Discurso durante a 59ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Responsabilidade do PMDB no Governo Fernando Henrique Cardoso. Avaliação do Governo Luiz Inácio Lula da Silva. (Como Líder)

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Responsabilidade do PMDB no Governo Fernando Henrique Cardoso. Avaliação do Governo Luiz Inácio Lula da Silva. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2003 - Página 12074
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), IMPUTAÇÃO, CULPA, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), CRISE, ECONOMIA NACIONAL, GESTÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, REGISTRO, RESPONSABILIDADE, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, SITUAÇÃO, BRASIL, MOTIVO, PARTICIPAÇÃO, MEMBROS, COMPOSIÇÃO, GOVERNO.
  • CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AUMENTO, DESEMPREGO, INSUFICIENCIA, REAJUSTE, SALARIO MINIMO, SOLICITAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MANUTENÇÃO, BENEFICIO, GESTÃO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria usar os cinco minutos do PSDB para dizer que estou estarrecido com o que ouvi aqui da Bancada do PMDB, do Senador do PMDB - não vou citar nomes para não haver réplica.

O PMDB esteve oito anos no governo. Não estou entendendo se quem mudou o discurso foi o PT ou o PMDB. Afinal, o PT tem usado os microfones desta Casa e da Câmara Federal, tem usado a imprensa nacional, para dizer que as nossas rodovias foram roubadas, para dizer que foi montada uma quadrilha - usaram a denominação motivo quadrilha. Diziam que as estradas estavam deterioradas, que desviavam dinheiro, que não havia projetos amplos, concretos, projetos para viabilizar estradas de qualidade. Parece-me que o PMDB é que ocupava esse ministério no Governo de Fernando Henrique Cardoso. Aliás, eu não sei se a Rita Camata pertenceu a outro partido. Ela concorreu à vice-presidência da República na chapa do governo. Ou houve traição quanto ao resultado da convenção?

Eu não posso admitir que atribuam todos os problemas do governo passado ao PSDB e a Fernando Henrique Cardoso, isentando aqueles que também compuseram o governo.

Entendo que defendam o Governo, mas dizer que em cinco meses não fizeram nada? Fizeram sim. Querem dar sessenta anos para os aposentados como prazo-limite. Pergunto: qual é a pessoa que, com 50, 52 ou 55 anos, consegue emprego no Brasil? Mas querem dar sessenta anos. Em cinco meses, querem taxar os inativos. Querem aumentar a idade de aposentadoria das mulheres e dos homens. Em cinco meses, fizeram muito mais. Estão recebendo quatro milhões de dólares do BIRD - que começarão a ser pagos em 2010 - como prêmio pelo Brasil ter diminuído o índice de mortalidade infantil, pelo Brasil ter diminuído a evasão escolar. Mas isso ocorreu no Governo Fernando Henrique Cardoso!

Também temos que dizer que a própria ONU veio buscar experiência e vai usar o Brasil como exemplo para o combate ao HIV. Estão usando o sistema de saúde do Ministro José Serra como exemplo para o mundo, mas aqui não é reconhecido.

O Governo do PT tem obrigação de fazer governo correto e decente não apenas daqui a um ano, dois anos, três anos, mas desde o primeiro dia. Em menos de cinco meses, conseguiu dar apenas 1% de aumento salarial, quando, na campanha, prometiam dobrar o salário. Em menos de cinco meses, dobraram o desemprego neste País. Em São Paulo, para darmos um exemplo, nunca foi tão alto o número de desempregados.

Quero deixar registrado nesta Casa que não é possível que o PMDB, após esse acordo entre o PT e o PMDB, ainda use os microfones desta Casa para atribuir todos os maus resultados, todos os problemas do passado, apenas ao PSDB. É preciso hombridade para assumir também os prejuízos do governo passado, porque faziam parte do governo e tiraram proveito das benesses do governo que passou.

O PSDB, lamentavelmente, errou no passado, porque há muito mais pessoas com os olhos nas oportunidades pessoais do que nas oportunidades para o nosso povo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2003 - Página 12074