Discurso durante a 108ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao Senador Demóstenes Torres.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Solidariedade ao Senador Demóstenes Torres.
Publicação
Publicação no DSF de 12/08/2004 - Página 25725
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, DEMOSTENES TORRES, SENADOR, VITIMA, VIOLENCIA, ATENTADO, RESIDENCIA, MUNICIPIO, GOIANIA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), POLICIA FEDERAL, PRESIDENTE, SENADO, INVESTIGAÇÃO, CRIME, SUSPEIÇÃO, INTIMIDAÇÃO.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, assumo esta tribuna hoje para prestar minha total, irrestrita e incondicional solidariedade ao Senador Demóstenes Torres, que foi vítima, ele e sua família, de uma violência incomum no Estado de Goiás. No sábado próximo passado, sua casa foi alvo de pessoas totalmente desconhecidas, que, usando armas de alto calibre, atiraram em todas as dependências de sua residência, nos seus carros e, por pouco, não atingiram sua mulher, filhos e o próprio Senador.

Esse tipo de violência não é comum, nunca foi comum no Estado de Goiás; é um desafio às próprias Instituições e ao próprio Estado. O Senador Demóstenes Torres é um Senador que todos conhecemos. Embora tenha sido Secretário de Segurança Pública no atual Governo, foi Procurador-Geral de Justiça no meu governo em duas oportunidades e sempre se revelou um homem correto, um homem destemido, um homem corajoso, um homem que sempre combateu o crime organizado. Por isso talvez tenha sido vítima dessa violência, volto a repetir, incomum no nosso Estado, na nossa querida cidade de Goiânia.

Por isso, venho aqui em nome do povo goiano prestar a minha solidariedade ao Senador Demóstenes Torres e pedir ao Ministro da Justiça e ao Diretor-Geral da Polícia Federal que apurem com todo rigor esse caso. Apelo também ao Governador de Goiás, ao Secretário de Segurança Pública do nosso Estado e às Polícias Militar e Civil para que apurem com rigor esse crime perpetrado contra a família e principalmente contra o Senador Demóstenes Torres.

Todo o Estado de Goiás está perplexo com o acontecimento. Infelizmente foi um Senador da República, não sei se por intimidação ou se queriam realmente atingir o Senador ou a sua família mortalmente. Mas, de qualquer forma, foi um crime imperdoável, e não podemos ficar calados diante de crimes dessa natureza.

O Senador Demóstenes Torres é um homem que sempre cumpriu com as suas obrigações, sempre cumpriu com rigor todas as funções públicas que exerceu. De forma que presto a minha solidariedade ao Senador e à sua família, em nome do povo goiano. Espero que essas ameaças e intimidações cessem imediatamente, e que o Ministro da Justiça e a Polícia Federal possam esclarecer rapidamente esse fato, até para que todos tenhamos mais segurança neste País, no nosso Estado e lá em Goiânia. É inaceitável que um Senador da República seja vítima de tão grande violência - volto a repetir, homens com armas de alto calibre atiraram em todos os recintos da casa, em todos os veículos, visando, naturalmente, matar alguém, o próprio Senador ou alguém de sua família.

Quero também fazer um apelo ao Presidente do Senado, Senador José Sarney. Que S. Exª acione todos os mecanismos possíveis para que esse crime seja elucidado o quanto antes e o Senador Demóstenes Torres possa ter tranqüilidade para continuar trabalhando em paz e de forma destemida como sempre fez.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/08/2004 - Página 25725