Discurso durante a 30ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

RESPOSTA AO DISCURSO DA SENADORA IDELI SALVATTI.

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • RESPOSTA AO DISCURSO DA SENADORA IDELI SALVATTI.
Publicação
Publicação no DSF de 03/04/2004 - Página 9206
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • EXPLICAÇÃO PESSOAL, ESCLARECIMENTOS, ACUSAÇÃO, SENADOR, LIDER, GOVERNO, REFERENCIA, PROPAGANDA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), CRITICA, GOVERNO FEDERAL, DENUNCIA, GESTÃO, ORADOR, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), EPOCA, RACIONAMENTO, ENERGIA ELETRICA.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a Senadora Ideli Salvatti, no seu discurso - eu não estava presente na hora, pois estava ali dando entrevista -, citou meu nome, a pretexto de um slogan que estamos colocando agora na propaganda do nosso Partido e que diz: “Governa, Lula!” Antes, o slogan do PT era: “Fora FHC”. Esse slogan não era golpista, mas queria acabar com o governo após um ano, um governo democraticamente eleito. De vez em quando S. Exª diz que há setores da Oposição que estão querendo desestabilizar o Governo. Não me incluo nesses setores, ao contrário, estou querendo estabilizar o Governo. Trago uma matéria para que o Senado testemunhe que o que digo é verdade, inclusive com uma foto minha. Diz o seguinte a matéria: “Quadro próprio de pessoal beneficia agência reguladora”.

Ontem, estive aqui, defendi, discuti, inclusive com a Senadora Ideli Salvatti e com o Líder do Governo, combinamos e fizemos tudo da maneira como está sendo feito. Também estive na reunião da comissão que discute a reforma do Judiciário, da qual sou Relator. Tenho trabalhado em conjunto para essa reforma tão importante, que, como foi dito pelo Ministro José Dirceu, é uma das principais coisas que o Congresso está fazendo. Tenho trabalhado para que o Governo melhore a sua atuação.

A Senadora se referiu à questão do setor elétrico. Eu gostaria de dizer que trabalhei no setor elétrico no seu momento mais difícil. Trouxemos à Comissão, esta semana, a Ministra Dilma Rousseff, que me disse que fui Ministro no momento mais difícil do setor elétrico. Naquele momento, algumas medidas foram tomadas, inclusive o seguro apagão, a que ela se referiu. Mas nada impede que o Governo, que já conta um ano e pouco, acabe com esse seguro, que foi criado porque era necessário. Porém, se o Governo realmente acha que não vale a pena, pode extingui-lo. Mas foi com esse seguro que conseguimos que o setor atravessasse seu momento mais difícil. Assumi e tive que fazer o racionamento um mês após, pois era necessário.

Sr. Presidente, eu me senti atingido e vim aqui para me defender e dizer que o Governo pode, a qualquer momento, se acha que o seguro é exagerado, extingui-lo. Mas parece que a idéia da Ministra não é essa, mas prorrogar o seguro, a que sou contrário, por sinal.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/04/2004 - Página 9206