Discurso durante a 17ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apelo ao governo federal para que conste da relação de projetos importantes para consolidação da infra-estrutura do Brasil e da América do Sul a construção da estrada que liga Boa Vista/RR a Georgetown, na antiga Guiana Inglesa. Transcrição do artigo publicado no jornal Gazeta Mercantil intitulado "Projetos para América do Sul". (Como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Apelo ao governo federal para que conste da relação de projetos importantes para consolidação da infra-estrutura do Brasil e da América do Sul a construção da estrada que liga Boa Vista/RR a Georgetown, na antiga Guiana Inglesa. Transcrição do artigo publicado no jornal Gazeta Mercantil intitulado "Projetos para América do Sul". (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 25/07/2003 - Página 20121
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMENTARIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DECISÃO, GOVERNO BRASILEIRO, PARCERIA, PAIS ESTRANGEIRO, AMERICA DO SUL, REALIZAÇÃO, PROGRAMA, INFRAESTRUTURA, ANALISE, PROJETO, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES).
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, ENCONTRO, EMBAIXADOR, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, GUIANA, DEFESA, CONSTRUÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, FINANCIAMENTO, CONSTRUÇÃO, RODOVIA, ESTADO DE RORAIMA (RR), PARCERIA, PAIS ESTRANGEIRO, IMPORTANCIA, ACESSO, PORTO, AMERICA CENTRAL, EXPORTAÇÃO, PRODUTO NACIONAL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, antes de fazer meu registro, quero agradecer ao Senador Augusto Botelho pela gentileza de me propiciar essas colocações antes do seu discurso no plenário.

O assunto é rápido, mas extremamente importante. A imprensa desta semana divulgou que o Presidente Lula, que o Brasil estão preparados para, em conjunto com os países da América do Sul, realizar um ambicioso programa de infra-estrutura na região.

Isso é algo fundamental, pois não se vai gerar desenvolvimento econômico, progresso, não se vai ampliar empregos na economia se a infra-estrutura necessária, não só do Brasil, mas da América do Sul, não for compatível com a condição de alavancagem dessas ações.

A matéria destaca que o BNDES tem mais de 80 projetos em discussão no sentido de buscar financiamento quer com recursos do próprio BNDES, quer com recursos do Banco Mundial, quer com recursos do Banco Interamericano.

            Pois bem, faço hoje este pronunciamento para fazer um registro e um apelo. Gostaria de ver relacionado entre esses projetos importantes para a infra-estrutura da América do Sul e do Brasil, conseqüentemente, a construção da estrada que liga Boa Vista a Georgetown na antiga Guiana Inglesa.

Abordamos esse assunto porque tivemos recentemente um encontro com a Embaixadora da Guiana. A Presidente da Guiana esteve no Brasil no Governo passado, conversamos, e o Governo demonstrou a intenção e o interesse de ajudar na conclusão daquela estrada, já em grande parte construída pelo Governo brasileiro. De Boa Vista até a fronteira com a Guiana, no Município de Bonfim, a estrada já está asfaltada. Faltam recursos para a construção de duas pontes, obras paralisadas pelo Tribunal de Contas da União e que precisam ser retomadas - o Senador Augusto Botelho sabe quão importantes elas são para a nossa região. Faltam apenas pavimentar cerca de 300 quilômetros de estrada, que já existe de forma precária dentro do país vizinho da Guiana.

Ora, ajudar a financiar essa estrada é abrir para a Amazônia Ocidental, para Roraima e para Manaus uma saída estratégica para o Caribe. De Georgetown a Boa Vista, essa estrada não terá mais de 540 quilômetros e por ela estaremos, de Boa Vista, no porto de Georgetown; portanto, com todo o Caribe e com toda a América do Norte acima para usufruir de uma matriz de transportes muito mais barata.

Além disso, a Guiana faz parte do Mercado Comum Europeu. Brasileiros e guianenses poderão se associar e criar empresas na Guiana, que poderão exportar efetivamente para o Mercado Comum Europeu, por conta dessa participação da Guiana. Então, a saída da Venezuela é muito importante para o Brasil, mas a saída da Guiana também o é.

Quero aqui fazer este apelo ao Ministro do Desenvolvimento, ao Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes; ao Ministro do Planejamento, Guido Mantega; ao Ministro Antonio Palocci Filho, da Fazenda, e ao Presidente Lula, para que efetivamente determinem que essas saídas estratégicas, Boa Vista a Georgetown e a ligação do Pacífico pelo Acre, sejam realmente efetivadas para estruturar a América do Sul da forma que ela precisa.

Ficam o apelo, o registro e o aplauso pela determinação do Governo brasileiro e do BNDES de, efetivamente, financiar e buscar a implementação dessa infra-estrutura.

Peço a V. Exª a transcrição da matéria da Gazeta Mercantil: “Os projetos para a América do Sul”.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

***************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/07/2003 - Página 20121