Discurso durante a 13ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre os artigos intitulados "O sonho acabou" e "Fora o baixo astral", de autoria, respectivamente, dos jornalistas Ruy Fabiano e Antônio Machado, publicados no jornal Correio Braziliense, de 20 de fevereiro do corrente.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários sobre os artigos intitulados "O sonho acabou" e "Fora o baixo astral", de autoria, respectivamente, dos jornalistas Ruy Fabiano e Antônio Machado, publicados no jornal Correio Braziliense, de 20 de fevereiro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2004 - Página 6672
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), CRITICA, DESPREPARO, GOVERNO FEDERAL, COMBATE, CRISE, RESULTADO, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, GOVERNO, INEFICACIA, GESTÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RETORNO, CRESCIMENTO ECONOMICO, PAIS.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Sem apanhamento taquigráfico.) -

O SONHO ACABOU! AGORA, FORA O BAIXO ASTRAL

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar os artigos intitulados “O sonho acabou” e “Fora o baixo astral”, de autoria, respectivamente, dos jornalistas Ruy Fabiano e Antônio Machado, publicados no jornal Correio Braziliense, de 20 de fevereiro do corrente.

Os artigos tratam do despreparo do governo do PT revelado quando eclode uma crise colocando este governo na posição de defesa. Em outras palavras, é precária a estratégia que rebate a circunstância que afligiu o governo, referindo-se ao escândalo Waldomiro Diniz. Às lideranças dos partidos de apoio ao governo são imputadas trapalhadas sucessivas na tentativa de mudar o foco das acusações.

Outra crítica se dirige ao fato de que, enquanto o País inteiro aguarda ansioso pela volta do crescimento econômico e o reaquecimento do mercado de trabalho, revelações arranham a credibilidade da gestão do presidente Lula e a parte operativa do governo fica estagnada, associando-se às dúvidas advindas em razão de transações tenebrosas do ex-chefe de assuntos parlamentares do Palácio do Planalto.

Pode-se aferir da leitura dos artigos que, se o requerimento de CPI dos bingos está pronto, mais uma trapalhada do governo, e só não está sacramentado graças à lealdade de José Sarney, que ofereceu 12 dias de intervalo para o assunto no Senado Federal, apostando na diluição do caso durante o carnaval, diluição esta que restou frustrada, adia por outro lado, por exemplo, a votação do novo modelo do setor elétrico, condenando todo o País a um outro “apagão” em no máximo dois anos. Esclarecendo, por fim, que os artigos deixam claro que o Diniz é grave e não pode ser minimizado, mas não pode o Planalto entrar em depressão e demonstrar ainda mais sua ineficiência, pois é preciso governar. 

Para que constem dos Anais do Senado, requeiro, Sr. Presidente, que os artigos publicados no jornal “Correio Braziliense” de 20 de fevereiro do corrente, sejam considerados como parte deste pronunciamento.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR SENADOR LEONEL PAVAN EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************


Modelo1 7/1/2412:14



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2004 - Página 6672