Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Congratulações aos prefeitos e vereadores eleitos no último pleito, em especial os eleitos no Estado de Minas Gerais pelo PMDB.

Autor
Hélio Costa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: Hélio Calixto da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Congratulações aos prefeitos e vereadores eleitos no último pleito, em especial os eleitos no Estado de Minas Gerais pelo PMDB.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2004 - Página 31524
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, VEREADOR, PREFEITO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PARTICIPAÇÃO, ELEIÇÃO MUNICIPAL.

O SR. HÉLIO COSTA (PMDB - MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, dois assuntos me trazem hoje à tribuna. Em primeiro lugar, desejo cumprimentar todos os Prefeitos e Prefeitas, Vereadores e Vereadoras eleitos no último dia 3, em todo o Brasil, e, de modo muito especial, aos Prefeitos e Prefeitas, Vereadores e Vereadoras do meu Estado, Minas Gerais, que represento no Senado da República, com muita honra.

O meu Partido, o PMDB, tomou decisões às vezes equivocadas, mas que foram corrigidas pelas lideranças que se posicionaram em favor de propostas que realmente eram importantes para cidades como Belo Horizonte. Lamentavelmente, o PMDB oficialmente não apoiou a candidatura do Sr. Fernando Pimentel, mas o Senador Hélio Costa cumpriu a decisão interna, de um grupo importante do PMDB, de apoiar o Prefeito, que se consagrou nas urnas com 68% dos votos do povo da capital mineira.

Ao mesmo tempo, quero cumprimentar os Prefeitos do PMDB, porque elegemos 142 Prefeitos em Minas Gerais; fomos superados apenas pelo Partido do Governador, que elegeu 150 Prefeitos, o que é perfeitamente natural.

O PMDB elegeu o maior número de Vereadores e Vereadoras em Minas Gerais: 1.218. Conquistamos cidades importantes. Em Montes Claros, importante cidade que concentra toda a força política e econômica do norte de Minas e do Jequitinhonha, o ex-Deputado Federal e ex-Deputado Estadual Tadeu Leite vai ao segundo turno.

Reelegemos o Prefeito de Sete Lagoas, Ronaldo Canabrava; de Bocaiúva, Alberto Caldeira; de Conceição do Mato Dentro, o jovem José Fernando Aparecido, filho do nosso querido companheiro José Aparecido de Oliveira; de Coromandel, a nossa companheira jornalista Edione; de Mariana, Celso Cota; de Ouro Preto, o ex-Secretário da Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, expressão da cultura mineira.

Elegemos também os Prefeitos de Além Paraíba, Brumadinho, Cataguazes, Arcos, Dores de Campos, Ipatinga, Nanuque, Visconde do Rio Branco. São 142 Prefeituras e, conforme disse, 1.218 Vereadores e Vereadoras em todo o Estado de Minas Gerais, que é o Estado-síntese da política nacional, com cerca de 10% do eleitorado nacional.

Por isso, vejo que o nosso Partido, o PMDB, cresceu principalmente em regiões importantes; superou dificuldades naturais nessa eleição, por estar na Oposição - evidentemente, em Minas Gerais - e por ter passado por uma séria crise na eleição para Governador, quando ficou em terceiro lugar, não permitindo sequer a ocorrência de segundo turno, e posteriormente, com a posição que assumiu com a eleição para a Prefeitura de Belo Horizonte.

Quero ressaltar aqui o trabalho dos nossos companheiros e companheiras em todo o Estado de Minas Gerais, que trabalharam insistentemente para que o nosso Partido, o PMDB, pudesse continuar representando, como sempre fez, as regiões de Minas Gerais com candidatos e candidatas que se identificam com os problemas do nosso povo, da nossa gente. O PMDB sempre se destacou pela sua presença firme em defesa dos interesses nacionais e estaduais, sobretudo na luta em favor dos menos favorecidos, daqueles que não têm privilégio, daqueles que estão à margem da sociedade.

A nossa presença nessa campanha ocorre em atenção aos nossos companheiros de norte a sul, de leste a oeste do nosso Estado. Minas Gerais é um Estado grande, do tamanho da França. Levamos uma hora de jato para irmos do extremo sul do Estado até o extremo norte. É um Estado que tem esta característica de ter uma eleição muito quente, muito disputada em todas as regiões, principalmente em cidades como Montes Claros, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia. Essas são cidades que se movimentam muito durante a eleição, que têm uma presença muito firme do nosso Partido, o que, certamente, demonstra a importância do PMDB em Minas Gerais.

O PMDB também tem um papel importante na composição do quadro nacional, porque o nosso Partido fez 1.253 Prefeitos e 8.277 Vereadores em todo o País; em 13 cidades, o PMDB está no segundo turno, principalmente em Goiânia, capital do Estado de Goiás, com o nosso companheiro Íris Rezende. Conforme disse, também o nosso companheiro Tadeu Leite está em disputa numa cidade importantíssima de Minas Gerais, que é Montes Claros. Temos a certeza de que o PMDB cresceu, porque na eleição de 2000 o Partido elegeu 13 Prefeitos das cidades mais importantes do Brasil. São 96 grandes cidades no Brasil inteiro e, desta vez, já elegemos cinco dos prefeitos dessas 96 grandes cidades do Brasil e ainda estamos disputando o segundo turno em mais 13 cidades.

Por essa razão, parabéns a todos os Prefeitos e Prefeitas, Vereadores e Vereadoras do PMDB que se elegeram no País inteiro e, de modo muito especial, aos meus companheiros do PMDB de Minas Gerais, Prefeitos eleitos e reeleitos! Parabéns a todos!

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2004 - Página 31524