Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alerta sobre as invasões e os conflitos entre as aldeias indígenas e os colonos de Santa Catarina.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDIGENISTA.:
  • Alerta sobre as invasões e os conflitos entre as aldeias indígenas e os colonos de Santa Catarina.
Publicação
Publicação no DSF de 03/03/2004 - Página 5529
Assunto
Outros > POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • ANUNCIO, VISITA, COMISSÃO TEMPORARIA, SENADOR, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), PRESENÇA, SECRETARIO DE ESTADO, PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, PROCURADOR-GERAL DE ESTADO, SUPERINTENDENTE, POLICIA FEDERAL, PREFEITO, MUNICIPIOS, BUSCA, SOLUÇÃO, PAZ, CONFLITO, COMUNIDADE INDIGENA, AGRICULTOR, COLONO, ANEXAÇÃO, PROGRAMAÇÃO, ATIVIDADE.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Permita-me, Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, um minuto, uma vez que estava inscrito para as comunicações inadiáveis, mas infelizmente não pude usar da palavra.

Há duas semanas, exatamente num momento em que V. Exª presidia o Senado, alertamos sobre as invasões e os conflitos entre as aldeias indígenas e os colonos de Santa Catarina.

Aprovamos aqui um requerimento que leva a Comissão Temporária Externa do Senado Federal para o Estado de Santa Catarina.

Faço aqui o registro, comunicando à população de Santa Catarina que, na sexta-feira, os membros da comissão - Senadores Mozarildo Cavalcanti, Delcídio Amaral, Jefferson Péres, João Ribeiro e Romero Jucá - estarão na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, bem como a Procuradora-Geral da República, o Procurador-Geral do Estado, o Superintendente da Polícia Federal, o Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, o Secretário de Estado de Articulação Nacional, a Secretaria de Estado da Agricultura e Política Rural, o Secretário de Estado de Ibirama, os Prefeitos de Abelardo Luz, de Cunha Porá, Saudades, de Seara, de José Boiteux, membros da Funai, representantes dos agricultores e das áreas indígenas de Abelardo Luz, Ibirama e Toldo Pinhal. Essas comunidades estarão presentes com os prefeitos e com as autoridades, Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, para, definitivamente, acharmos uma saída e podermos encontrar a paz entre as aldeias indígenas e, principalmente, os nossos agricultores e colonos, que precisam reencontrar o caminho do trabalho e da paz.

Quero cumprimentá-lo, Sr. Presidente. Justamente no dia em que V. Exª presidia este Senado, em uma questão de ordem, alertamos a população sobre o assunto e aprovamos essa comissão que estará, sexta-feira, em Santa Catarina.

Obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma) - Que esta comissão tenha sucesso e traga paz e tranqüilidade!

Peço a V. Exª que encaminhe o referido documento à Mesa para ser publicado por inteiro.

 

**********************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR LEONEL PAVAN EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

**********************************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/03/2004 - Página 5529