Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos à pesquisadora Adriana Martins, premiada por trabalho científico na Amazônia. Registro do artigo intitulado "FMI em foco", de autoria do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso publicado no jornal Correio Braziliense, de 02 do corrente.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Cumprimentos à pesquisadora Adriana Martins, premiada por trabalho científico na Amazônia. Registro do artigo intitulado "FMI em foco", de autoria do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso publicado no jornal Correio Braziliense, de 02 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 05/05/2004 - Página 12096
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DESCOBERTA, PESQUISADOR, FUNDAÇÃO INSTITUTO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ), MEDICAMENTOS, TRATAMENTO, CANCER, UTILIZAÇÃO, FUNGO, REGIÃO AMAZONICA, REDUÇÃO, CUSTO, PRODUTO IMPORTADO, LABORATORIO FARMACEUTICO.
  • REGISTRO, UTILIZAÇÃO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), MEDICAMENTOS, CANCER, PRODUÇÃO, PARCERIA, FUNDAÇÃO INSTITUTO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ), INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZONIA (INPA), UNIVERSIDADE DO AMAZONAS (UAM).
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), AUTORIA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, AVALIAÇÃO, ATUAÇÃO, ORGANISMO INTERNACIONAL, FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL (FMI), CRESCIMENTO ECONOMICO, PAIS EM DESENVOLVIMENTO.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) -

PESQUISADORA BRASILEIRA É PREMIADA POR TRABALHO CIENTÍFICO NA AMAZÔNIA

Sr. Presidente, Srªs e Srs, Senadores, o Asparaginase, medicamento importado da Alemanha e Estados Unidos, e usado com êxito no combate ao câncer, poderá ser substituído com vantagem por fungos da Amazônia. Vantagem principal: não causa reações adversas, que ocorrem com o medicamento alemão, como o choque anafilático.

Essa possibilidade veio à tona durante o XXII Congresso de Microbiologia, recentemente realizado em Florianópolis, no qual foi premiada a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz, na Amazônia, Adriana Martins.

A doutora Adriana obteve a láurea pelo trabalho em que trata da utilização de enzima obtida de fungos e utilizada como anti-cancerígeno. Ela acaba também de completar a defesa de sua tese de mestrado sob o título: “Asparaginase II (enzima) de Sacharomyces cerevisae (fungo da Amazônia).

Ao explicar que, embora eficaz em 90% dos casos, a Asparaginase, já em uso, causa reações nos pacientes, o que não ocorre com o fungo da Amazônia, que ela vem estudando.

O fungo pesquisado, como explica o trabalho da pesquisadora, além de eficiente, reduz substancialmente os custos, razão pela qual o SUS já não se vale do medicamento importado.

O projeto de Adriana Martins, como destaca o jornal, Amazônia em Tempo, vem sendo desenvolvido em parceria da Fiocruz com o Instituto de Pesquisa da Amazônia-INPA e com a Universidade Federal da Amazônia.

Ao fazer o registro dessa auspiciosa notícia, cumprimento a ilustre pesquisadora Adriana Martins, ao mesmo tempo em que destaco a imensa potencialidade da Amazônia, cuja diversidade biológica é, para todos nós, motivo de justo júbilo.

Outro assunto que me faz ocupar a tribuna, neste momento, para fazer o registro do artigo intitulado “FMI em foco”, de autoria do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, publicado no jornal Correio Braziliense, de 2 de maio do corrente.

No seu artigo, o ex-Presidente faz uma avaliação sobre o papel das instituições internacionais que lidam com a economia global, como o Fundo Monetário Internacional, no desenvolvimento das economias chamadas “emergentes”.

O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso destaca, também, que os governos devem ter “...a competência e a força para entender que estabilidade, responsabilidade fiscal e medidas encorajadoras da confiança e do investimento são necessidades nacionais e não imposição externa”.

Concluindo, Sr. Presidente, requeiro que o artigo publicado no jornal Correio Braziliense, de 2 de maio do corrente, seja considerado como parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.

 

********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º do Regimento Interno.)

****************************************************************************

Matéria referida:

“FMI em foco”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/05/2004 - Página 12096