Discurso durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Protesto contra a falta de repasses das verbas do SUS para o Hospital São José, de Criciúma - SC.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Protesto contra a falta de repasses das verbas do SUS para o Hospital São José, de Criciúma - SC.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/2003 - Página 24334
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • APREENSÃO, SITUAÇÃO, SAUDE PUBLICA, ESPECIFICAÇÃO, PROTESTO, MEDICO, HOSPITAL, MUNICIPIO, CRICIUMA (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), DECISÃO, PARALISAÇÃO, CIRURGIA, MOTIVO, ATRASO, REPASSE, RECURSOS, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS).
  • QUESTIONAMENTO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), AUSENCIA, PAGAMENTO, HOSPITAL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, GOVERNO FEDERAL, CUMPRIMENTO, PROMESSA, MELHORIA, SAUDE PUBLICA, BRASIL.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna trazer uma grande preocupação sobre a questão da saúde de Santa Catarina; mais especificamente a região de Criciúma.

Ontem, Sr. Presidente, o corpo clínico do Hospital São José, de Criciúma, definiu, em assembléia, que a partir do dia 1º de setembro não irá realizar mais nenhuma cirurgia eletiva (não-emergencial) pelo Sistema Único de Saúde - SUS. O protesto é uma forma de mostrar o descontentamento dos profissionais com a falta de pagamento dos procedimentos.

Faz mais de seis meses que não são repassadas as verbas do SUS para aquele Hospital, representando mais de R$1.200.000,00 (hum milhão e duzentos mil reais).

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, será que o Ministro da Saúde não tem recursos para pagar o que deve para aquele Hospital, ou não há vontade para com aquela cidade importante do Sul do Brasil?

Não estou aqui só para comunicar ao Plenário, mas sim para cobrar do Ministério da Saúde e do Presidente Lula as promessas para com a saúde pública do Brasil, mas especialmente de Santa Catarina.

Espero, ainda, que os que falavam que faltava vontade política para fazer as mudanças, que agora as façam, já que estão no poder público municipal e na esfera federal.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/2003 - Página 24334