Discurso durante a 142ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Aplausos à iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, pela elaboração de projeto de casa de madeira como alternativa para o grave problema da falta de habitações destinadas às populações menos favorecidas.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA HABITACIONAL.:
  • Aplausos à iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, pela elaboração de projeto de casa de madeira como alternativa para o grave problema da falta de habitações destinadas às populações menos favorecidas.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2004 - Página 32304
Assunto
Outros > POLITICA HABITACIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), DIVULGAÇÃO, PESQUISA, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZONIA (INPA), PROJETO, HABITAÇÃO POPULAR, UTILIZAÇÃO, MADEIRA, MANEJO ECOLOGICO, REDUÇÃO, CUSTO, AUMENTO, QUALIDADE, EXPECTATIVA, PARCERIA, GOVERNO FEDERAL, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uma casa de madeira, de boa madeira, por R$12 mil, pode ser uma ótima alternativa de residência popular para as populações de classe pobre e até de classe média.

O protótipo foi idealizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA e foi descrito em reportagem do jornal Amazonas em Tempo, edição do dia 5 de outubro corrente.

Li a reportagem e convenci-me de que essa é uma idéia prática e razoável, que o próprio jornal sugere como boa opção para o grave problema da falta de habitações destinadas às populações menos favorecidas. E menciona o bairro Nova Cidade, na Zona Leste de Manaus, onde recentemente o vento provocou estragos em muitas das casas populares ali existentes, todas cobertas com telhados de amianto.

O pesquisador Jadir Rocha, do INPA, diz, na matéria do Amazonas em Tempo, que a casa projetada pelo Instituto é resistente, térmica e de visual atraente. Ele lembrou que países de primeiro mundo, como os Estados Unidos, adotam um tipo parecido de habitação, feita com madeira e oferecendo conforto aos seus moradores.

A casa do INPA, como acrescenta o pesquisador, é ideal para o clima tropical úmido, como o de Manaus. Além de tudo, nota ainda, a matéria prima é abundante na Amazônia, onde há mais de quatro mil espécies arbóreas e já funcionam ali empresas madeireiras que desenvolvem o manejo sustentável da floresta, sem agredir a natureza. Todas essas empresas oferecem seus produtos com selo de qualidade e exportam a madeira trabalhada para outros Estados.

O protótipo do INPA já comprovou qualidade e durabilidade. Há 10 anos, uma delas foi erguida em terreno do Instituto e até hoje está em perfeito estado de conservação.

Aplaudo a iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e concordo com a tese do seu pesquisador, Jadir Rocha, para quem o que está faltando é apenas uma parceria com o Governo para futuros projetos de habitação popular.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2004 - Página 32304