Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Análise das eleições para prefeito e vereadores e o desempenho do Partido dos Trabalhadores.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Análise das eleições para prefeito e vereadores e o desempenho do Partido dos Trabalhadores.
Aparteantes
Fátima Cleide.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2004 - Página 31526
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • ANALISE, VITORIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ELEIÇÃO MUNICIPAL, ELOGIO, ATUAÇÃO, MEMBROS, REPRESENTAÇÃO POLITICA, REGISTRO, DADOS.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, também venho à tribuna hoje para fazer os meus comentários a respeito do processo eleitoral 2004, principalmente no que diz respeito ao desempenho do meu Partido, o Partido dos Trabalhadores, que muito me alegrou.

Dom Hélder Câmara, lá pelo início da década de 80, quando eu era militante da Igreja Católica, fazia um chamamento nacional, dizendo que acreditava que o mundo seria melhor se o menor que padece acreditasse no menor. Nós cantávamos isso na igreja e nos encontros de juventude. E, hoje, estamos vendo que boa parte dos menores que padeciam naquela época estão como autoridades principais do cenário político brasileiro.

Considero três os fatores importantes que deram sucesso eleitoral ao PT em 2004. O primeiro deles é a disciplina, a organização partidária interna que primamos ao longo desses 24 anos - insistimos numa coordenação de alta respeitabilidade nos planos nacional, estadual e municipal. O segundo foi que o PT, ao assumir administrações públicas municipais, tratou isso com muita seriedade, dando-nos uma experiência muito boa e muito rica na gestão pública. O terceiro é o sucesso do Governo Lula no plano nacional.

Então, somando esses três aspectos, deixamos o passado de uma experiência difícil, que foi Fortaleza em 1985, para mais de 400 administrações, e ainda disputando o segundo turno em mais nove. Podemos passar das 400 seguramente.

O PT sempre teve dificuldades de se inserir em pequenos municípios, mas aquilo que parecia mais difícil para nós, ou seja, nos inserirmos em grandes cidades, tornou-se então a nossa pedra principal. A administração de Fortaleza de 1985 já passou, e hoje podemos conviver com administrações que caminham para suas quarta e quinta experiências. Cito aqui o caso de Porto Alegre, onde ganhamos a eleição em 1988 e estamos administrando até o presente momento.

Chamo a atenção para o nosso crescimento na Amazônia, saudando os dois já eleitos, João Henrique, de Macapá, e Raimundo Angelim, de Rio Branco. Parabenizamos principalmente a Senadora Fátima Cleide pela grande novidade: uma pessoa que não estava nos cálculos de nenhuma das instâncias do Partido, Roberto Sobrinho, chega em primeiro lugar em Porto Velho. E a Senadora Ana Júlia, uma das maiores lideranças de nossa região, principalmente no Estado do Pará, disputa o segundo turno.

Então, vejam a contribuição do PT para o crescimento do nosso Partido em quatro capitais. Isso é muito importante, especialmente na Amazônia, que tem apenas 13% do eleitorado brasileiro e que, economicamente, é a terceira região do Brasil. Essa região, politicamente, vai dar uma contribuição muito grande para o crescimento do nosso Partido.

Lembro o caso do Acre, Sr. Presidente: nós começamos com a administração do Xapuri ainda em 1992; tivemos a experiência também nos Municípios de Manoel Urbano, Tarauacá e Rio Branco, as quatro cidades que administramos até aquele momento.

A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT - RO) - Senador Sibá Machado, permite-me V. Exª um aparte?

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - Senadora Fátima Cleide, só um instantinho.

Pelo resultado das eleições de 2000, eram sete cidades. Hoje, passamos para dez. Considerando a aliança, são onze, representando 50% dos Municípios do nosso Estado. Quanto à Bancada de vereadores, estamos próximos de 60, quase 30% dos vereadores do Estado. Com emoção, digo que o esforço que nasceu certamente da luta de Chico Mendes, de Wilson Pinheiro e dos Senadores da década de 80 culmina com as grandes referências que temos hoje no Estado. São eles o nosso colega de Bancada, Senador Tião Viana; o nosso Governador do Estado, Jorge Viana; a Senadora e Ministra de Estado, Marina Silva. Agora temos mais uma grande liderança com Raimundo Angelim, Prefeito da capital eleito.

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC) - V. Exª também, Senador Sibá Machado.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT- AC) - Só para encerrar esse ponto, quero ainda saudar os demais, como Marcos Afonso, Nilson Mourão e tantos outros baluartes do nosso Partido, que fizeram a grandeza do resultado que temos hoje.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL-SP. Fazendo soar a campainha.) - Senador Sibá Machado, se V. Exª for conceder o aparte, esgotou-se o tempo. Então, peço urgência para encerrar, pois temos de entrar na Ordem do Dia.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - Então, permita que eu conceda os dois apartes, Sr. Presidente. Em seguida, encerrarei.

Ouço o aparte da Senadora Fátima Cleide.

A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT - RO) - Muito obrigada, Sr. Presidente. Parabéns ao Estado do Acre e às nossas Lideranças, já citadas pelo Senador Sibá Machado. Apenas para complementar, Senador Sibá Machado, registro que, na Amazônia, estamos no segundo turno também na cidade de Cuiabá, Mato Grosso. Parabenizamos ainda a Senadora Serys Slhessarenko e o Alexandre César, bem como todo o nosso PT em Tocantins, que elegeu, no primeiro turno, o nosso candidato Raul. Lamento, porém, um episódio ocorrido no Estado de Rondônia. Manifesto nosso repúdio à atitude do nosso secretário de segurança, que prendeu um policial militar que estava a serviço do TRE, investigando a compra de voto que aconteceu maciçamente - todos sabem -, na cidade de Porto Velho, pela esposa do secretário de segurança, Sandra Moraes, que foi eleita. Presto minha solidariedade integral à Comandante da Polícia Militar, Coronel Angelina por sua atitude corajosa. Espero que o Governador do Estado de Rondônia se coloque neste momento ao lado do Ministério Público e da Comandante da Polícia Militar. Muito obrigada, Senador Sibá Machado. Mais uma vez, meus parabéns a toda a nossa militância e aos dirigentes do Partido dos Trabalhadores na Região Amazônica, que passa a ser para nós a região com maior potencial de votos e também com o maior número de eleitos do nosso Partido. Se Deus quiser, concretizaremos ainda as três cidades em que estamos no segundo turno agora no dia 31 de outubro. Muito obrigada, Sr. Presidente.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - Obrigado, Senadora.

Ouço o aparte do Senador Tião Viana. (Pausa.)

Então, só para encerrar, Sr. Presidente...

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma) - O Senador só elogiou V. Exª durante o discurso e o incluiu entre as figuras que deram oportunidade ao PT.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - Sr. Presidente, só para encerrar, agradeço a Senadora Fátima Cleide também por ter corrigido aqui as distorções das minhas informações, dizendo do sucesso de Cuiabá e de Palmas. Essa é a contribuição do nosso Partido para a democracia nacional e, é claro, para que o modo petista de governar se torne - se Deus quiser - uma grande escola nacional.

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2004 - Página 31526