Discurso durante a 26ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Refutação a declaração do presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen à imprensa, responsabilizando o governo Lula pela crise brasileira.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Refutação a declaração do presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen à imprensa, responsabilizando o governo Lula pela crise brasileira.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2004 - Página 8666
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REPUDIO, CRITICA, JORGE BORNHAUSEN, SENADOR, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), ACUSAÇÃO, GOVERNO FEDERAL.
  • ESCLARECIMENTOS, RETOMADA, CRESCIMENTO ECONOMICO, CAPTAÇÃO, INVESTIMENTO, CAPITAL ESTRANGEIRO, INFRAESTRUTURA, PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, RECUPERAÇÃO, CAPACIDADE, ENERGIA ELETRICA, PORTO, RODOVIA.
  • CRITICA, GOVERNO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, HERANÇA, DIVIDA, FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO (FGTS), ANISTIA, APOSENTADO, DIREITOS E GARANTIAS TRABALHISTAS.
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, DECLARAÇÃO, CIRO GOMES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, CRITICA, INFERIORIDADE, NIVEL, DISCURSO, RESPOSTA, SENADOR, EXERCICIO, OPOSIÇÃO, GOVERNO.
  • COMENTARIO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, POPULARIDADE, GOVERNO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • CONCLAMAÇÃO, SENADOR, APRECIAÇÃO, MATERIA, INTERESSE NACIONAL.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero parabenizar o Senador Jorge Bornhausen por seu pronunciamento, em que traz a esta Casa a preocupação com o episódio ocorrido em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que nos tomou toda a preocupação e o tempo ao longo dos últimos dias. Quero dizer a S. Exª que inúmeras providências aqui explicitadas pelo Senador já estão em pleno andamento. As emendas da Bancada de Santa Catarina estarão sendo discutidas na quarta-feira, na reunião do fórum parlamentar, para que possamos, da mesma forma como foi feito com o Nordeste, liberar imediatamente, nos diversos Ministérios, verbas que já estão contemplando ações nos Municípios atingidos pelas enchentes.

Na questão do FGTS, temos uma medida provisória que está tramitando no Congresso Nacional e que será bastante simples. Já conversei com o Deputado Leodegar da Cunha Tiscoski, de Santa Catarina, para que possamos fazer a emenda no sentido de que o FGTS possa ter, na medida provisória, também a liberação para os casos de vendaval, granizo e estiagem, questões que afetaram o nosso Estado, no último período.

Por parte do Ministério da Integração Nacional, houve plantão e monitoramento, desde quarta-feira. Todo o episódio climático, que era surpreendente e novidade para nós, pois é raro ocorrer no País, foi monitorado. Havia uma pronta articulação, desde quinta-feira, entre o Ministério da Integração Nacional, o Governador do Rio Grande do Sul e o de Santa Catarina, para que se realizasse a evacuação da população atingida se realmente ficasse confirmada a violência de algo que poderia ter sido um furacão e que está sendo caracterizado como ciclone.

O Ministério ainda aborda, de forma muita clara, a necessidade de o exemplo de organização das defesas civis municipais de Santa Catarina ser cada vez mais ampliado, porque a assistência e o socorro imediato fazem a diferença no atendimento de tragédias como essa.

Cumprimento o Senador Jorge Bornhausen por trazer esse tema e registro que, ao longo desses últimos dias, tivemos a oportunidade de conversar, diversas vezes, com o Ministro Ciro Gomes, com o Governador, com a Defesa Civil do nosso Estado, com o Coronel Jorge da Defesa Civil Nacional, para se fazer o atendimento da população atingida.

Queria poder permitir alguns minutos ao Senador Tião Viana.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2004 - Página 8666