Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Designação da delegação para representar o Senado Federal nas exéquias do Jornalista Roberto Irineu Marinho.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Designação da delegação para representar o Senado Federal nas exéquias do Jornalista Roberto Irineu Marinho.
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2003 - Página 22588
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, DESIGNAÇÃO, MEMBROS, DELEGAÇÃO, REPRESENTAÇÃO, SENADO, FUNERAL, ROBERTO MARINHO, JORNALISTA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, ROBERTO MARINHO, JORNALISTA, EMPRESARIO, EMISSORA, TELEVISÃO, JORNAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Siqueira Campos) - A Mesa informa que o Presidente José Sarney designou uma delegação, por S. Exª chefiada, para representar o Senado Federal nas exéquias do jornalista Roberto Irineu Marinho - que será sepultado hoje, às 16 horas, no Cemitério São João Batista, na cidade do Rio de Janeiro -, composta pelos seguintes Srs. Senadores: o Presidente desta Casa, Senador José Sarney, e os nobres Senadores Antonio Carlos Magalhães, Romeu Tuma, Aloizio Mercadante, Valmir Amaral, Roberto Saturnino, Marcelo Crivella, Amir Lando, Arthur Virgílio e José Agripino.

Jornalista, idealista, empresário, revolucionário, sonhador, realizador, essas foram algumas das palavras que esta Presidência recolheu dos depoimentos dos Srs. Senadores no decorrer do encaminhamento. Na condição de representante do Estado do Tocantins e na condição de 2º Vice-Presidente desta Casa, quero poder aqui transmitir o sentimento de pesar de todo o povo tocantinense, sem dúvida nenhuma manifestado na palavra dos Srs. Senadores, e o sentimento de todo o povo brasileiro.

A Rede Globo, por intermédio de todas as suas organizações, as suas empresas, teve um papel fundamental naquilo que chamamos de nossa emancipação - o processo de criação do Estado do Tocantins -, pela integração, via comunicação, que fez durante longos anos, enquanto permanecemos ao norte de Goiás.

De tudo e em tudo neste Brasil tem um pouco de Roberto Marinho. Ele nos deixa e se junta a seu pai, Irineu Marinho. Fica o exemplo, ficam as organizações, ficam as empresas, ficam Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto, seus filhos, netos e bisnetos, a família, os funcionários, os jornalistas, espalhados por este País inteiro e, com certeza, pelo mundo inteiro, por intermédio dos trabalhos da Organização Rede Globo de Televisão e das demais empresas.

Registro, portanto, o sentimento desta Casa, que está mais do que representada na pessoa do nosso Presidente, Senador José Sarney, na condição de Membro da Academia Brasileira de Letras, de jornalista, poeta, escritor e de intelectual, sem dúvida nenhuma uma das figuras mais importantes, junto com Roberto Marinho, para este País. Todo o Senado se sente representado pela delegação composta pelo Presidente José Sarney.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2003 - Página 22588