, AEROPORTO INTERNACIONAL, CAPITAL DE ESTADO, PRIORIDADE, GOVERNO FEDERAL.
  • PREVISÃO, AUMENTO, TURISMO, INCENTIVO, AREA DE LIVRE COMERCIO, MELHORIA, TRANSPORTE AEREO, REGISTRO, GESTÃO, ORADOR, EPOCA, EX PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, PREPARAÇÃO, AREA, AEROPORTO.

O SR. PAPALÉO PAES (Bloco/PTB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Presidente da Infraero, Dr. Carlos Wilson, assinou com o Governador do Amapá, Sr. Waldez Góes, no último dia 31 de março, o acordo para ampliação e modernização do aeroporto de Macapá.

Finalmente, parece que, depois de oito anos de assinaturas de protocolos de intenções, jamais concretizadas, veremos sair do papel a tão desejada e necessária obra, para que o nosso Estado do Amapá tenha um aeroporto digno de ser considerado internacional.

Assim, Sr. Presidente, venho a esta tribuna louvar vivamente a iniciativa da ampliação e modernização do aeroporto de Macapá. Todos sabemos que nosso potencial turístico receberá sensível impulso de crescimento. A área de livre comércio existente nos Municípios de Macapá e de Santana, cuja criação se deu à firme atuação do Presidente José Sarney, também receberá grande impulso desenvolvimentista, atraindo para o Amapá promissoras formas de geração de riquezas.

Um Estado jovem como é o nosso necessita ser dotado de infra-estrutura, para que seu processo de desenvolvimento não seja retardado inutilmente ou mesmo desnecessariamente prejudicado. E o novo aeroporto é o ponto de partida para que viabilizemos nosso potencial de crescimento.

Srªs e Srs. Senadores, desde o tempo em que fui Prefeito de Macapá, capital do nosso Estado, temos cuidado para que o projeto de ampliação e modernização do aeroporto se realize. Durante meu mandato, providenciei para que fossem liberadas as áreas reservadas ao aeroporto, pelo remanejamento das populações lá instaladas, tendo sempre o cuidado de zelar para que fossem relocadas segundo critérios compatíveis com as exigências da cidadania. Não recorremos a nenhum tipo de força para promover tal remanejamento. Ele foi feito consoante as regras seguidas pela Prefeitura, ou seja, conversando com a população e mostrando a ela o que seria melhor para o Município de Macapá. E, assim, o povo nos atendeu.

Fico ainda mais satisfeito quando leio nota publicada pelo jornal Folha de S.Paulo de 4 de abril, atribuindo declaração ao ex-Senador Carlos Wilson, Presidente da Infraero, de que o investimento no aeroporto de Macapá é prioridade do Governo Lula para o setor de transporte aéreo. A determinação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o primeiro projeto a ser realizado no setor fosse o do Amapá enche-nos de orgulho pela demonstração de apreço das autoridades federais para com todos nós, amapaenses.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, essa obra vital para o desenvolvimento do extremo norte do nosso Brasil compreenderá melhorias, ampliação e modernização do atual terminal de passageiros do aeroporto e construção de uma nova pista de pouso e decolagem que possa receber todo tipo de aeronave. Estaremos, enfim, abertos à recepção de pessoas vindas de qualquer parte do Brasil e também - claro - do exterior.

Até mesmo o transporte de cargas, chegando ou partindo do Amapá, será facilitado. Concluímos que definitivamente é o progresso chegando em passos firmes ao nosso jovem Estado do Amapá.

Não posso, Srªs e Srs. Senadores; deixar de ressaltar a capacidade de catalização do Governador Waldez Góes, que soube unir todas as Bancadas políticas em torno de um projeto de desenvolvimento do Amapá e de toda a região circundante. Em apenas 90 dias, todos os segmentos políticos do Estado estão atuando em conjunto em prol do Amapá e de sua população.

Sr. Presidente, as distâncias que separam quaisquer dois pontos dos Estados Amazônicos entre si e entre eles e os demais centros do Brasil são gigantescas. Fogem mesmo à escala do que ocorre nas demais regiões do País, somente encontrando paralelo no Centro-Oeste.

Por isso, a dotação de nossos Estados e, em particular, do Estado do Amapá de modernos aeroportos que permitam nossa ligação rápida, segura e eficiente com outros pontos do Brasil é algo vital.

O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. PAPALÉO PAES (Bloco/PTB - AP) - Concedo o aparte ao Senador José Sarney.

O Sr. José Sarney (PMDB - AP) - Senador Papaléo Paes, é com imensa satisfação que ouço o discurso de V. Exª - aliás, minha satisfação é dupla. Posso testemunhar, perante esta Casa, o político que V. Exª é, o cidadão correto e respeitado e o médico que tem feito tanta caridade no Estado do Amapá e que exerce um sacerdócio humano e sábio. Na política, tem exercido a sua função com grande seriedade, sendo uma liderança das mais importantes do Estado, haja vista a votação que V. Exª acaba de receber nessa eleição. O discurso de V. Exª faz justiça ao Presidente da Infraero e ao Presidente da República, que determinou o início das obras do aeroporto de Macapá, tão necessário àquele Estado. Muito obrigado.

O SR. PAPALÉO PAES (Bloco/PTB - AP) - Muito obrigado, Senador José Sarney. Fico muito honrado em ouvir de V. Exª, essa figura expressiva da política brasileira, essas palavras para um político que ingressou na vida político-partidária exatamente pela vontade do povo da nossa terra. Agradeço-lhe muito. Isso serve de incentivo para que todos nós que convivemos no dia-a-dia com o povo façamos da política uma forma de servir ao povo. Muito obrigado.

Aproveito, Srª Presidente, mais uma vez, para congratular-me com o povo do Amapá, com o Governador Waldez Góez, com sua equipe de Governo e com o Presidente da Infraero, Dr. Carlos Wilson, por essa iniciativa em tudo e por tudo oportuna para o meu Estado. Espero que possamos brevemente estar recebendo nossos visitantes num moderno e confortável aeroporto em Macapá.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB - AL) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. PAPALÉO PAES (Bloco/PTB - AP) - Concedo o aparte ao Senador Renan Calheiros.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB - AL) - Em nome da Liderança do PMDB, ressalto o papel que V. Exª tem exercido no Senado Federal, sobretudo na defesa dos interesses do seu Estado. V. Exª nos dá uma grande satisfação no convívio que todos temos nesta Casa, e esperamos, juntos, cada vez mais, com as Bancadas dos nossos Partidos, trabalhando diuturnamente, mas pensando sempre no desenvolvimento do nosso País, poder colher os melhores resultados. Parabéns, sinceramente, pela sua atuação.

O SR. PAPALÉO PAES (Bloco/PTB - AP) - Muito obrigado, Senador Renan Calheiros.

O Sr. Duciomar Costa (Bloco/PTB - PA) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. PAPALÉO PAES (Bloco/PTB - AP) - Ouço o aparte do Senador Duciomar Costa.

O Sr. Duciomar Costa (Bloco/PTB - PA) - Senador Papaléo Paes, parabenizo o povo do Amapá mais uma vez. Na sua estréia nesta Casa, eu já falava e cumprimentava o povo do Amapá pela feliz escolha que fez dos seus representantes. Pelo pronunciamento que V. Exª fez hoje, tenho certeza absoluta de que o povo de Macapá deve estar orgulhoso dos seus representantes. Parabéns a V. Exª. Fico muito contente por termos pessoas do seu naipe no nosso Partido. Com certeza, V. Exª é um orgulho para todos nós do Partido Trabalhista Brasileiro.

O SR. PAPALÉO PAES (Bloco/PTB - AP) - Muito obrigado, Senador Duciomar Costa.

Muito obrigado, Srª Presidente


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/04/2003 - Página 7188